A manhã no auditório do Teatro Bonlieu começou com o painel da nova animação da Illumination e a Universal Pictures chamada Patos! que chega no começo de 2024 nos cinemas nacionais.
Estiveram no palco o produtor Chris Meledandri (da Illumination) e o co-diretor Benjamin Renner.
A dupla apresentou mais de 20 minutos do longa e ainda bateram um papo sobre a produção do filme e tudo mais.
Confira tudo que descobrimos de Patos! diretamente de Annecy.
SOBRE PATOS!
O longa acompanha uma família de patos que convence o pai Pato a ir em uma viagem cheia de aventuras.
No elenco temos os atores Kumail Nanjiani (The Big Sick, Eternos), Elizabeth Banks (a diretora de O Urso do Pó Branco), Awkwafina (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), Carol Kane (The Princess Bride), Keegan-Michael Key (Super Mario Bros – O Filme, O Rei Leão), David Mitchell (Peep Show) e Danny DeVito (It’s Always Sunny in Philadelph).
Completam o longa ainda os atores novatos Caspar Jennings e Tresi Gazal.
O roteiro ficou com Mike White (o vencedor do Emmy por The White Lotus) e Benjamin Renner (Ernest & Celestine) dirige.
O longa acompanha uma família de patos da espécie Pato-real formada pelo pai Mack (Kumail Nanjiani) e a mãe Pam (Elizabeth Banks), e os filhotes Dax (Caspar Jennings) e Gwen (Tresi Gazal).
UMA AVENTURA VEM AÍ!
Vimos a abertura do longa onde conhecemos a família de Patos! que vivem suas vidas em um lago no norte do continente americano. Eles estão felizes, arrumam a casinha que vivem e Mack vive por contar histórias sobre os predadores que vivem por ai como forma de colocar os filhos Dax e Gwen para dormir para o desespero da mãe Pato, Pam.
Em um belo dia, um grupo de pássaros em migração chega no lago para uma parada e Dax e Gwen veem a oportunidade de conversar com novas pessoas. Pam força Max a também conversar com os novatos.
Dax claro faz amizade com uma patinha, e ela o convida para ir junto com sua família na migração que eles fazem para Jamaica. As duas famílias interagem rapidamente, e claro que Mack recusa o convite e deixa a família dele toda desapontada.
Pela noite, todos eles discutem sobre só ficarem no lago. Mack percebe que vai se tornar igual seu Tio Dan, um pato gordo, meio lelê e completamente sozinho, então decide levar todos para uma viagem até a Jamaica.
Assim, fica claro que a família vai se envolver em diversas confusões na medida que a viagem já começa errada quando eles erram a rota e acabam caindo num pântano onde moram duas garças idosas completamente suspeitas.
NOSSAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
A animação do longa se beneficia de paisagens belíssimas, dos céus ensolarados, até mesmo da floresta e do lago. E o visual dos patos é lindo de se ver e são completamente expressivos, eles tem personalidades próprias e por mais que parecidos dá para identificar quem é quem muito fácil. O Pato Pai Mack tem um trabalho de voz de Kumail Nanjiani muito bom, mas quem deve roubar as cenas do filme todo é a novata Tresi Gazal como a patinha Gwen.
UM BATE-PAPO COM OS PRODUTORES
Durante o painel, o diretor comentou como chegou no projeto. “Eu estava assustado em te conhecer” afirmou ele no início do bate-papo com Chris Meledandri (ele trabalhou na franquia Shrek, Meu Malvado Favorito e também em Super Mario Bros – O Filme).
A ideia original era fazer um filme sobre amor entre patos, que Renner primeiro pensou em alguma coisa como Patos enamorados, mas depois durante a reunião ficou claro que seria sobre um outro tipo de amor, o de família.
Para Renner logo depois de aceitar o projeto, os desafios foram que eles tiveram que começar a decidir tudo. Sobre as folhas, o tom da água, como eles iam decidir qual como seriam a luzes, as sombras, o lago.
E claro, como eles iam trabalhar com as figuras dos patos. Para Meledandri, o design dos patos foram “um pouco mais difícil do que eles imaginaram“, afirma ele.
Já Renner comenta: “O problema dos patos é que eles são muito parecidos uns com os outros, e é difícil distinguir [os gêneros]”
Então para eles no começo da produção foi importante observar a linguagem corporal dos animais para o time começar a desenhar os esboços iniciais.
E depois como eles iriam fazer as expressões dos personagens, que como falamos, são bem expressivos, eles fizeram alguns testes e depois fecharam o design final.
Outro desafio foi em termo de cinematográfica e decidir como a câmera iria mostrar os personagens, e como eles iriam mostrar o ponto de visto dos patos.
E uma das cenas, que não estava na abertura, vemos os patos chegarem em Nova York e vemos os animais observarem a cidade por cima com fumaças e névoas. A perceptiva dos patos vendo a cidade com as luzes dos prédios, as antenas e eles vendo o reflexo nos prédios derem uma boa perspectiva.
Outros personagens da animação são uma pomba (Awkwafina) líder de uma gangue de pombos em Nova York; uma espécie de garça chamada Eric (Carol Kane); um papagaio-da-jamaica (Keegan-Michael Key) que vive em um restaurante em Manhattan; e o Tio Dan (Danny DeVito) um pato parente de Mack.
Patos! chega em 04 de janeiro de 2024.
O Festival de Animação de Annecy acontece entre os 11 até 17 de junho com cobertura presencial do ArrobaNerd.