A cantora, com poucos créditos de atuação, Halle Bailey foi anunciada como Ariel no live-action de A Pequena Sereia em julho de 2019 e desde de então vimos as polêmicas envolvendo o nome da jovem on-line circularam nas redes sociais. Logo depois, quem estava do lado certo da história, comemorava com empolgação na espera das gravações começarem, para vermos a pandemia atrasar tudo, até que no final do ano passado, durante a D23 (a celebração da Disney que marcava o início dos 100 anos da empresa), tivemos um pequeno gostinho do que viria por ai quando tivemos o trecho de Parte do Seu Mundo liberado on-line.
E a Disney não poupou esforços na campanha com trailer no Oscar, capas de revista, diversos conteúdos on-line, lançamento da trilha sonora, e pré-estreias em diversos países do mundo.
E agora faltando poucos dias para o lançamento do longa, o sentimento é de empolgação para a jovem atriz. E em bate-papo com o site, durante um evento virtual de divulgação do longa, Bailey fala sobre as semelhanças que ela tem com a personalidade de Ariel, curiosidade de bastidores e mais.
A Pequena Sereia | Crítica: Live-action mergulha na nostalgia e surfa na voz potente de Halle Bailey
Trazer a icônica sereia para as telas.
O processo de trazer Ariel para as telas em live-action já está na vida da atriz tem muito tempo. A atriz foi escalada quando tinha 18 anos e agora durante os meses de divulgação do longa para a imprensa, Halle Bailey já tem 23 anos.
Assim, para ela, o jovem séries Ariel já faz parte de sua vida, e ela vê que construir essa personagem a ajudou a se desenvolver como pessoa. Ela comenta:
“Eu falo para as pessoas o tempo todo, eu acho que Ariel de verdade me ajudou a me encontrar, e ser essa versão da jovem mulher que eu sou… afinal já são 5 anos da minha vida já [que a personagem faz parte dela].” comenta a atriz.
“Dos meus 18, até agora eu ter 23 anos, esses anos são muito intensos e são anos muito transformadores quando você se desenvolve como uma jovem mulher. Eu sinto que especialmente esses temas que o filme toca, em que ela tem que ir atrás de suas paixões, e saber tomar suas escolhas, e falar por si mesma, mesmo que seja assustador…. ela foi atrás e conseguiu fazer. Eu sinto que são coisas que eu realmente tentei adotar para mim mesma.” diz.
E completa: “Ariel me ensinou muita coisa, com certeza“.
O momento que descobriu que seria Ariel
A Disney e os produtores do live-action procuraram por alguns meses pela atriz que seria a Ariel em A Pequena Sereia. E Bailey comentou com a imprensa no evento virtual como foi o momento que ela recebeu a ligação que iria interpretar a jovem sereia.
“Eu não parava de chorar, para ser honesta.” diz a atriz.
Bailey relembrou o momento com muita emoção: “Eu só chorava. Eu acho que nós tínhamos celebrado o aniversário da minha irmã um dia antes. Então nós tínhamos alugado um lugar, voltamos para casa, começamos a desarrumar as coisas, tipo em total modo de trabalho. E eu recebi uma ligação de Rob [Marshall, o diretor do longa]” comentou.
A atriz continua: “Eu não atendo números desconhecidos, então eu vi e falei: Ah, de boa, não vou atender. Até que meu irmão veio correndo e falando “Atende o seu telefone, atende.” e eu: “Ah okay.” e Rob falou: Olá. Eu procuro pela Ariel.”
Ela conclui: “Meu deus, do céu, e fiquei chorando pelo resto do dia.”
As gravações e os momentos mais divertidos no set.
Sobre as gravações de A Pequena Sereia, claro tivemos gravações “fora d’ água”, mas também “dentro d’água” em tanques usados para replicar o oceano. E isso garantiu muitos momentos interessantes ao longo dos dias de gravações.
E a atriz comenta um que ela elegeu o mais divertido. “Eu definitivamente acho que tivemos muitos momentos que foram de muita diversão no filme. Mas o mais divertido? O mais engraçado, foi um momento em que eu e Jonah [Hauer-King, o Príncipe Eric] tivemos logo nos primeiros dias dele no set de gravações em que [ele] foi jogado em um tanque junto comigo.”
Ela completa: “Então nós tivemos um momento que eu meio que o pegava e salvava no meio da tempestade, e nós tínhamos uma máquina de vento e (…) aquele tanque em Pinewood [os estúdios de gravações da Disney em Londres] era muito intenso. E quando eles ligaram os raios, e a trovejadas e tudo mais, com as ondas gigantes, parecia que estávamos mesmo no meio do oceano, e de verdade no meio de um grande tempestade.”
“E eu estava tentando parecer como se fosse uma sereia, e que eu fazia isso o tempo todo e tudo mais… mas Jonah e eu ficamos rindo o tempo todo por que ele tinha que usar essas botas, e ele fica afundando por causa delas.” diz ela.
“Ele era muito mais alto do que eu, mas eu tinha que o segurar.” afirma a atriz de forma bem-humorada.
E ela completa: “E a gente resolveu levantar a mão e perguntar para Rob tipo: “Sabe? Nós não vemos a bota [no enquadramento] né? Será que ele não pode tirar elas? Ele fica me acertando com ela.”
“E eles “Não!” e nós ficamos lá sofrendo na água o tempo todo, Mas tentando parecer o mais natural possível. E pensando, vai ficar tudo certo, tudo vai dar certo. Mas eu acho que esse foi o momento mais engraçado, de todos.” conclui.
Lin-Manuel Miranda produziu novas músicas junto com Alan Menken.
David Magee escreveu o roteiro.
A Pequena Sereia chega em 25 de maio.