Após produzir e lançar mais de 15 filmes e vender quase 28 milhões de ingressos, a Paris Entretenimento, uma das produtoras de cinema mais atuantes do mercado nacional, anuncia a um novo projeto: Homem com H, longa-metragem sobre a vida e a obra de Ney Matogrosso. Figura icônica do cenário cultural brasileiro, o cantor coleciona fãs, sucessos e polêmicas desde a década de 1970 quando surgiu como vocalista do revolucionário grupo musical Secos e Molhados. Mais do que relembrar as diversas fases da carreira do cantor, o roteiro de Homem com H pretende alternar as linhas narrativas da infância, adolescência, vida adulta e maturidade de Ney para que o espectador tenha uma visão ampla do ser humano por trás do artista.
O escolhido para levar a vida de Ney Matogrosso às telonas do cinema foi o premiado cineasta Esmir Filho, responsável por filmes como Os Famosos e Os Duentes da Morte e Verlust, e a série Boca a Boca, da Netflix.
“Além de admirar Ney como pessoa e artista, me identifico muito com sua história de vida, sua postura frente ao mundo e seus pensamentos”, conta Esmir. “Meu desafio agora é traduzir a poesia de Ney para a linguagem do cinema, criando uma jornada sobre liberdade e afeto. Fiquei muito feliz quando o projeto chegou até mim por convite e iluminou meus últimos meses isolados, em que estive imerso nos discos de Ney e livros que contam sua trajetória. Ri, chorei, dancei”, completa.
Com o roteiro em fase de desenvolvimento, a Paris Entretenimento já se prepara para outro desafio de Homem com H: a escolha do ator que viverá Ney Matogrosso. “Representar um artista vivo é grande desafio tanto para o ator quanto para a equipe técnica que precisa ter ainda mais atenção aos detalhes”, conta Mariana Marcondes que assina a produção executiva em parceria com Jatir Eiró. “Temos nomes em mente, estamos estudando a melhor opção para trazer esse presente para o espectador”, completa Mariana, que já produziu outros sucessos do cinema nacional, como a trilogia infantil Detetives do Prédio Azul.
Homem com H é autorizado por Ney Matogrosso que participa ativamente do desenvolvimento e das decisões artísticas do projeto.
O filme deve ser gravado em 2022 e tem estreia prevista para 2023.