terça-feira, 05 novembro, 2024
InícioDestaquesLoki | 2x03 - 1893 | Review

Loki | 2×03 – 1893 | Review

E o novo episódio da segunda temporada de Loki, o terceiro desse retorno, serve para apresentar, finalmente, uma nova variante de Kang (depois da mesma ser introduzida lá nas cenas pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa no começo ano), expandir um pouco mais da mitologia do personagem, e com isso, nos entregar o retorno do ator Jonathan Majors que também retorna para os holofotes depois dos acontecimentos mais polêmicos que envolveram sua vida pessoal, e claro, fora da série. 

E não só Victor Timely que dá as caras no episódio intitulado 1893 como também temos o retorno de Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw), junto com, a única, a incomparável e lendária Srta. Minutos. 

Cheio de easter-eggs, desde de referências para a própria série, até para algumas nos quadrinhos da Marvel, o episódio trabalha para plantar as sementes do que podemos esperar do futuro desses personagens e do MCU de maneira geral. E sem muito spoilers, dá para concluir que 2×03 foi um baita de um episódio.

Abaixo falamos mais, e agora com spoilers.

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme.
Continue a ler por sua conta e risco.

Gugu Mbatha-Raw em cena do 2×03 de Loki.
Foto: Photo by Gareth Gatrell. © 2023 MARVEL.

Ravonna Renslayer é uma mulher com um plano! Mas um plano que não foi ela que criou, que ela pouco sabe dele em sua totalidade e para que serve cada peça desse quebra cabeça. Também, principalmente, como as coisas vão funcionar no futuro quando ele for concluído E se for concluído. Mas, ela acredita nele, e sabe que a missão para agora é uma, e uma bem clara, voltar para o passado, em Chicago, nos anos 1868 (na linha do tempo sagrada como vemos embaixo da tela no episódio), com a Srta. Minutos a tiracolo, e um pacote misterioso que rapidamente é revelado ser o livro guia da TVA que é deixado na janela de uma casa simples no meio da cidade.

Flashforward no futuro, em 1893 (mas em outra linha do tempo? O que significa que essa ação mudou a trajetória da linha principal e criou uma ramificação, certo?), vemos que quem recebeu o livro quando criança era Victor Timely (uma das variantes de Kang) que agora, anos depois desse evento (um evento nexus?) se prepara para se apresentar na Feira Mundial de Chicago (uma exposição pública internacional que realmente aconteceu na cidade naquela época).

O aparelho do tempo que segura as linhas do tempo tá quase indo de arrasta para cima e deixando O.B. (tivemos pouco de Ke Huy Quan no episódio) doido, e assim, Mobius e Loki vão para o mesmo local, e no mesmo tempo que a dupla está, afinal, o aparelho de Ravonna apitou e dedou a localização delas.

E claro que não poderíamos ter um episódio sem termos easter-eggs dos quadrinhos da Marvel ao longo dele, né? Da abertura do MCU tocada com música antiga, e logo depois quando os personagens chegam na feira eles veem três estátuas que como são explicadas são de Odin, o pai de Loki, Thor e um personagem chamado Balder. 

Mas quem é Balder na Marvel Studios? Por mais que no MCU o personagem não tenha aparecido, nos quadrinhos da Marvel ele é mais um irmão de Thor e Loki. Será que o personagem aparecerá em live-action em algum momento? Não sabemos, mas a cena termina com Loki falando que Thor não era tão alto. 

Outra curiosidade interessante que o episódio mostrou é que por mais que vemos Victor na feira em Chicago, boa parte da trama se passa no escritório/laboratório no Estado de Wisconsin, que segundo o personagem é mais barato alugar por conta dos impostos. Mas também serve como uma referência para a própria história do personagem nos quadrinhos da Marvel, onde lá vemos que personagem se estabeleceu na cidade chamada Timely que ele mesmo criou, e por isso o seu sobrenome. Interessante, né?

Srta. Minutos em cena do episódio 3 de Loki. Foto: Photo courtesy of Marvel Studios. © 2023 MARVEL.

E assim, vemos que tanto Loki e Mobius, quanto Srta. Minutos e Ravonna estão na região, e estão em lados apostos para tentarem capturar Victor Timely. Cada um com a sua missão de querer que o personagem os ajude com seus planos. E claro que a situação se complica quando Sylvie aparece para também querer acabar com a variante igual ela faz com Aquele Que Permanece (a outra outra variante de Kang) no final da temporada 1. 

Entre debates e explicações sobre como Victor criou diversas das tecnologias da TVA, e a Srta. Minutos se revelando apaixonada pelo personagem numa das cenas mais non-sense da Marvel Studios, o episódio se desenrola de uma forma muito interessante. Assim fica claro que essa variante de Kang também não trabalha em parceria com ninguém e recusa formar dupla tanto com Ravona que deixa no mar, ou com Srta. Minutos que ele prende em um aparelho. Assim, fica claro que veremos Victor Timely indo com Loki e Mobius para a TVA onde ele finalmente verá o lugar que ele mesmo criou lá no futuro mas que para aquele Victor em si ainda não foi apresentado.

E é essa mesma desculpa, ou linha de pensamento, que faz não Loki salvar o personagem na cena na roda gigante, mas também depois quando Sylvie o tem sob a mira da espada e é convencida a poupar o personagem.

Acho que o capítulo deu oportunidade para todos os atores se destacarem, Hiddleston continua sempre excelente, foi muito bom termos Mbatha-Raw de volta, acho a atriz muito boa, e também a volta de Majors ao MCU que apenas comprova que ator é talentosíssimo e que aqui entregou uma nova versão de Kang muito bem apresentada. 

O episódio termina com um gancho interessante e que eu espero que os produtores não demorem para resolver e nos contarem o que é, na medida que vemos Ravonna e Srta. Minutos presas lá no Fim dos Tempos, aquele lugar onde Loki e Sylvie foram parar na temporada passada, conheceram Aquele Que Permanece e depois acabaram com ele. 

O corpo do personagem até aparece lá, depois que foi deixado, e as duas mulheres (se podemos chamar a inteligência artificial da Srta. Minutos de mulher né?) rejeitadas por Victor, onde começam a bolar um plano, na medida que a relógio afirma saber de uma informação importante sobre Aquele Que Permanece e que possivelmente deixará a colega bem brava.

Além de ser uma relógio com sentimentos amorosos, ainda é fofoqueira. Melhor personagem sim!

Loki exibe novos episódios todas as quintas-feiras no Disney+.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Últimas