sexta-feira, 22 novembro, 2024
InícioNotíciasGuerra dos Streamings | Interesse do brasileiro pela Netflix cai, enquanto pelo...

Guerra dos Streamings | Interesse do brasileiro pela Netflix cai, enquanto pelo Disney+ aumenta

O compilado de dados sobre os três primeiros meses de 2021 sobre o mercado de streaming nacional saiu!

E com a chegada de um novo (e importante) player no mercado no final do ano passado, dando mais opção para o brasileiro na hora de escolher o que assistir, a competição ficou mais acirrada

E com a promessa da chegada de outras plataformas na metade do ano como HBO Max e STAR+, a guerra do streaming nunca pareceu tão movimentada como 2021.

Claro, a Netflix ainda é sinônimo e referência quando se fala em serviço de streaming por aqui. E continua líder com uma certa folga do segundo lugar. Mas agora com a chegada do Disney+, os concorrentes somados ultrapassam os números da vermelhona descolada nas redes sociais no período Q1 de 2021 (que corresponde aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março).

Foto: JustWatch

Mesmo na liderança, a Netflix viu o interesse do público cair. No período, a plataforma esteve no piloto automático e lançou poucas produções que emplacaram com o público como as séries Lupin e Cobra Kai em Janeiro, em Fevereiro teve como destaques os filmes Para Todos os Garotos: Agora e para Sempre e Eu Me Importo, e viu em Março o interesse cair mesmo tendo lançado boas produções como Sky Rojo e Quem Matou Sara?.

Quem reinou absoluta nas conversas e no burburinho on-line foi a Disney+ com primeiro lançamento de uma série da Marvel Studios, a produção WandaVision que movimentou todas às sextas-feiras, e os dias posteriores até a chegada do próximo episódio na semana seguinte, as discussões on-line nas redes sociais. O interesse do brasileiro aumentou exponencialmente na plataforma onde podemos já no período descartar o fator hype do lançamento.

A chegada da animação Raya e o Último Dragão (mais pelo preço e o formato do Premier Access do que pelo filme em si) na plataforma também foi fator responsável pelo aumento do interesse do brasileiro no serviço juntamente com a série Falcão e Soldado Invernal, num golpe duro para a hegemonia da plataforma vermelha no Brasil.

Já o Prime Video se manteve estável no começo do ano. Segurou o interesse do brasileiro com o retorno do reality show Soltos em Floripa, e a entrada de mais filmes no catálogo com Um Príncipe em Nova York 2 (comprado da Paramount) que ficou em número 1 nos dados da Nielsen (que tem tentado medir a audiência de uma forma não tão boa) e produções teen como o filme The Map of Tiny Perfect Things e a série O Internato Las Cumbres. Novamente, vejo o preço e as outras facilidades oferecidas pela Amazon como os fatores que devem ter ajudado o serviço a se manter estável.

E claro, o Globoplay viu um aumento do interesse do brasileiro na plataforma pelo começo de mais uma edição do Big Brother Brasil, mas a medida que a edição sofria com aquela barrigada e a saída de participantes mais polêmicos em Fevereiro, notasse uma queda.

Mas o ano ainda está no começo e como falamos em Junho tudo deve mudar com a entrada de novos e fortes concorrentes. E claro, quem já está no mercado conta com suas produções de peso para enfrentar eles.

Assim a lista de serviços de streaming em ordem de fatia no mercado no Brasil no Q1 2021 é a seguinte:

  • Netflix – 32%
  • Prime Video – 26%
  • Disney+ – 10%
  • GloboPlay – 8%
  • Telecine/HBO GO – 7%
  • Claro Vídeo – 4%
Foto: JustWatch

Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.

Últimas

“Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (…) melhor.” afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a...

"Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (...) melhor" afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a série médica Sutura