quarta-feira, 16 abril, 2025
InícioDestaques"É sempre encontrar a humanidade dentro da ação." diz Dario Scardapane, showrunner...

“É sempre encontrar a humanidade dentro da ação.” diz Dario Scardapane, showrunner de Demolidor: Renascido

Depois de participações especiais em diversos títulos da Marvel nos últimos anos, (seja em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, em Gavião Arqueiro, em She-Hulk), Matt Murdock, o Demolidor e Wilson Fisk, também conhecido como Rei do Crime, estão de volta. E agora no MCU, e com série própria.

E os atores Charlie Cox e Vincent D’Onofrio reprisam seus papéis lá da série da Marvel Television que começou com a primeira temporada de Demolidor (exibida na Netflix entre os anos de 2015 e 2018 e hoje disponível no Disney+) e que durou três temporadas e gerou alguns spin-offs. Curiosamente, a dupla retorna 10 anos da exibição dos primeiros episódios, onde os dois personagens estão de volta para as telinhas. 

E a jornada de fazer a série não foi uma fácil. Começou lá em 2022, com o anúncio que os dois atores iriam retornar para a atração que teria título de Demolidor: Renascido. Em 2023, as gravações começaram e o projeto teria 18 episódios para o primeiro ano. 

Mas devido a greve dos roteiristas que afetou Hollywood naquele ano, somada a greve dos atores, tudo mudou para Demolidor: Renascido. As gravações foram interrompidas em junho daquele ano e a pausa foi até janeiro de 2024 (data quando as gravações voltaram), onde nesse período, a produção usou para avaliar o que tinha sido feito e a série foi montada, avaliada e remontada. O time de roteiristas formado pela dupla Matt Corman e Chris Ord deixou o projeto e Dario Scardapane (que trabalhou na série do Justiceiro que teve duas temporadas exibidas na Netflix e também disponível agora no Disney+) assumiu como o novo showrunner.

O time envolvido na série mudou, mas para a produtora Sana Amanat a essência da série seguiu a mesma. “É uma atração sobre um estudo de caso real de dois homens incríveis e os desafios que eles encaram quando se negam a alimentar suas outras personas.” Amanat trabalha na Marvel há mais de 10 anos, trabalhou na produção da série de Ms. Marvel e está também na produção executiva da atração do vigilante. 

Assim, sob a gestão de Dario Scardapane, Demolidor: Renascido terá 9 episódios (onde dois estreiam no Disney+ no dia 4) e os outros episódios (dos 18 episódios encomendados anteriormente) vão compor uma segunda temporada.

E diretamente de Los Angeles, Scardapane e Amanat comentaram o que os fãs podem esperar de Demolidor: Renascido e algumas outras curiosidades de bastidores.

Karen Page (Deborah Ann Woll), Daredevil/Matt Murdock (Charlie Cox) and Foggy Nelson (Elden Henson) in Marvel Television’s DAREDEVIL: BORN AGAIN, exclusively on Disney+. Photo by Giovanni Rufino. © 2024 MARVEL.

ArrobaNerd: Dario, vamos começar com você! Você já é figurinha carimbada quando falamos sobre produções da Marvel já tendo trabalhado na série do Justiceiro. Poderia contar um pouco sobre como foi a reação que você teve quando te ligaram para trabalhar na série do Demolidor?

Dario Scardapane:  Minha reação inicial foi de pura alegria. Quero dizer, foi uma daquelas coisas em que você nunca sabe o que vai acontecer do outro lado do telefone. Nesse negócio, você recebe uma ligação e alguém diz: “Ah, você gostaria de vir aqui e falar sobre Demolidor: Renascido?” Eu digo: “Claro que sim, vamos lá” 

Então a reação foi: “Vamos lá”. 

ArrobaNerd: E quais experiências que você teve trabalhando na série do Justiceiro que agora anos mais tarde você conseguiu usar aqui na nova série do Demolidor? 

Dario Scardapane: A principal lição que tirei da série do Justiceiro e que consegui aplicar aqui em Demolidor é faz com que esses programas sejam interessantes. É sempre encontrar a humanidade dentro da ação. Sempre encontrar a pessoa dentro do traje, por assim dizer. 

E como todos esses personagens têm esse tipo de natureza dupla.

Temos o Rei do Crime e Wilson Fisk, temos o Demolidor e Matt Murdock, todos eles, com exceção, talvez , de Frank Castle, mas todos esses personagens têm dois lados. E se você se inclinar apenas para o herói durão, estará perdendo o que faz com que os fãs e as pessoas se envolvam. E isso é a humanidade, é o coração, é o que sempre queremos encontrar no coração mesmo nas cenas de ação. Onde está o momento emocional? Onde está o momento que realmente importa?

Seja quando estou trabalhando com alguém como John Bernthal e pessoas como Charlie Cox e Vincent D’Onofrio. É isso que os torna excelentes. Portanto, sempre escreva algo que eles possam pegar e usar nesse nível, nessa área, na emoção.

ArrobaNerd: Sana e como foi para você mudar de uma série como Ms. Marvel para uma produção como Demolidor: Renascido? Já que as duas podem ser projetos da Marvel mas são completamente diferentes no tom, no formato. Aliás, parabéns por Kamala Khan, sou um grande fã! 

Sana Amanat:  Oh, obrigada. Muito obrigada mesmo. Hum, é engraçado porque, para mim, é incrível. O que eu adoro trabalhar nesse setor e na Marvel em geral é que você pode experimentar coisas diferentes e ter uma visão diferente do que é um herói e do que é um super-herói.

Comecei nos quadrinhos e estou acostumada  a isso porque trabalhei com a Capitã Marvel, Ms. Marvel, e passei a trabalhar no Demolidor, por incrível que pareça. Então, eu sou capaz de arranhar um tipo diferente de criatividade trabalhando com esses personagens malucos e gosto da grade e da violência. Não posso dizer isso.

Eu não gosto de violência, mas gosto da borda do programa. Sou um grande fã. Demolidor é um dos meus personagens favoritos. Então, para mim, foi muito divertido e me sinto sortudo por ter jogado em dois tipos diferentes de caixa de areia. Acho que havia mais sangue na boca em Demolidir do que em Ms. Marvel. Na verdade, não sei se houve sangue em Ms. Marvel. E agora, como ontem, nas reuniões de dublês, eu tenho visto muito, muitos litros. 

Eu tenho mas, mas eu ainda vou dar notas nas reuniões de dublês, tipo, pessoal, eu adoro os chutes giratórios. Por favor, mantenham os chutes mais giratórios e mais vigorosos, são minhas anotações.

Daredevil/Matt Murdock (Charlie Cox) in Marvel Television’s DAREDEVIL: BORN AGAIN, exclusively on Disney+. Photo by Giovanni Rufino. © 2024 MARVEL.

ArrobaNerd: Vocês poderiam falar um pouco sobre as escolhas para a nova abertura da série? Porque é claro que tivemos aberturas semelhantes nas outras temporadas do programa, mas essa eu achei que foi uma mistura de The Crown, da Netflix e The Good Fight.

Não sei se vocês assistiram essas séries, mas para mim representam, é claro, muito do que podemos esperar da série, como renascimento, renascimento do personagem. Vocês podem falar sobre?

Dario: Foi um desenvolvimento muito grande. Quero dizer, desde o início, até onde nós chegamos agora, foi uma coisa de muitas mãos trabalhando com diferentes ideias. O time que trabalhou quis fazer uma coisa de percepção. Todos eles são fantásticos. E aí em algum momento do processo nós pensamos no conceito de instituições caindo e desmoronando e eles embarcaram nisso. 

Trouxemos algumas iconográficas do seriado antigo, mas a ideia quando veio de ser alguma coisa com estátuas ainda tudo fez mais sentido. E também, já que estamos aqui, quero parabenizar os irmãos Newton que cuidaram da música tema. Eles pegaram elementos musicais da abertura antiga e mudaram para alguma coisa completamente nova. Acho que foi a parte mais legal e divertida do processo. Eu acho que a abertura é realmente um bom exemplo do que foi a nossa intenção para o seriado. Foi usar o material original como uma fundação e meio que fazer alguma coisa diferente com ela. E eu acho que é compreensível termos pensado que vamos começar por aí, e mostrar que as coisas [na série] também estão mudando, e que nós estamos mudando para um novo caminho. 

Dario: Isso seria um ótimo extra de DVD. 

Sana: É como se fosse uma progressão de onde nós começamos e onde nós vamos. 

Dario: Totalmente é isso. 

Sana: Nós adoramos quando vemos a abertura. Ficamos empolgados com ela e vimos umas milhões de versões diferentes. 

ArrobaNerd: Logo de cara no episódio 1, nós temos um grande evento que acontece na atração para Matt Murdock. E isso meio que dita o tom para a série de maneira em geral e para os próximos episódios. Como vocês acham que o público vai reagir com essa reviravolta? Vocês estão preparados para a repercussão online que isso vai gerar? 

Sana: Se estamos preparados?

Os dois juntos [rindo]: Nós, obviamente, não estamos preparados!

Dario:  Mas nós tomamos essas decisões com isso em mente. Nós respondemos perguntas sobre  o que acontece ao longo do dia e sabe nossos corações estão partidos também e isso, infelizmente, era a nossa intenção. 

O que é importante, é que nós tivemos que fazer alguma coisa que pudesse mudar tudo! E que gerasse um episódio não só para o próximo episódio, mas sim para como o personagem vai continuar a sua jornada. Quando você toma uma decisão que é tão grande como essa, você precisa levar em consideração isso e também perceber que o que acontece no episódio 1 vai nos levar para aquilo que eu te falei ontem. É por isso que é tão complicado. É um grande passo? Estamos preparados para as repercussões? Nunca estamos. Você nunca está! E nós amamos os fãs, nós queremos fazer o certo para os fãs, mas nós nunca sabemos o quão arriscado é fazer essas mudanças. Nós não temos certeza de como será recebido. A única coisa que eu posso falar, nesse caso pelo menos, é que era uma coisa inevitável e que nós precisamos fazer para mostrar onde esses personagens estão indo. 

Kingpin/Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio) in Marvel Television’s DAREDEVIL: BORN AGAIN, exclusively on Disney+. Photo by Giovanni Rufino. © 2024 MARVEL.

ArrobaNerd: Eu espero que a série tenha diversas participações especiais. Mas como vocês balancearam quem vocês queriam trazer de volta para a série? Teve alguém que vocês queriam trazer de volta, mas não deu certo para essa temporada? Para uma segunda temporada? Podem falar um pouco sobre o que podemos esperar de participações especiais? 

Dario: Sem citar nomes, podemos falar em termos vagos. Este é um mundo grande.

Você sabe, o MCU é um universo realmente muito grande e Hell’s Kitchen e o local de atuação do Demolidor é outro canto do mundo que é povoado por alguns de nossos personagens favoritos e pessoas que todos nós gostaríamos de ver novamente. E esse processo é uma loucura. Eu pergunto: “E daí? E se eles dizem, não. E então eles perguntam: Podemos. E eu digo, sim. E então é tudo uma questão de tentar resolver isso.

O que posso dizer sem revelar nada é que alguns velhos amigos muito importantes, divertidos e satisfatórios, virão visitar. 

Personagens que devem retornar e fazer participações especiais em Demolidor: Renascido, mas não foram citados pela dupla, e sim que foram reportados pela imprensa americana: Tony Dalton que reprisa o papel de Jack Duquesne, o Espadachim, visto na série do Gavião Arqueiro e também Mohan Kapur como Yusuf Khan, o pai de Kamala Khan, a Ms. Marvel e que apareceu na atração.

Demolidor: Renascido estreia em 4 de março, às 23h, no Disney+.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Últimas