sexta-feira, 22 novembro, 2024
InícioSéries e TVReviewsGavião Arqueiro | Primeiras Impressões: Super pé no chão, é o seriado...

Gavião Arqueiro | Primeiras Impressões: Super pé no chão, é o seriado de vigilante em Nova York que faltava na coleção de Kevin Feige

A série do Gavião Arqueiro (Hawkeye, 2021) chega para finalizar o ano movimentado da Marvel Studios, onde em um período curto de tempo, o estúdio do Mickey focou e muito em produções de super-heróis com as primeiras séries do Universo Cinematográfico da Marvel no Disney+. Afinal, a pandemia estava aí e os cinemas demoraram para voltar e consequentemente dar aos fãs a dose do MCU que eles estavam acostumados.

2021 então foi bem dividido então entre a parte do MCU que mais focada em poderes, pirações, e tudo mais com outra que mostrava uma trama mais pé no chão e digamos mais normal e menos fantasiosa. A ótima WandaVision e Loki ficam no primeiro grupo e Falcão e Soldado Invernal e agora Gavião Arqueiro no outro. Ou seja, teve atração para todos os gostos. E sinto que Gavião Arqueiro é o tipo de seriado de vigilante de Nova York que faltava na coleção do todo poderoso Kevin Feige.

Claro, já tivemos esse tipo de atração lá quando a Marvel (a antiga filial de TV) e a Netflix eram amigas e a “prima pobre” do estúdio lançou séries focadas em personagens como Jessica Jones, Luke Cage e Demolidor e etc. Aquele tipo de seriado que coloca os heróis em missões que normalmente envolvem chefões do crime, máfia, capangas e tudo mais. Não são ameaças gigantes, como um Chitauri caindo do céu, a Ordem Negra em preparação para a chegada de Thanos, e até  mesmo bem o próprio Thanos. Mas são ameaças para a cidade de qualquer forma e onde sempre se tem vilões temos heróis.

Hailee Steinfeld em cena de Gavião Arqueiro
Foto: Marvel Studios/Disney

E basicamente o que esperar de Gavião Arqueiro é isso, uma série extremamente mais local, puxada para uma realidade mais palpável, com ameaças, pelo menos nos primeiros episódios que vimos de forma antecipadamente, menores e principalmente um seriado que apresenta uma história de origem. Exatamente. Aqui, além de continuarmos o arco do vingador Clint Barton (Jeremy Renner) pós morte de Natasha, pós luta contra o Thanos em Vingadores: Ultimato, pós-blip, Gavião Arqueiro é responsável pela introdução de uma das personagens mais legais do MCU até então: ela mesmo, Kate Bishop (Hailee Steinfeld).

A série é o Gavião Arqueiro, então é só focada no Clint? Como é essa divisão? Aposto que você se pergunta querido leitor? Olha pelos primeiros dois episódios fica claro a intenção, ou que parece ser, a intenção da Marvel Studios aqui. A introdução de mais um personagem do chamado Jovens Vingadores. Em WandaVision já tivemos os filhos da Wanda apresentados, os jovens Billy e Tommy, em Falcão e Soldado Invernal tivemos o Patriota e agora teremos Kate Bishop.

E é por isso que ao assistir os episódios a lembrança e o quanto eles ressoam para as séries da Marvel na Netflix foi gigante. Me parecia a todo momento que Jessica Jones ou o Demolidor iria aparecer a qualquer momento. Assim, Gavião Arqueiro tem todo o molde dessas produções, as lutas coreografadas contra os  bandidos (aqui são bem boas), o jornal local mostrando a aparição desse novo vigilante (aqui no caso Kate), os personagens andando por Nova York tranquilamente, e aqui em época de Natal, coisa que aumenta o charme da série em 100% e tudo mais. E até mesmo aquele mistério de quem é o verdadeiro vilão da atração, quem é o chefão dos chefões aqui?

O seriado trabalha em duas frentes, como flechas indo em direção oposta, nesse começo. O roteiro é trabalhado para apresentar a figura da jovem Kate, Steinfeld brilha absolutamente aqui e faz o seriado ser dela (Sorry, not sorry Clint), sua mãe Eleanor (Vera Farmiga, muito bem), a relação conflituosa das duas agora que o irritante (para Kate!) Jack Duquesne (Tony Dalton) vai entrar na família, a Segurança Bishop, e o sentimento da jovem de querer fazer mais para proteger sua família. E também Clint em época de Natal com os filhos, onde ele precisa voltar a se acostumar com o seu dia-a-dia, e por exemplo levar os filhos para comer, ver um espectáculo da Broadway (o tal Rogers, The Musical, talvez a coisa mais bem inspirada que a Marvel Studios faz em anos) até que alguém aparece na sua TV trazendo de volta uma figura de seu passado.

Jeremy Renner e Hailee Steinfeld em cena de Gavião Arqueiro
Foto: Marvel Studios/Disney

E quando Gavião Arqueiro junta os dois, o seriado realmente dá uma engrenada e parece que nos fará mergulhar de cabeça no mundo do crime de Nova York, agora pelas lentes de Kevin Feige e companhia, e ver o que aconteceu com os bandidos da cidade mesmo depois da limpeza de Clint depois dos eventos de Vingadores:.Guerra Infinita. Fica claro que sempre tem alguém pronto para tentar consolidar o poder das atividades criminosas, e as operações ilegais da cidade.

No final, os primeiros episódios de Gavião Arqueiro entregam um sólido começo para essa aventura natalina que Clint e Kate ( e o cachorro Lucky) devem viver nos próximos capítulos e que prometem introduzir novos personagens (Alô personagem misteriosa!) e fazem um acerto preciso no alvo que faltava para o MCU voltar para as ruas de Nova York.

Gavião Arqueiro estreia seus 2 primeiros episódios no dia 24. Um novo episódio toda quarta-feira no Disney+.

Try Apple TV

Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

3 COMENTÁRIOS

Comentários estão fechados.

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.
Try Apple TV

Últimas

“Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (…) melhor.” afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a...

"Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (...) melhor" afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a série médica Sutura
Try Apple TV