Exibida no canal aberto americano ABC (que faz parte do Grupo Disney), a série Uma Mente Excepcional estreou por lá em Setembro do ano passado, na tradicional semana da Fall Season, onde os principais canais americanos estreiam as programações para a chamada nova temporada televisiva.
Ao longo da exibição dos primeiros episódios, a atração se tornou a nova série do canal mais vista nos últimos anos (nos últimos 6 para seremos exatos [via Deadline]). O episódio de estreia passou no canal aberto, mas esteve depois disponível no streaming do Hulu, no Hulu on Disney+ em outras plataformas digitais que somaram mais de 11 milhões de visualizações. [via Variety]
No Brasil, a série estreou em janeiro e assumiu o posto de mais vista durante semanas e quando um novo episódio estreia toda terça-feira a série sempre está na lista. E não é por nada, mas Uma Mente Excepcional é realmente uma série excepcional. Os episódios são de caso do dia, mas a história geral desses personagens acompanha uma narrativa maior e os personagens são extremamente carismáticos.
A atração acompanha Morgan (Kaitlin Olson, Hacks, It’s Always Sunny in Philadelphia) uma mãe solteira extremamente inteligente, cujo talento não convencional para solucionar crimes leva a uma parceria incomum com o detetive Karadec (Daniel Sunjata) um veterano da Polícia de Los Angeles.
Completam o elenco os atores Javicia Leslie, Deniz Akdeniz, Amirah J, Matthew Lamb e Judy Reyes. A atração é baseada na atração francesa Haut Potentiel Intellectuel (HPI) e foi desenvolvida para o mercado americano por Drew Goddard (de The Good Place, do inédito Project Hail Mary e ainda do filme Perdido em Marte) que atua na produção ao lado de Sarah Esberg e de Todd Harthan que também é o showrunner do seriado.
E fomos atrás para desvendar os bastidores e o que faz Uma Mente Excepcional ser um sucesso nos EUA como em outros mercados com o ator Daniel Sunjata.
Confira o nosso bate-papo com ele.

ArrobaNerd: Obrigado por nós receber. Não sei se você sabe mas Uma Mente Excepcional estreou aqui no Brasil já tem quase 1 mês e durante todo esse tempo tem ficado nas primeiras posições das atrações mais vistas no Disney+?
Daniel Sunjata: Eu não tinha ideia. Tipo, é uma coisa… uau. Eu não tinha ideia. Mas isso é muito gratificante e muito bacana [de saber].
ArrobaNerd: E nos EUA, a série está em primeiro lugar no ranking de dramas transmitidos nesta temporada. Para você, o que você acha que faz essa série ser tão popular seja nos Estados Unidos, seja no Brasil?
Daniel Sunjata: Eu gostaria de poder te responder como algo inteligente sobre isso. Mas vou dizer o seguinte. Em termos de gênero, nós chamamos a série de um procedural. Sabe, tipo Law & Order, Grey’s Anatomy…. O tipo de programa que você pode assistir, mesmo que nunca tenha visto um episódio antes, tem um começo, um meio e um fim. Então, temos um assassinato da semana, certo? E tentamos descobrir o que aconteceu.
E acho que, por causa da Kaitlyn [Olson que também atua como produtora executiva], acho que o fato de não ser o que há de diferente no nosso programa é que ele é um procedural, mas tem esse elemento de comédia que ela está trazendo, certo? E acho que é isso que o torna um pouco diferente e acho que isso o ajuda a expandir o espectro de seu apelo, eu acho.
ArrobaNerd: Eu estava falando com uma amiga sobre o quão bons os episódios da série são e me falou que tava gostando também e que o ator que interpretava o detetive Karadec estava em O Diabo Veste Prada. Automaticamente eu: Ele não estava, você está me zoando. E fui para o Google e sim você participou do filme. Antes de tudo, as pessoas ainda te reconhecem por conta do filme?
Daniel Sunjata: Sim, tem vezes que sim, tem gente que me reconhece. É muito estranho porque, sim, eu participei desse filme. Mas, quero dizer, eu não consideraria o papel que desempenhei no filme particularmente grande ou significativo, mas só de estar no filme, não sei, talvez, eu tenha tido 12 minutos de tempo de tela. E sim, mesmo agora, mesmo com todo esse cabelo grisalho e todas essas rugas, as pessoas ainda dizem: “Eu me lembro de você em O Diabo Veste Prada”. Isso é fantástico. Isso é fantástico.

ArrobaNerd: Eu digo isso, por que definitivamente a Morgan seria uma pessoa que descobriria que a Miranda Priestly (de Meryl Streep) não teria gostado da coleção por que ela fez um biquinho de desaprovação.
Daniel Sunjata: Com certeza! [risos]
ArrobaNerd: Digo isso por que acho que os caso da semana são muito criativos. Você tem algum caso de algum episódio que seja o seu favorito? Ou até mesmo um caso que vocês tenham recebido e pensaram: Isso não é possível! ou Isso não faz sentido nenhum? e até mesmo como os roteiristas conseguiram chegar nessa história?
Daniel Sunjata: Olha definitivamente eu não sei o que acontece na sala dos roteiristas. Mas o que eu posso dizer é que, como atores, somos muito abençoadas por que os roteiros que recebemos são muito divertidos mesmo. Você o lê e pensa: “Ah, vai ser muito divertido interpretar isso”. No contexto de vamos ter que fazer isso mesmo.
Para mim, meu episódio favorito, seria o piloto. Seria o primeiro episódio da série. Não é que os outros episódios não tenham sido divertidos ou gratificantes, mas, sabe, acho que se eu tivesse que escolher, é como pedir a um pai para escolher entre filhos. Eu não sei. Eu amo, amo todos vocês, mas eu diria que o episódio número um é provavelmente meu episódio favorito.

ArrobaNerd: Sabemos que nos EUA a temporada televisiva funciona de uma forma diferente. Vocês gravam um episódio piloto e, talvez, o projeto é aprovado para uma temporada completa e tudo mais.
Existe alguma coisa que você descobriu sobre o Karadec quando você gravou o piloto e que depois que Uma Mente Excepcional recebeu a temporada completa você viu e falou: poderia ter feito isso diferente? ou até mesmo quando chegou dois, três episódios lá na frente, vocês falaram: ainda bem que tomamos essa decisão?
Daniel Sunjata: Sim, sim, realmente isso aconteceu de verdade. E isso são elementos do programa que somente as pessoas que estão assistindo a todos os episódios perceberiam. Essa foi uma observação muito astuta de sua parte. Se alguém nunca tivesse visto o programa, talvez, não percebesse essas pequenas mudanças.
Essas são, você sabe, as maneiras pelas quais os personagens evoluem, os relacionamentos evoluem. Você descobre mais sobre ele e por que meu personagem é do jeito que é. Além disso, acho que o tom do programa muda um pouco. Houve um momento, quando estávamos criando o programa, em que estava começando a se tornar mais uma comédia em vez de um drama policial sério.
O que a emissora e o estúdio queria, no final das contas, era um drama policial sério que tivesse um elemento de comédia. Portanto, isso exigiu um pouco de recalibração, um pouco de ajuste. Você entende o que quero dizer, né? Isso faz sentido, certo? Mas em termos de como as camadas dos personagens são reveladas, sim, esses elementos estão lá, mas acho que as pessoas podem assistir ao programa mesmo que não percebam isso e ainda assim se divertirem.
ArrobaNerd: A dinâmica que você tem com a Kaitlin Olson em Uma Mente Excepcional é muito boa de acompanhar. De maneira geral, a escrita no seriado é muito boa. Existiram momentos que vocês estavam ensaiando e improvisaram alguma coisa e que depois usaram isso para quando foram gravar?
Daniel Sunjata: Sim, eu diria que isso não acontece muito. Há um pouco de espaço para improvisação, e a maior parte do que você está vendo, a maior parte do que o público está vendo, é o que estava nas páginas. A maior parte está realmente no roteiro.
Há momentos, especialmente quando se trabalha com Kaitlin Olson que é uma comediante magistral e uma produtora brilhante. Então, em termos de sua espontaneidade como atriz. Sim, ela faz coisas que talvez você não esteja esperando. Talvez, isso seja parte da essência da magia que ela traz para o show, mas não há muito disso. Não há muito disso. A maior parte é o que estava no roteiro.
ArrobaNerd: O canal ABC faz parte do grupo Disney e que lançam os filmes da Marvel Studios. Existe algum personagem dos quadrinhos que você gostaria de interpretar?
Daniel Sunjata: Quando eu era mais jovem, sim, mas para ser totalmente honesto, acho que estou um pouco fora do universo Marvel. Teria que ser algum tipo de personagem muito específico.
E, para responder à sua pergunta, não, não há nenhum personagem no universo Marvel que eu sempre tenha fantasiado interpretar, mas se me chamarem, eu atenderei o telefone.
ArrobaNerd: Vamos colocar Kevin Fight na linha, por favor.
Daniel Sunjata: Sim, sim, isso seria ótimo. Seria ótimo. Mas estou feliz com o que tenho.
ArrobaNerd: Existe alguma coisa que você gostaria de dizer para os novos fãs brasileiros que você fez com Uma Mente Excepcional? O que você tem a dizer para a audiência brasileira?
Daniel Sunjata: Sinto-me muito honrado com o fato de o programa ser popular no Brasil. Devo dizer que notei que não sou muito ligado em mídias sociais, mas notei que nas mídias sociais muitos brasileiros estão expressando seu apreço pelo programa. E eu só quero dizer olá ao Brasil e muito obrigado pelo apoio de vocês.
Sem o apoio dos fãs, quero dizer, sem pessoas assistindo ao programa, apreciando-o e gostando dele. Nós não teríamos, você sabe, nem mesmo um emprego. Portanto, quero agradecer muito ao Brasil pelo apoio ao nosso programa. Sim. Muito obrigado.
Uma Mente Excepcional exibe episódios todas as quintas-feiras no Disney+. O final de temporada está marcado para ser exibido em 10 de abril.