sexta-feira, 22 novembro, 2024
InícioFilmesPor que Você Não Chora?, drama com Bárbara Paz sobre suicídio e...

Por que Você Não Chora?, drama com Bárbara Paz sobre suicídio e depressão, ganha data de estreia

O aguardado drama sobre suicídio e depressão, intitulado Por que Você Não Chora?, ganhou data de estreia. A produção, estrelada por Bárbara Paz e Carolina Monte Rosa, faz parte da seleção oficial do 48° Festival de Cinema de Gramado e será o primeiro longa a abrir o evento, no dia 18 de setembro, às 20h30, logo após a exibição do curta Receita de Camarão. O filme será exibido no Canal Brasil, ao lado de toda a programação desta edição do festival.

Estamos empolgados por poder fazer parte desta experiência única, que será a 48ª edição do Festival de Gramado, que de maneira histórica será realizada no formato on-line. É uma honra compor a seleção oficial e poder disputar na categoria de Longas Brasileiros, com uma narrativa poderosa e autêntica sobre um dos assuntos mais polêmicos que existe. Unimos a ousadia e um cuidado categórico para construir essa história, a fim de não apenas abordar com delicadeza e genuinidade questões como o suicídio, a depressão e transtornos como o Borderline, como também apresentar um lado ainda mais versátil e autoral que a cineasta Cibele Amaral já possui. E o cinema foi feito com essa finalidade, a de encontrar o seu público e ser encontrado por ele. Creio que ‘Por que Você Não Chora?’ vai se comunicar com muitas pessoas, muitas famílias e muitas histórias e estamos esperançosos com os reflexos que poderá surtir em nossa sociedade“, afirmou Patrick de Jongh, produtor do filme. 

Feito pela cineasta brasiliense Cibele Amaral – que usou sua própria expertise como psicóloga para construir toda a dramaticidade do filme, Por que Você Não Chora? se comunica de maneira única e particular com o público feminino, ao trazer à luz o atual cenário de aumento de casos de suicídio entre as mulheres. 

Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 50% na taxa de suicídio em meio as mulheres, entre os anos de 2009 e 2019. E essa foi uma percepção muito forte que tive durante o meu período de estágio como psicóloga no Instituto de Saúde Mental de Brasília. Desenvolvi este filme justamente para que possamos abordar, de forma mais aberta e honesta, aquelas questões que se apresentam pelo menos uma vez na vida de cada mulher, como a maternidade, a busca por autoconhecimento, a dúvida e a necessidade de encontrar a nossa força interior para sobreviver num mundo que nem sempre nos enxerga. Espero que ‘Por que Você Não Chora?’ promova uma discussão sadia e produtiva sobre como podemos lidar melhor com esses complexos e tão delicados cenários“, pontuou.

48º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO SERÁ TODO NO CANAL BRASIL

Na trama, ao receber a missão de acompanhar e orientar a Bárbara – uma mulher diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, a estudante de Psicologia Jéssica gradativamente vai descobrir que os extremos de sua “paciente” revelam de fato um obscuro e sombrio lado de sua própria alma – que sempre calada, aprendeu a ignorar os seus sofrimentos mais íntimos. Para a atriz Carolina Monte Rosa, dar vida à essa complexa personagem exigiu de si um outro nível de auto descoberta.

Por Que Você Não Chora? estreia no Festival de Gramado dia 18 de setembro.


Danilo Artimos
Danilo Artimoshttps://linktr.ee/danartimos
Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de cinema, televisão e teatro...

Artigos Relacionados
Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.

Últimas

“Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (…) melhor.” afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a...

"Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (...) melhor" afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a série médica Sutura