sexta-feira, 22 novembro, 2024
InícioFilmesCríticasMostra SP 2018 | O Mau Exemplo de Cameron Post - Resenha

Mostra SP 2018 | O Mau Exemplo de Cameron Post – Resenha

O Mau Exemplo de Cameron Post (The Miseducation of Cameron Post, 2018) chega ao Brasil na Mostra de SP na Competição de Novos Diretores e tem direção de Desiree Akhavan.

Baseado no livro homônimo de Emily M. Danforth, o filme venceu o Prêmio do Júri no Festival de Sundance desse ano. 

Confira o sinopse:

Em 1993, a jovem Cameron Post é pega com outra garota no baile de formatura. Seus pais, conservadores e religiosos, prontamente a mandam a um centro de terapia especializado em “curar” adolescentes da homossexualidade com disciplinas bizarras, métodos “antigay” duvidosos e músicas cristãs. Mas, lá, Cameron conhece outras pessoas como ela e, pela primeira vez, começa a se sentir incluída.

https://youtu.be/VEdngvMGjg0

O que achamos:

Bonito, sensível e fala de assuntos importantes, mesmo que não se aprofunde efetivamente em muitas de suas questões. No filme, o roteiro apenas pincela certas situações que são tratadas de forma um pouco superficial na trama, mas não se engane, O Mau Exemplo de Cameron Post tem, em seu maior triunfo, a atuação de sua protagonista que realmente rouba a cena e faz a transição de produções teen para um drama adulto.

Enviada para o acampamento de cura gay, Cameron Post (Chloë Grace Moretz, o destaque) começa, no local, uma jornada de auto-descoberta (ou cutucar a ponta do iceberg, assim por dizer) onde, talvez, a maior lição para a personagem (e para o espectador) seja a mensagem que a produção passa: família é aqueles que nos amam, nos aceitam e principalmente nos respeitam.

Ao transformar, do ponto de vista da garota, uma experiência completamente negativa em algo positivo, O Mau Exemplo de Cameron Post acerta, mesmo com um roteiro um pouco mais simples, ao criar personagens (e situações!) que levem o espectador a se conectar com a trama e fazer com que, ao assistir o filme, as pessoas LGBT se sintam representadas.

E para o restante da população, que O Mau Exemplo de Cameron Post, sirva como um aviso sobre uma situação completamente surreal, mas que existe na vida real sim, e é um problema enfrentado por diversos jovens. Mesmo com um texto que em vários momentos suavize algumas questões, o roteiro está ali para mostrar o que os personagens internados passam nesses locais.

No filme, por exemplo, a Cameron Post de Moretz não sofre nenhuma violência física no acampamento, ela apenas tenta se manter sã com as investidas dos conselheiros e da chefe local (Jennifer Ehle, ótima) na sua jornada para “transformar” os jovens em pessoas heterossexuais. Assim, ao longo do filme, Cameron consegue descobrir mais sobre si mesma com a ajuda dos outros colegas.

A direção de Desiree Akhavan não chega a inovar, nem mesmo se destacar ao longo da produção, mas, consegue mostrar as angustias da protagonista e de seus novos amigos de uma forma leve e sem muita pressão, mesmo que o assunto seja de total importância e muito sério.

No final, O Mau Exemplo de Cameron Post acaba por ser uma boa opção para a Mostra de SP e um daqueles coming of age que faz valer (e muito) o ingresso.

Nota:

Visto na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Sem previsão de estreia no circuito nacional.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.

Últimas

“Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (…) melhor.” afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a...

"Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (...) melhor" afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a série médica Sutura