E a época mais feliz do ano chegou: Natal! E para os fãs da Marvel Studios, o Especial de Festas dos Guardiões da Galáxia é o presente ideal para esse momento pré final de ano.
Durante os mais de 40 minutos do especial, o sentimento de que estamos ali para vermos de novo velhos amigos é gigante, onde é muito bacana passar esse tempo novamente, só com esses personagens, mais uma vez.
Com roteiro e direção de James Gunn, o programa entrega o que fez esses personagens dos quadrinhos da Marvel, que até então eram pouco conhecidos do grande público, um sucesso: uma história empolgantemente irreverente, um humor afiado, e claro, uma trilha sonora deliciosa de se ouvir.
É muito bom estar de volta para uma nova história MCU só dos Guardiões, em que eles são os protagonistas, e não estão ali apenas para fazerem participações especiais ou serem coadjuvantes para o filme de alguém.
E esse é o maior destaque do Especial, sem dúvidas, de conseguir contar uma história curta e enxuta com esses personagens e que não perde a essência do que é o Guardiões da Galáxia, um time que conquistou seu espaço no MCU por suas piadas, seus momentos amalucados, e claro, por entregaram esse sentimento de pertencimento, de uma família de desajustados, tão marcante na essência desses personagens.
Ao fazer a ponte entre os acontecimentos da última vez que vimos os Guardiões em um filme solo, o Volume 2 lá de 2017, e depois de tudo que rolou em Vingadores: Ultimato (2019), no Especial fica claro como será a dinâmica desses personagens daqui para frente.
O grupo está instalado em uma nova base, e devem começar a buscar a Gamora (Zoë Saldaña que não aparece aqui) de outra realidade. Mas essa trama deve realmente ficar no terceiro filme, afinal em Guardiões da Galáxia: Especial de Festas foca em Mantis (Pom Klementieff, ótima), Drax (Dave Bautista), Nebula (Karen Gillan) e Kraglin (Sean Gunn) confabulando sobre como eles podem animar os espíritos de Peter (Chris Pratt) nesse momento que na Terra é comemorado as festas de Natal.
A ideia de trazer para o local, um dos maiores ídolos de Peter, é muito bem inspirada, e se encaixa com o tom mais irônico e desbocado que Gunn sempre fez presente para os Guardiões da Galáxia. Assim, Guardiões da Galáxia: Especial de Festas entrega um tom mais cômico, não tão rebuscado, mas que entrega bons momentos se você comprar as piadas e tudo mais.
E colocar o grupo em pleno Natal é uma das apostas mais divertidas que o MCU já fez. E graças com a oferta que o Disney+ oferece e o uso das Apresentações Especiais, Gunn pira e vai além do que ele pode contar e fazer com esses personagens, sem desviar muito do que seria uma história para os filmes nos cinemas.
Claro, a finalidade do especial de Natal dos Guardiões da Galáxia serve para aguçar o público e entregar um “Anteriormente em Guardiões da Galáxia…” antes que o aguardado Volume 3 chegue no próximo ano nos cinemas. E ter esse especial assim na reta final da fase 4 serve como uma grande cena pós-crédito para o MCU. Afinal, o episódio tem algumas revelações bem interessantes (sem spoilers), e como falamos, prepara o terreno para a próxima aventura nas telonas do grupo.
E para isso, o Especial serve para já dar um pontapé em algumas das tramas que podemos esperar no Volume 3.A busca pela outra Gamora, as repercussões de Peter depois que ter se descoberto filho de um Celestial, e ainda como o grupo vai lidar com Groot na sua versão mais adolescente (e aqui marombado).
E claro, mostrar também como Kraglin (Gunn) vai fazer parte do grupo agora que assume as funções que foi de Yondu (Michael Rooker) com a lança mágica e tudo mais. Aliás, o personagem retorna em flashbacks muito bacanas. Tanto os animados que servem para ambientar o espectador um pouco sobre o passado de Peter depois que ele foi viver com Yondu depois de deixou a Terra quanto os em “live-action”.
E a busca de Mantis e Drax para o presente de Peter (eles vão atrás do grande Kevin Bacon) acaba por ser o ponto alto do episódio com a dupla por andar em Hollywood tirando foto com as pessoas como se fosse cosplay nas ruas da cidade ou frequentando os mais diversos tipos de bares e festas, descobrindo o poder das bebidas da Terra como forma de união entre as pessoas e também sem saberem o que são coisas triviais como câmeras de segurança, ou dinheiro. Klementieff e Batista então tão bem, tão carismáticos, que fazem de Guardiões da Galáxia: Especial de Festas uma para se assistir várias e várias vezes.
O Especial tem seus momentos mais surreais quando vemos os dois personagens, onde Pom Klementieff realmente está ótima, interagindo com o mundo real e “sequestrando” o ator Kevin Bacon, numa conexão com a mitologia dos filmes muito bacana, e que faz Bacon realmente entrar na piada.
E depois disso tudo, o Especial nos mostra como eles lidam com algumas questões que Mantis revela sobre seu passado e como isso vai influenciar a dinâmica do grupo daqui para frente. Tem como não abrir um sorriso quando vemos Rocket (voz de Bradley Cooper) interagindo com um cachorro especial falante (chamado Cosmo e voz de Maria Bakalov), ou quando ele recebe um presente de Nebulosa (Gillan) que fará os fãs da Marvel pirarem com esse easter-egg?
No final, Gunn entrega 40 minutos deliciosos de se assistir, com gostinho de quero mais, onde finalmente ficará claro que agora a Marvel vai focar nesse grupo de personagens mais uma vez. Assim, o Especial é retorno para o mundinho Guardiões mais que bem feito e já se torna um clássico do MCU.
Guardiões da Galáxia: Especial de Festas chega em 25 de novembro.