A organização do Festival do Rio anunciou que o diretor Javier Mariscal estará presente na abertura da edição 2023 onde o longa animado Atiraram no Pianista será exibido.
O filme chega ao Rio logo após sua primeira exibição mundial no Festival de Toronto, no Canadá, agora em Setembro e contará com a presença de um dos seus diretores na gala de abertura para apresentar o drama investigativo animado.
Designer, ilustrador e desenhista reconhecido, Mariscal foi quem criou o mascote Cobe, dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Ao lado de Mariscal na direção temos também Fernando Trueba, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1993 por “Belle Époque”.
A dupla espanhola, que realizou Chico & Rita (2010), uma ode à vibrante cena musical cubana que foi indicada ao Oscar de melhor animação, retoma a parceria no filme de abertura do Festival do Rio.
Exibido no Festival de Annecy no ano passado, na mostra Working In Progress, o longa terá distribuição da Sony Pictures e chega nos cinemas nacionais nas próximas semanas.
Na trama, um jornalista musical de Nova York embarca numa jornada em busca da verdade por trás do misterioso desaparecimento do virtuoso pianista brasileiro Tenório Jr. Uma história de origem comemorativa do movimento musical mundialmente famoso chamado Bossa Nova.
O filme retrata um período fugaz, repleto de liberdade criativa, em um ponto de virada da história latino-americana nos anos 1960 e 1970, pouco antes do continente ser engolido por regimes totalitários.
É a primeira vez, em 25 anos, que o festival recebe uma animação em sua noite de abertura.
O festival acontece dos dias 5 até 15 de outubro com cobertura presencial do ArrobaNerd.