sexta-feira, 22 novembro, 2024
InícioFilmesCríticasDumbo | Crítica

Dumbo | Crítica

Respeitável público, meninos e meninas, eis que temos aqui um novo live-action da Walt Disney! E com Dumbo (2019), será que o estúdio acertou?

Comandado por Tim Burton, o longa recria e adapta a animação de 1941, e assim, o diretor amplia a história contada, cria novas camadas, personagens e tramas para os moradores do circo onde vive o adorável elefante orelhudo. Mas, ao mesmo tempo que Burton faz um filme visualmente incrível, autoral, com um DNA próprio e quase único, Dumbo acaba também por não ser todo esse espectáculo todo viu?

Dumbo (2019)
Dumbo – Crítica | Foto: Walt Disney Pictures

Claro, a produção tem seus méritos, sim, começando pelo ator Danny DeVito que literalmente rouba todas as cenas e faz um personagem excêntrico, divertido e que se consagra como mais um dentro da gama de personagens marcantes de Tim Burton. Aqui, DeVito, rouba os holofotes para ele, e faz um número único dentro do show de Burton.

E talvez, aqui, que esteja o grande problema de Dumbo, o longa parece ser uma grande apresentação artística, mas que cansa o espectador de ficar olhando para ela após certo tempo.

Dumbo tem várias qualidades , principalmente as técnicas, de fotografia e edição, onde o filme se beneficia de jogadas de câmera interessantes optadas por Burton, mas parece que o deslumbre inicial das mesmas mascaram as deficiências do roteiro que entrega uma história um pouco dura e que demora a engrenar.

Michael Keaton, Colin Farrel e Eva Green até ajudam a deixar o filme com uma cara de glamour, elegância e sofisticação enorme, mas nem o caro trio de atores consegue fazer com que a produção consiga brilhar como poderia (e deveria!). As relações entre os personagens são pobres, juntamente com suas ambições e desenvolvimento dentro do filme.

Danny DeVito in Dumbo (2019)
Dumbo – Crítica | Foto: Walt Disney Pictures

Dumbo, assim como O Retorno de Mary Poppins, não é um filme para crianças, o longa aborta temas difíceis e digamos pesados, numa trama triste e melancólica.

Em Dumbo, ficamos na expectativa o tempo todo, como se estivéssemos em cima do picadeiro, esperando o elefantinho voar e encantar. O filme passa, o show acontece, as cortinas se fecham, hora de ir embora.

Aqui, o espectáculo nos deixa com a sensação de que com Dumbo poderíamos ter voado mais.

Nota:

Dumbo em cartaz nos cinemas.

Try Apple TV

Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados
Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Try Apple TV

Últimas

“Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (…) melhor.” afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a...

"Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (...) melhor" afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a série médica Sutura
Try Apple TV