O mundo de Zootopia está de volta com uma série de curtas no Disney+ chamada Zootopia+.
São 6 episódios que mostram um pouco mais da história do filme, e dos personagens que conhecemos lá em 2016. Assim, cada capítulo, foca em personagens secundários como Fru Fru, o Sr. Big, Gazelle, Priscilla e o oficial Clawhauser e cada um deles, conta uma história com um estilo, tema e um formato diferente. Por exemplo, um deles será um como se fosse um reality show, outro um programa de competição musical e etc.
Disney+ libera títulos e sinopses da série de curtas de Zootopia+
E falamos com o time de produção formado por Josie Trinidad (que trabalhou no longa original Zootopia como o Co-Head de História), Trent Correy (diretor do curta Once Upon a Snowman e ainda animador de Zootopia e Frozen e Frozen 2) e também Nathan Curtis (produtor de Raya e O último Dragão, Encanto e ainda supervisor de produção de Frozen e Zootopia).
Confira:
- O que inspirou a ideia de fazer Zootopia+?
Trent Correy: Tudo começou já tem um tempinho. Eles abriram um programa para os funcionários darem ideias aqui na Disney. Eles abriram para todo mundo no estúdio conseguir vender sua ideia de um projeto, e era uma submissão às cegas. Você tinha uma ideia de uma história e você enviava. E os jurados do programa sorteavam uma. E quando o processo de submissão começou, eu estava dando uma olhada nos filmes do estúdio, e um dos meus favoritos era Zootopia.
Eu trabalhei como animador e amei. Eu animei a preguiça. Foi um dos pontos altos da minha carreira. E eu pensei: Que mundo rico esse, eu quero voltar. Meus personagens preferidos em Zootopia são o Sr. Big, Duke Weaselton, Stu e Bonnie Hopps. Então eu só queria voltar para esse mundo. E no filme, o filme é tão bom, mas você só tem pequenos momentos com esses personagens. Então eu pensei, deve ter mais coisa aqui. Então, voltar para Zootopia pareceu a escolha óbvia para mim. E eu fiquei tão feliz quando passou para a etapa final e se tornou realidade.
- Como vocês trabalharam para deixar cada episódio com um tom tão único e diferente?
Josie Trinidad: Eu vou dar todos os créditos para Trent Correy pela ideia. Quando ele apresentou a ideia, e uma vez que a série foi aprovada, ele vendeu para o estúdio que o projeto estaria conectado com a história do filme. O que eu achei muito brilhante. É como se você escolhesse sua própria aventura. E quando tudo foi para frente, Trent tinha umas 10 ideias para vários curtas. E então, nós cortamos para 6 episódios. Mas foi ótimo, pois Trent também teve essa ideia que cada um deles poderia ter diferentes gêneros, como um focado em ação, outro em comédia, um como um suspense noir, outro um filme de assalto.
As ideias estavam ali desde do começo, e quando estávamos em produção, nos tivemos uma grande ajuda de nosso supervisor de história, e do nossos designers de produção, de layout, de fotografia, e eles nos ajudaram também a montar tudo.
- Vocês trabalharam no filme e agora trabalharam na série. Como foi a transição do filme para a série no Disney+?
Trinidad: Ah sabe que fazer um filme é muito mais difícil eu vou dizer. Eu senti que os curtos foram como pequenas doses. Mas foram muito divertidos de se fazerem. Eles foram bem contidos. E fomos com tudo com os gêneros. Mas foi incrível de trabalhar. De verdade.
- Quais oportunidades que uma produção como Zootopia+ dá para o time? Nós temos musicais. Nós temos ação. Temos a volta de personagem. Vocês poderiam comentar sobre o processo de produção?
Nathan Curtis: Sim, essa produção abraçou o estúdio da Walt Disney Animation Studios. Colaboração, foi eu acho, grande parte do ambiente de trabalho. Mas eu acho, que mais importante, foi que deu oportunidade para as pessoas, que estavam em outras áreas e partes do estúdio, que não tem oportunidades [de trabalharem nesse projeto]. Então , nós temos muito novos líderes nesse projeto. Muitos voltaram do filme original, como Trent e Josie sabem. Eles tiveram a missão de trazer a Zootopia original mas tivemos muitas outras oportunidades.
Trent criou uma palavra com D para o projeto que é Diversão. A série toda é sobre se divertir. E por causa disso, eu acho que Trent e Josie fizeram um trabalho incrível de não só colaborar, mas também empoderar artistas do nosso estúdio em trabalharem um com os outros. Em trazer novas ideias. (…) Eu acho que a diversão tomou conta de todo o estúdio.
Então, foram muitas oportunidades. Muitos tiveram essa oportunidade de se divertirem. E de novo, a série está incrível.
- Vocês foi o trabalho de selecionar quais personagens do mundo de Zootopia que iriam aparecer na série?
Correy: Foi como Josie falou, nós tínhamos umas 10 diferentes versões. E alguns desses personagens eram novos personagens, outros eram personagens que a gente já conhecia. Então nós estávamos a tentar criar essa história juntos. Josie iria dirigir apenas dois episódios. E nós estávamos na primeira semana e eu falei: Josie, você não pode dirigir todos os 6?
Trinidad: Foi isso, por que, como você falou Trent, os personagens são muito divertidos. Eles são tão interessantes e Zootopia é como a cidade de Nova York, onde cada um vive sua própria história. E você realmente quer se aprofundar em cada personagem. E eles são muitos.
Nós temos o Sr. Big. Nós temos Bonnie e Stu, temos Dke Weasleton, temo Tru Tru. E claro a preguiça favorita de todos. Nós acabamos por escolher os melhores e aproveitamos para explorar. Foi difícil selecionar, por que você meio que descobre que tem outros personagens que você pode colocar, tipo “Ah e se a gente adicionar esse personagem e esse animal?” Mas tivemos que pegar o que queríamos e escolher.
Correy: Lembra que reuníamos o pessoal da produção via Zoom e perguntávamos: “Quem é o seu personagem de Zootopia favorito?” e sempre era uma mistura nas respostas. Às vezes era Nick e Judy, às vezes era Clawhauser. Outra hora era Fru Fru. Poderia ser Stu e Bonnie. Todo mundo tinha uma escolha diferente, o que só mostra que os produtores e Josie que trabalharam no primeiro filme, acertaram muito. Caramba.
- Temos muitas piadas com as produções da Disney na série. Quais são os easter eggs escondidos favoritos de vocês em Zootopia+?
Correy: Ah tem vários. E eu vou dizer, nós não tivemos um time de roteiristas na série. Foi realmente só eu e Josie na sala de roteiristas, onde tentámos fazer o outro rir. A gente só fazia esboços, e ficava desenhando coisas bobas e tentando ver onde poderíamos colocar alguns easter eggs. Eu vou falar de um que se você olhar bem atentamente no episódio de The Real Rodents of Little Rodentia, quando elas vão procurar pelo vestido de noiva, na verdade é a sala das princesas em Detona Ralph 2.
Então, há alguns vestidos de princesa escondidos lá atrás, encolhidos para o tamanho dos personagens. Você pode ver um vestidinho da Bela (de A Bela e a Fera) lá atrás ou um vestido Tiana (A Princesa e o Sapo), bem pequenininho.
E no episódio de You Think You Can Prance, nós temos uma girafa e um tatu… e o tatu teve voz de Josie no primeiro filme.
Festival Annecy 2022 | Disney Animation leva episódios de Baymax! e Zootopia+ para evento
Zootopia+ chega em 9 de novembro.