quinta-feira, 21 novembro, 2024
InícioFilmesCríticasSuper Mario Bros - O Filme | Crítica: Extremamente divertida, animação é...

Super Mario Bros – O Filme | Crítica: Extremamente divertida, animação é como pegar a estrela da invencibilidade por alguns momentos

Se você viu algum material de divulgação de Super Mario Bros – O Filme (The Super Mario Bros. Movie, 2023) já dava para suspeitar que a animação ia ser uma daquelas para lá de divertida. E ela é. Muito. E também faz uma que se garante em entregar para o espectador tanta referência para os jogos que parece que você acabou de acertar uma caixinha com moedas que se espalham por aí de tanta coisa relacionada à elas que surgem ao longo das poucas 1h30 de duração que a animação tem.

Super Mario Bros
Foto: Universal Pictures 2023. All Rights Reserved.

Super Mario Bros – O Filme definitivamente é o começo de uma nova franquia dentro da Universal Pictures e para isso usa sua trama para contar a história desses irmãos encanadores e como eles foram parar nesse mundo colorido de seres mágicos, homens com cabeças de ovos, Dragões do mal e gorilas lutadores.

O texto de Matthew Fogel (que trabalhou em Minions 2: A Origem de Gru) é super eficaz para introduzir o espectador, seja cof cof as crianças que vão assistir esse filme ou os adultos que jogaram Super Mario Bros na infância e até hoje são fãs dos personagens, para esses personagens, esses mundos e essas dinâmicas que são apresentados aqui. 

Mas da mesma forma que Mário e Luigi correm em busca das moedinhas, e das estrelas de invencibilidade, Fogel corre com a trama de Super Mario Bros. – O Filme. É parecido com o jogo? Sim. Afeta a experiência de assistir ou passar bons momentos com o longa? Não, de forma nenhuma. Mas estamos em outra mídia, e talvez, ter mais alguns minutinhos entre uma cena ou outra faria maravilhas para a história e para o filme.

Claro, se você não conhece nada, a jornada é ainda agradável, como aquela vidinha que aparece quando você mais precisa sabe? mas sinto que os diretores Aaron Horvath e Michael Jelenic (produtores de Os Jovens Titãs em Ação!) fazem de Super Mario Bros – O Filme ser uma animação que apela extremamente para os fãs já estabelecidos e que pouco se preocupa em conquistar novos fãs. E isso não é totalmente ruim, mas impede um pouco as coisas de decolarem…. O importante é que Super Mario Bros. – O Filme está cheio de momentos engraçados com diversas sacadas para quem é mesmo fã dos jogos e tudo mais.

Afinal, o que temos na animação é o que faz Super Mario Bros. ser o sucesso que foi no mundinho dos games, tá tudo ali, nessa nova aventura animada, as frases de efeitos “Sou eu, Mário” ”Mamma mia”, os personagens carismáticos e os acenos para os jogos, como a forma como os personagens correm, como eles interagem uns com os outros, e as dinâmicas aqui apresentadas. 

E fica claro que por mais que seja um filme focado nos irmãos do Super Mario, o foco fica quase todo em cima de Mário (Raphael Rossato na versão dublada e na voz original Chris Pratt) onde Luigi (voz de Charlie Day no original e Manolo Rey na versão brasileira) é a força motivadora de fazer muito da trama acontecer, mas que o personagem passe boa parte do tempo preso depois que ele parar na Terra do vilão Bowser (Jack Black na versão original e Marcio Dondi na nacional) que tem seus próprios planos para o reino mágico que esses personagens vivem.

E mesmo que a dinâmica entre Mário e Luigi é o que dá o tom mais sentimental do longa, a história deles em quer abrir sua empresa de conserto de canos no Brooklyn é bem legal (a cena do comercial é hilária) e é super interessante de se acompanhar, na medida que a história avança realmente é Mário que lidera a trama, mesmo que os destaques fiquem com a Princesa Peach (Anya Taylor Joy no original e Carina Eiras no Brasil) e com o vilão Browser.

A personagem da líder do reino dos Cogumelos apresenta uma personagem complexa e realmente rouba a atenção em todos os momentos que aparece. E Bowser também se garante em ser bem mais que apenas o vilão tradicional de animação. 

Super Mario Bros
Foto: Universal Pictures 2023. All Rights Reserved.

Como falamos, o longa é extremamente divertido e sabe acertar os lugares certos na medida que as combinações corretas são apertadas pela produção. Desde dos personagens queridos dos jogos como Todd (voz de Keegan-Michael Key no original e Eduardo Drummond na Brasileira) e Donkey Kong (voz de Seth Rogen original e Pedro Azevedo na brasileira) até mesmo a relação de Mario com a Princesa Peach que garante bons momentos ao longo do filme, principalmente quando a monarca ensina o encanador de Nova York a treinar com os obstáculos, numa cena de treino animada e com uma música empolgante, para eles partirem em missão para encontrarem Luigi e salvarem o reino da invasão de Bowser. O vilão também garante bons e hilários momentos, por conta da sua obsessão pela Princesa e ao mostrar seus talentos vocais e musicais ao longo do filme.

Super Mario Bros. – O Filme é como pegar um (Mario)Kart e cair de cabeça numa estrada (do arco-irís) cheia de pequenas curvas, onde a cada momento, recebemos um de brinde um agrado de alguma coisa relacionada a franquia. É como pegar a estrela de invencibilidade por alguns momentos, onde naquele momento tudo é mágico, você adora tudo que está rolando, até que o efeito acaba, e você precisa de outra dela para continuar daquele jeito.

No final, Super Mario Bros – O Filme agrada por conta de seu visual chamativo e colorido, empolga por abraçar esses personagens e essa propriedade intelectual que há anos circula por aí, e faz tudo isso à sua maneira. É como uma grande festa onde quanto mais pessoas você conhecer melhor e mais divertido ela ficará. E para se ver na maior tela possível, é claro. 

Avaliação: 3 de 5.

Onde assistir Super Mario Bros – O Filme?


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.

Últimas

“Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (…) melhor.” afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a...

"Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (...) melhor" afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a série médica Sutura
Try Apple TV