Passando o olho na lista de filmes da programação da edição 48ª da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é possível notar alguns títulos engraçados, curiosos e que chamam atenção.
E talvez, essa lista seja de filmes que possam passar fora do radar dos principais nomes, mas que talvez você deva assistir e colocar na sua lista.
Confira nossa seleção abaixo.
A Maioria das Pessoas Morre no Domingo
Com direção e roteiro de Iair Said, o longa acompanha David, um judeu de classe média, homossexual, com sobrepeso e medo de voar de avião, retorna da Europa para Buenos Aires após a morte do tio. De volta à Argentina, ele descobre que sua mãe decidiu desligar o respirador de seu pai, a única coisa que o manteve vivo nos últimos anos. David acaba se vendo entre a intimidade do convívio com ela, desestabilizada pela dor da perda iminente do marido, e a necessidade de preencher sua angústia existencial, ocupando os dias com aulas de direção, consultas com médicos baratos e tentando ter relações sexuais com qualquer homem que lhe dê um pouco de atenção.
A Pedra Que Sonha Dar Flor
O português do diretor Rodrigo Areias é baseado na obra do escritor português Raul Brandão (1867-1930).
Em um tempo sombrio, o escritor K. Maurício mergulha na história do livro “A Morte do Palhaço”, o que o torna refém de sonhos impossíveis. Pita, um facilitador, manipula palavras e pessoas, divertindo-se num jogo cínico com quem o rodeia. Entre crimes e alucinações, entre o gótico da noite e a decadência da arena, corre uma história sem esperança.
A Vida É uma Cadela
Tom tenta agradar Cécile, aceitando acolher o chihuahua de seu falecido vizinho. O único problema é que o animalzinho, aparentemente inofensivo, parece ter levado o antigo dono ao suicídio — e agora quer matar o novo tutor. Greta é uma famosa atriz cujo cachorro e sua assistente pessoal morreram esmagados por um caminhão. Em uma lavanderia, a artista conhece Charlotte, que se oferece para trabalhar para ela, o que se revela uma oportunidade para substituir seu cão. Franck e Lola vivenciam o amor à primeira vista. Franck nunca teve tantas coisas em comum com alguém… exceto uma: Lola não gosta de cachorros. Então, Franck terá de escolher entre Lola e Perdita, sua melhor amiga e melhor cadela. Três histórias sobre o amor entre humanos e cães.
Exibido no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI).
Árvores que Eu Me Lembro
O longa turco Hatirladigim Agaçlar recebe o título nacional de Árvores que Eu Me Lembro e chega na Mostra SP. Na trama, Bahar está grávida e pensa em cometer suicídio. Lidando com o dilema moral de acabar com a vida do filho ainda não nascido, ela decide esperar até depois do parto. A prioridade da jovem é encontrar alguém de confiança para cuidar do bebê. Com a gravidez avançando e nenhuma vontade de informar sua família, ela sai de casa. Bahar procura Mahir, um antigo amigo de faculdade em quem ela confia profundamente, e o encontra em uma cadeira de rodas. Mahir mora com o pai, Cemal, que se afastou de tudo após a esposa ir embora. Juntos, os três enfrentam seus conflitos emocionais, e precisam encarar a complexidade do momento em que vivem.
Barba Ensopada de Sangue
Do diretor Aly Muritiba, o filme acompanha Gabriel, que após a morte do pai, parte para a praia da Armação em busca de suas origens. O que ele acaba encontrando é uma trama complexa em torno da figura misteriosa do avô, um esqueleto de baleia e uma cidade que quer enterrar o passado a qualquer custo.
Com Gabriel Leone, Thainá Duarte, Roberto Birindelli, Ivo Müller, Ricardo Blat, Teca Pereira.
Crickets, It’s Your Turn
Exibido no Festival de Locarno, o longa acompanha Merey tem 25 anos e leva uma vida tranquila, mas feliz, em Almaty, no Cazaquistão. Por acaso, ela conhece o charmoso Nurlan, que a convida para uma festa de aniversário nas montanhas. A jovem espera uma celebração simples com novos amigos, mas o que acontece é uma noite intensa e turbulenta que rapidamente se transforma em um jogo sombrio de gato e rato.
Entre Piadas e Cigarros
Do diretor David Trueba, o longa espanhol Saben Aquell recebe o título nacional de Entre Piadas e Cigarros.
Em Barcelona, no fim dos anos 1960, o jovem joalheiro Eugenio se apaixona à primeira vista por Conchita. Ele se dedica a aprender violão para acompanhar a moça em sua carreira musical. Apesar do medo do palco, eles passam a fazer shows juntos. Quando Conchita deixa a cidade por duas semanas, ela convence Eugenio a se apresentar sozinho —e ele se torna um fenômeno na cena underground de comédia stand-up. Com a ajuda dela, o rapaz cria um alter ego: óculos escuros, camisa preta, banquinho, cigarros e um copo de uísque. Esse personagem logo se torna um sucesso inesperado em uma Espanha deprimida e desesperada para rir.
Eu, Maryam, as Crianças e as Outras 26 Pessoas
Essa produção da Irã e Alemanha tem um título gigante e uma premissa curiosa.
Mahboubeh é uma mulher de 30 anos que decide alugar sua casa para a equipe de um filme por seis dias —o que interrompe de maneira repentina sua vida tranquila e solitária. Intrigada pelas interações do grupo e inspirada pelo roteiro do curta-metragem que estão realizando, Mahboubeh sente-se encorajada a enfrentar questões não resolvidas do passado. No entanto, à medida que o último dia de filmagem se aproxima, ela se vê diante de uma decisão crucial: continuar com a rotina a que está habituada ou abraçar a oportunidade de um novo e transformador capítulo em sua história.
Vencedor do prêmio de melhor filme de estreia no Festival de Gotemburgo.
O Maior Bocejo da História
Talvez, o título mais estranho e curioso da Mostra SP em 2024, esse longa do Irã, foi vencedor do prêmio especial do júri da seção Encontros do Festival de Berlim.
De Aliyar Rasti, acompanha um homem que sonha com uma caixa de ouro que se encontra no fim de uma caverna. Inibido por sua crença religiosa, que não o permite ir em busca da fortuna sozinho, ele contrata um assistente descrente. Juntos, embarcam em uma longa jornada pela paisagem iraniana perseguindo esse milagre. Mas a caça ao tesouro logo se torna tentadora também para aqueles que os dois encontram pelo caminho.
O Palhaço de Cara Limpa
O nacional do diretor Camilo Cavalcante, o filme acompanha Flávio, um ator em crise conjugal que volta para a casa da mãe, ao mesmo tempo em que prepara uma récita teatral inspirada no livro “A Poética do Devaneio”, de Gaston Bachelard.
Desesperado pela falta de palcos para atuar, ele apresentará a obra pelas ruas da cidade do Recife como um manifesto poético. O ano é 2016, e o país naufraga em uma crise política, enquanto o artista submerge em sua arte como a única utopia que resta. Durante essa jornada, vemos a relação afetuosa entre mãe e filho, que também tem seus atritos, e os momentos de profunda tristeza de Flávio, tendo como agravante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, acompanhado pela TV, que terá consequências severas na vida de todos.
Com Flávio Renovatto, Maria da Guia de Oliveira da Silva, Alex Lucena, Daniela Câmara, Sílvio Pinto, Samuel Santos, Polliana Fonseca.
O Rancho da Goiabada, ou Pois É meu Camarada, Fácil, Fácil Não É a Vida
O nacional do diretor Guilherme Martins é descrito como um debate sobre as relações de trabalho entre campo e cidade por meio da vida de Alex. Em um fluxo atemporal, o personagem tenta se sustentar e sobreviver como auxiliar de serviços gerais e camelô na capital paulista, e como cortador de cana no interior do estado de São Paulo. Aos poucos, os conflitos do dia a dia alimentam em Alex uma necessidade de mudança.
No elenco temos Alex Rocha, Mariana Ser, Bira Nogueira.
Paul e Paulette Tomam um Banho
O encontro ao acaso entre Paul e Paulette em uma praça parisiense cria uma amizade incomum entre esse jovem fotógrafo americano e a garota francesa, em uma relação que cresce em torno de um jogo sombrio: reencenar cenas de crimes famosos do passado nos locais onde ocorreram. Para Paul, a brincadeira é uma forma de se aproximar da jovem. Para Paulette, é uma maneira de se afastar do doloroso término com a ex-namorada e de lidar com esse trauma.
À medida que o passado recente torna-se mais incômodo, misturando as fronteiras entre a realidade e a fantasia, eles conseguem encontrar uma inesperada felicidade nos cantos mais sombrios da humanidade.
Vencedor do prêmio do público da Semana da Crítica do Festival de Veneza.