quinta-feira, 19 dezembro, 2024
InícioFilmesCríticasRosalina | Crítica: Comédia medieval entrega divertida história de amor às avessas

Rosalina | Crítica: Comédia medieval entrega divertida história de amor às avessas

Todo mundo conhece a história de Romeu & Rosalina…. quer dizer… a história de Romeu & Julieta! Não seria engraçado e tragicamente cômico se em uma das histórias de amor mais famosas do mundo tivéssemos uma terceira pessoa envolvida? Pois é isso que Rosalina (Rosaline, 2022) faz.

O novo longa da 20th Century Studios para o Star+, conta a história da jovem que além de ser prima de Julieta, ainda teve um casinho com Romeu antes da parente que levou a fama. Liderado pela atriz Kaitlyn Dever (num excelente ano), com um timing cômico fantástico, temos uma comédia medieval com um toque moderno sobre esse triângulo amoroso que não estava em nenhum livro ou conto. 

Kaitlyn Dever e Sean Teale em cena de Rosalina.
Foto: Courtesy of 20th Century Studios. © 2022 20th Century Studios. All Rights Reserved.

E Rosalina apenas coroa o ano com gênero de comédias românticas e faz uma divertida história de amor, às avessas. Seja pela atuação de Dever, excelente, pelo roteiro incrível, afiado de Scott Neustadter e Michael H. Weber (adaptado do livro When You Were Mine da autora Rebecca Serle) ou ainda todos os personagens coadjuvantes que ajudam a contar essa história. Aqui, o cerne não é o casal famoso e sim uma jovem destemida, independente e que luta para viver numa época onde as vontades das mulheres não eram bem uma opção a serem tomadas e ouvidas. 

Com uma sagacidade textual incrível (mesmo com dois homens à frente do roteiro de um longa com um tom tão feminista) uma moderna trilha sonora, a diretora Karen Maine consegue deixar a ambientação de Rosalina bem convidativa. Seja pelas locações dessa vila italiana que eles vivem, ou os figurinos de época belíssimos, e uma trilha sonora moderninha oras misturada com arranjos antigos, Rosalina entrega um charme a mais para essa história além das boas atuações de Denver, Isabella Merced com Julieta e de Kyle Allen para um abobalhado Romeo.

A trama você conhece, os personagens que não. Os Montéquios e Os Capuletos são as mesmas duas famílias rivais, onde a jovem Rosalina Capuleto acha que o jovem Romeu Montéquio é seu amor verdadeiro. Afinal, ele escala sacadas, declara sonoros e é bem mais bonito que diversos pretendentes que seu pai Adrian Capuleto (Bradley Whitford, ótimo) oferece sua mão.

Mas alguma coisa não tá certa, e esse casal acaba (para o desespero de Rosalina). A chegada de sua prima mais nova muda tudo para a jovem, e o longa consegue trabalhar esse mix de confusão e peripécias medievais de uma forma muito leve, espirituosa e que entende tipo de público que quer atingir e dá conta do recado. 

Isabela Merced e Kaitlyn Dever em cena de Rosalina.
Foto: Courtesy of 20th Century Studios. © 2022 20th Century Studios. All Rights Reserved.

Com a ajuda de sua ama (Minnie Driver) e e seu melhor amigo, o Conde Paris (Spencer Stevenson), Rosalina bola um plano para conquistar Romeo de volta. Mas nesse meio tempo ela consegue também conhecer mais de sua prima, agora crescida, depois de anos sem se verem, e pensa: será que vale à pena? e fora que seu pai a quer juntar com um novo pretendente, um jovem, e com todos os dentes na boca, chamado Dario (Sean Teale).

Rosalina nesse meio tempo se apoia numa comédia de erros, e tramoias que dão um gás para a história até que chegamos no mirabolante e conhecido plano entre Romeu e Julieta, aquele deles tomaram um frasco de veneno e etc. Algumas reviravoltas aqui e ali deixam essa história de amor com um toque mais amalucado e completamente teen, mas que combinam é muito com o que a mensagem que os produtores e roteiristas querem passar.

E Denver, Merced e Allen capturam isso de uma forma genuinamente inteligente, entregam boas atuações e, nos divertem e parece também que se divertem.

No final, essa readaptação do conto clássico é entregue com essa roupagem mais moderna e, talvez, Rosalina seja a comédia romântica mais interessante no streaming no mês, onde é impossível não cair de amores pelo carisma gigante de Denver e seus colegas. Juro pelo amor cruzado de amantes proibidos.

Avaliação: 3.5 de 5.

Rosalina chega em 14 de outubro no Star+.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Últimas

Try Apple TV