A greve dos roteiristas tem rolado desde do começo do mês lá em Hollywood e falamos um pouco sobre como isso afeta o espectador e tudo mais.
O que tem rolado com a Greve dos Roteiristas e como isso afeta o espectador?
E a greve impossibilita os estúdios de receberem novos roteiros dos roteiristas da WGA (Writers Guild Association) e assim aprovar novos projetos. Mas também nos últimos dias vimos que os manifestantes começaram a protestar perto dos sets de filmagens das séries que já tem roteiros prontos e que gravam os episódios.
E com isso separamos os principais projetos que já foram afetados pela greve que ainda não tem previsão de terminar. Em 2007, os roteiristas entraram em greve em novembro de 2007 e ficaram até fevereiro de 2008 parados.
Confira algumas: [Em Atualização]
Blade Runner 2099 (Prime Video)
Segundo informações da BBC, as gravações de Blade Runner 2099 devem se suspensas e só devem retornar no começo de 2024. A greve foi um dos fatores citados para o atraso das gravações que devem correr na Irlanda. (via Deadline)
Wonder Man (Disney+)
As gravações foram paralisadas depois de terem começado em Los Angeles. (via Deadline)
Duster (Warner Bros. Discovery/Max)
A série Duster do produtor J.J. Abrams teve a produção suspensa no dia 25 de maio. As gravações aconteciam no Estado de Novo México. (via Deadline)
The Mandalorian (Disney+)
Segundo informações do Deadline, a quarta temporada da série The Mandalorian que deveria começar as gravações em Setembro deve ser adiada por conta da greve. Os roteiros já estão prontos, mas o site afirma que existem grandes chances da produção atrasar. Nada confirmado, mas é uma possibilidade.
The Pinguim (HBO Max)
Em 16 de maio, alguns roteiristas se reuniram na cidade de Westchester, em Nova York para protestarem nas gravações do seriado do spin-off de Batman. As gravações foram suspensas hoje. (Via Deadline)
On Call (Prime Video)
As gravações da série foram suspensas na sexta-feira 12 quando houveram manifestações na California. (via Deadline)
The Chi (Paramount Global/Showtime)
Os roteiristas da WGA se reuniram na sexta-feira, 12 e as gravações foram interrompidas. O seriado grava cenas no estado de Chicago e hoje (16) estão planejadas para acontecer normalmente. (via Deadline)
FBI: Mosted Wanted (Paramount Global/CBS)
No último dia 11, o seriado fez uma pausa nas gravações que aconteciam em Nova York por conta de uma manifestação da WGA no local. Segundo informações, as gravações já voltaram esta semana.
Pretty Little Liars: Summer School (HBOMax)
O spin-off de PLL teve as gravações suspensas (mesmo que por algumas horas) durante um protesto.
P-Valley (Starz)
No dia 10 de maio, Katori Hall (showrunner) apoiou as causas defendidas pela WGA e comentaram que só voltam a gravar as série quando a greve terminar. (Via Deadline)
Séries do canal AMC
Os novos spin-offs de Walking Dead e as séries do universo de Anne Rice não começaram as gravações de novas temporadas por conta da greve. (via Variety)
Série do Demolidor no Disney+
As gravações da série do Demolidor com Charlie Cox tiveram uma pausa na semana entre os dias 8 e 10 por conta de manifestações da WGA. Detalhes se a atração voltou a gravar agora em 16 de maio não foram revelados. (via Deadline).
Billions (Paramount Global)
As gravações foram interrompidas nos dias 4 e 10 de maio. A produção foi pausada e não retornou. (via Deadline).
Severance/Ruptura (AppleTV+)
As gravações foram suspensas no dia 8 de maio.
WGA members on strike walk the line for a sunrise picket at York Studios in the Bronx and Westchester, shutting down production on “Severence,” as members of IATSE and Teamsters respect our picket line. #ShutItDown #SolidarityForever #WGAStrike #WGAStrong #1u pic.twitter.com/BGA0dZFf1S
— Writers Guild of America, East (@WGAEast) May 8, 2023
Stranger Things (Netflix)
Os Irmãos Matt Duffer e Ross Duffer, criadores da atração da Netflix comentaram em postagem no dia 6 de maio que as gravações, e a produção da temporada final (a quinta da atração) só vão começar quando a greve terminar. (via Variety)
Duffers here. Writing does not stop when filming begins. While we’re excited to start production with our amazing cast and crew, it is not possible during this strike. We hope a fair deal is reached soon so we can all get back to work. Until then — over and out. #wgastrong
— stranger writers (@strangerwriters) May 6, 2023
Evil (Paramount+)
As gravações foram suspensas no dia 5 de maio. (via Deadline)
Hacks (HBO Max)
As gravações foram suspensas no dia 5 de maio. (via Deadline)
Yellowjackets (Paramount+)
O terceiro ano do suspense Yellowjackets também está em pausa depois de ter começado a sala de roteiristas 1 antes da greve começar.
Well, we had exactly one day in the #YellowJackets S3 writers’ room. It was amazing, and creatively invigorating, and so much fun, and I’m very excited to get back to it as soon as the #WGA gets a fair deal. #1u #unionstrong ✊🐝
— Ashley Lyle (@ashannlyle) May 2, 2023
Cobra Kai (Netflix)
A sala de roteiristas da temporada 6 de Cobra Kai também entrou em greve logo no primeiro dia da paralização.
We hate to strike, but if we must, we strike hard. Pencils down in the Cobra Kai writers room. No writers on set. These aren't fun times, but it's unfortunately necessary. The moment a fair deal is in place, we'll get back to kicking ass. In the meantime, sending strength and… https://t.co/99UulF7HeW
— Jon Hurwitz (@jonhurwitz) May 2, 2023
Abbott Elementary (ABC)
O seriado de comédia foi uma das primeiras atrações que entraram em pausa.
Hollywood screenwriters of @WGAWest are going on strike. They are fighting for a living wage in the streaming era, says Abbott Elementary writer @BisHilarious, who calls the industry a "gig economy," where studios prioritize Wall Street, not workers. pic.twitter.com/GDxWvfi5ZJ
— Democracy Now! (@democracynow) May 2, 2023