A largada para o Festival de Cannes 2024 começa! O primeiro dos grandes festivais de cinema de 2024 começa na próxima semana e já temos anúncios de pelo menos três filmes da seleção oficial que chegarão em breve nos cinemas nacionais.
Nomes conhecidos marcam presença na lista de filmes do Festival de Cannes 2024
A 77ª edição do festival francês ocorre entre os dias 14 e 25 de maio e muitas celebridades, seja artistas por trás das câmeras ou nomes na direção vão dar as caras na cidade litorânea. E alguns deles já foram anunciados nos cinemas nacionais.
O primeiro a estrear na mostra EM COMPETIÇÃO, e que compete pela Palma de Ouro em Cannes é Tipos de Gentileza, o novo filme do diretor grego Yorgos Lanthimos que faz exibição em 17 de maio.
No elenco temos Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley, Hong Chau, Joe Alwyn, Mamoudou Athie, Hunter Schafer.
Tipos de Gentileza é uma fábula antológica que acompanha um homem sem escolha que tenta assumir o controle de sua própria vida; um policial alarmado com o fato de sua esposa, que havia desaparecido no mar, ter retornado e parecer outra pessoa; e uma mulher determinada a encontrar uma pessoa específica com uma habilidade especial, destinada a se tornar uma poderosa líder espiritual.
Tem previsão de estrear em Agosto por aqui pelo selo Searchlight Pictures da Disney.
Já no dia 19, na mostra EM COMPETIÇÃO, é a vez do longa The Substance fazer pré-estreia no festival. Escrito e dirigido por Coralie Fargeat, o longa tem no elenco os atores Demi Moore (Até o Limite da Honra, Questão de Honra, Proposta Indecente), Margaret Qualley (Era Uma Vez em Hollywood, Maid, Kinds of Kindness, Fosse Verdon) e Dennis Quaid (Longe do Paraíso, The Rookie, O Dia Depois de Amanhã).
Na trama, um novo produto promete gerar uma nova versão de quem usa: uma mais jovem, mais bonita e mais perfeita. O usuário só tem que dividir seu tempo. Uma semana para uma versão, outra para outra. Um balanceamento perfeito de 7 dias. Fácil né? Se você seguir as regras, o que pode dar errado?, afirma a sinopse.
Também na mostra EM COMPETIÇÃO temos The Apprentice, protagonizado por Sebastian Stan (dos filmes da Marvel e da série Pam & Tommy) e que conta a história de como o jovem Donald Trump iniciou seu negócio imobiliário em Nova York durante as décadas de 1970 e 1980, por meio de uma barganha faustiana com o influente advogado de direita e mediador político Roy Cohn, interpretado por Jeremy Strong (o vencedor do Emmy por Succession).
O longa foi dirigido por Ali Abbassi (Holy Spider) e escrito pelo estreante Gabe Sherman. Completam o elenco ainda Ivana Trump é Maria Bakalova (Borat 2) como Ivan Trump e Martin Donovan (Tenet) como Fred Trump Sr., pai do protagonista.
O filme faz pré-estreia no Festival no dia 20 e Diamond Filmes anunciou o longa para os cinemas do segundo semestre de 2024.
Já o nacional Motel Destino, do diretor brasileiro Karim Aïnouz, faz pré-estreia no festival no dia 22 de maio na mostra EM COMPETIÇÃO. O longa, afirma a sinopse, se passa sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.
O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao novo filme é, segundo Karim, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. No elenco temos os atores Iago Xavier, Nataly Rocha e Fabio Assunção em papéis principais. Completam a lista os atores Renan Capivara, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Isabela Catão e Jupyra Carvalho.
O longa é produzido por Cinema Inflamável e Gullane e coproduzido por Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil. Terá um lançamento no Brasil pela Pandora Filmes.
Com estreia também no Festival francês, só que na mostra Sessões de Meia-Noite, longa The Surfer é estrelado por Nicolas Cage e chegará nos cinemas nacionais pela Diamond.
Na trama, quando um homem retorna à sua cidade natal, na Austrália, para surfar com seu filho, ele é confrontado por um grupo de surfistas locais que reivindicam a posse da praia isolada onde ele costumava passar a infância. Esse confronto desencadeará um conflito sem fim.
Outro filme com distribuição no Brasil garantida é o longa Baby do diretor Marcelo Caetano e que fará pré-estreia no dia 21 de maio na 63ª Semana da Crítica de Cannes. No elenco temos nomes como João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros, Patrick Coelho, Kyra Reis, Baco Pereira, Sylvia Prado, Ariane Aparecida, Victor Hugo Martins e Kelly Campello.
A sinopse diz que acompanhamos Wellington (João Pedro Mariano), um jovem que após ser liberado de um Centro de Detenção, se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema para adultos, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.
É uma coprodução da Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes, que também assina a distribuição.