sexta-feira, 22 novembro, 2024
InícioSéries e TVReviewsWandaVision | 1x09 - A boa e velha Marvel épica que conhecemos

WandaVision | 1×09 – A boa e velha Marvel épica que conhecemos

Chegou o momento! O último episódio de WandaVision estreou no Disney+

É Wanda vs Agatha. Visão contra Visão. Todo mundo contra todo mundo.

Será que valeu a pena esperar? O será que aconteceu? Tivemos participações especiais? 

Confira com spoilers abaixo.

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme.
Continue a ler por sua conta e risco.

Foto: Marvel Studios

Depois da revelação de Agatha para Wanda que ela era a figura mística conhecida como a Feiticeira Escarlate no final do episódio ficou claro que o kisuco ia esquentar em Westview.

E além da batalha entre Agatha e Wanda (a primeira louca para colocar as mãos nos poderes da vizinha) teríamos também o embate do Visão que Wanda criou e ainda o Visão que o diretor Hayward, da S.W.O.R.D criou.

E lembrando que ainda Monica Rambeau e o falso Pietro, o Fietro, também estavam por lá. Falando em falso Pietro, descobrimos que o personagem do ator Evan Peters não era mesmo Pietro Maximoff dos filmes da FOX, e sim, apenas Ralph Bohner, um ator que vive no sotão, provavelmente com os pais. Ah Kevin Feige seu danadinho, ao escalar Peters para o papel Feige abriu a possibilidade para inúmeras discussões e teorias sobre o multiverso e etc, sendo que nenhuma se realizou.

Agatha e Wanda fazem como os bons vilões e heróis fazem antes de se atacarem no céus: conversam sobre suas motivações e tudo mais. Mas não podemos deixar de falar que Kathryn Hahn e Elizabeth Olsen estiveram fantásticas mais uma vez, e Olsen realmente se superou aqui principalmente quando ela realmente abraça seu lado Feiticeira Escarlate e coloca tudo para quebrar e ganha o aguardado figurino que sempre esperávamos ver.

Assim, descobrimos que Agatha tem o poder de absorver os poderes de outras pessoas, e assim, fica mais difícil para Wanda atacar a bruxa. Afinal, toda vez que uma rajada de vermelha atingia Agatha, os poderes dela só pareciam aumentar.

Até que Wanda, fica pistola, e taca seu carro na personagem que cai no meio da sala de uma casa em Westview, onde a câmera só foca nas botas da personagem, numa clássica referência para o O Mágico de Oz (1939) naquela cena que a Bruxa é atingida pela casa no filme e a câmera só foca nos seus sapatos de rubi.

Foto: Marvel Studios

E como falamos, não é só Wanda e Agatha que batalhavam pelos céus de Westview, Visão 1 e Visão 2 também duelavam. E em um determinado momento, a ação deu um lugar para uma discussão super interessante sobre quem seria o verdadeiro Visão. Afinal, a missão do Visão Branco era exterminar o Visão. Mas qual deles? Até que os dois Visão chegam na conclusão que eles dois são a mesma coisa, apenas um pouco diferentes.

E ao mesmo tempo que tivemos os personagens tacando raios e jatos de energia um no outro, algumas respostas sobre os moradores de Westview foram enfim reveladas. Dottie se chama Sarah e é só uma mãe preocupada com a segurança da filha. E vimos boa parte dos personagens revelando como foram aqueles dias que estiverem presos sobre o domínio de Wanda e de seus poderes. Foi uma cena super bonita e triste.

E com isso, Wanda percebe que ela não precisa realmente ser a vilã da história. E assim, ela livra as pessoas de Westview e “abre” as fronteiras do Hex. O que dá espaço para o time da S.W.O.R.D. e do FBI entrar na cidade.

Assim, quando pensávamos que Agatha ganharia todos os poderes de Wanda (igual ela fez com a senhora bruxa no episódio de flashback), Wanda realmente se mostra uma adversária e contra ataca com runas!

“Em um determinado espaço, apenas a bruxa que lançou o feitiço pode usar a mágica dela. Obrigada pela lição” e assim vemos Wanda se transformar na Feiticeira Escarlate que ela viu em sua visão lá no flashback quando sofria com os experimentos da HYDRA. É a finalização de um círculo para Wanda e uma nova etapa, com novos poderes para ela entender e controlar.

E com um figurino novo de quebra.

No final, vemos que Wanda aceita essa nova realidade e dá adeus para Visão, Billy e Tommy numa cena bem bonita enquanto o casal coloca os filhos para dormir, e depois tem uma conversa, onde eles se despedem mais uma vez. Paul Bettany e Elizabeth Olsen novamente estiveram muito muito bem. Mais uma cena para o Emmy tape deles.

Foto: Marvel Studios

“Uma memória, transformada em realidade. Quem sabe o que posso ser da próxima vez”, afirmou o personagem. Afinal, Wanda explicou como criou o Visão, com a ajuda de um fragmento da joia. Achei que foi uma explicação importante mesmo que talvez não necessária. O Visão que Wanda criou pode estar desaparecido, mas o Visão Branco está por aí e com consciência de tudo aquilo que aconteceu.

Com tudo “resolvido” vemos que Wanda acaba com a barreira que criou em Westview, se despede de Monica e deixa a cidade.

No final, mesmo com toda a ação épica, WandaVision acaba por ser muito mais um série sobre luto, e como processar esse luto, do que efetivamente uma produção do MCU e para mim isso é a melhor coisa que a série poderia ser. É um novo capítulo dentro da Marvel Studios que se apoiou na fascinante estrutura de episódios semanais para contar esse história e que nos faz ficarmos por 8 semanas grudados na tela da TV na espera de novos episódios, toda sexta-feira.

O seriado ainda teve duas cenas pós-créditos: uma focada em Monica e alguns amigos e a outra em Wanda. Confira abaixo.

Episódio final de WandaVision teve 2 cenas pós-créditos. O que elas significam?

WandaVision já tem todos os seus episódios disponíveis no Disney+.

Try Apple TV

Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.

Últimas

“Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (…) melhor.” afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a...

"Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (...) melhor" afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a série médica Sutura