2020 foi um ano decisivo para a indústria do entretenimento. Tivemos o coronavírus que afetou o mundo de forma inimaginável e também os lançamentos nos cinemas (muitos filmes foram adiados!), as gravações de novos longas e claro a forma como o espectador consumiu o cinema.
A consolidação das plataformas digitais de aluguel e compra de filmes (o VOD, do inglês video-on-demand) e das plataformas de streaming foram os grandes sustentadores da indústria em 2020 sim.
Claro, com a reabertura dos cinemas, após alguns meses fechados, com todas as condições e protocolos fez o mercado ter uma sobrevida.
Em 2020, mundialmente a bilheteria ficou na casa dos 12 bilhões de dólares (sendo mais de 10 bilhões dos mercados internacionais). Em 2019, o valor chegou na casa dos US$ 42 bilhões ao redor do mundo (67% dos mercados internacionais).
A Disney/FOX ficou em primeiro lugar com um total de US$ 1.26 bilhões de dólares. Em comparação O Rei Leão em 2019 fez sozinho US$ 1.65 bilhões.
Já a Sony Pictures ficou em segundo lugar mundialmente com US$ 1. 18 bilhões (o segundo Homem-Aranha de 2019 fez apenas US$ 1.13 B).
O estúdio ficou na frente se levarmos em consideração o mercado americano (fez US$ 492.7M vs a Disney com US$441.0M). O destaque no ano foi Bad Boys Para Sempre, o filme americano mais bem colocado no ano e que ficou em 2º no TOP 10.
Confira a lista da bilheteria com os 10 filmes que mais faturaram em 2020:
Filme | Bilheteria |
---|---|
The Eight Hundred | US$ 461,339,528 |
Bad Boys for Life | US$ 426,505,244 |
Tenet | US$ 362,929,000 |
Demon Slayer the Movie: Mugen Train | US$ 318,418,264 |
Sonic the Hedgehog | US$ 313,578,051 |
Dolittle | US$ 246,272,952 |
Legend of Deification | US$ 240,654,967 |
Aves de Rapina | US$ 201,858,461 |
The Sacrifice | US $ 161,047,608 |
Já na comparação por estúdio vemos que mesmo com os esforços da Warner Bros. a empresa ficou em número 3 em todo o mundo. Mesmo com os lançamentos de Tenet (R$5,9M no Brasil) e Mulher-Maravilha 1984 (R$19M no Brasil).
Fora dos EUA, os principais mercados são China, Japão, Coreia, Rússia, Itália, México, e Espanha.
Confira os números por estúdio:
Estúdio | Bilheteria Internacional | Market Share Internacional (%) | Bilheteria Global Total 2020 |
---|---|---|---|
Disney | US$ 816.0M | 25.7% | US$ 1.26 B |
Sony Pictures | US$ 683.5M | 21.5% | US$ 1.18 B |
Warner Bros. | US $817.0M | 25.7% | US$ 1.08 B |
Universal Pictures | US$ 543.0M | 17.1% | US$ 1.03 B |
Paramount Pictures | US$ 213.1M | 6.7% | US$ 0.40 B |
Lionsgate | US$ 105.8M | 3.3% | US$ 0.19 B |
Para 2021, os destaques para a Disney são os filmes do line-up da Marvel Studios, Viúva Negra (Maio), Shang-Chi (Julho), Os Eternos (Novembro), os live-action Jungle Cruise (Julho) e Cruella (Junho), a animação Raya E O Último Dragão (que terá lançamento híbrido cinemas e Disney+ em Março) e ainda o filme da 20th Century Studios com Ryan Reynolds e Jodie Comer chamado Free Guy – Assumindo o Controle (Maio) .
Com a Warner Bros., 2021 parece que vai ser mais complicado. O estúdio tem sim bons e grandes filmes, mas a opção de lançamento nos EUA tanto nos cinemas quanto na HBO Max parece que vai dar dar mais dor de cabeça fora do país do que outra coisa. A estratégia será analisar caso a caso os lançamentos, os filmes grandes com uma ligeira vantagem, e os menores seguindo o lançamento no mesmo dia. Leia mais aqui.
Os destaques ficam com Duna (Dezembro), Godzilla Vs Kong (Maio), e O Esquadrão Suicida em Agosto.
Para a Sony, 2021 tem nome e sobrenome Homem-Aranha. O estúdio vai capitalizar no Universo do Teioso e lança Morbius (Março), Venom 2 (Junho) e Homem-Aranha 3 (Dezembro). Fora isso o mesmo Homem-Aranha, Tom Holland vai protagonizar a adaptação dos jogos de PS4 Uncharted (Setembro).
A Universal apostará nas animações Minions 2 (Junho), O Poderoso Chefinho 2 (Setembro), Família Addams 2 (Outubro), e Sing 2 (Dezembro) e a Paramount apostará em Tom Cruise, o parceiro de sempre com Top Gun 2 (Julho) e Missão: Impossível 8 (Novembro).