Os desafios de gravar um live-action de A Pequena Sereia são muitos! A começar pelas cenas embaixo d’água. Mas as cenas na superfície também derem trabalho para o time de produção.
E durante um evento virtual, o diretor Rob Marshall e o produtor John DeLuca comentaram os principais desafios e algumas curiosidades de bastidores do longa. Confira:
Sobre as cenas fora d’água o trabalho da produção foi muito criterioso para tentar achar locações ideias para o longa. Afinal, temos diversas cenas icônicas da animação que se passam na praia, seja a cena onde Ariel canta para Eric depois que o salva do naufrágio e até mesmo o momento final, onde a jovem sereia vira humana mais uma vez pelas mãos do Rei Tritão.
E sobre essas locações, o time comentou um pouco sobre encontrar o lugar perfeito para gravar o longa.
DeLuca comenta: “Nós procurarmos em uma quantidade grande de ilhas.”
“Nós exploramos muitos lugares e acabamos parando lá. Para mim, adoro aquela pequena praia que encontramos na Sardenha [na Itália]. E, felizmente, Rob concordou com isso. E isso só ajudou com o que imaginávamos, mas também com a nossa visão sobre o conto. E ajudou também para os atores quando chegaram lá… ao ficarmos lá, naquela [praia] ajudou e nos deixou sentir aquele sentimento caribenho para as músicas.” diz ele.
“Era muito importante ter as músicas Beije A Moça e Aqui no Mar com o gostinho de uma locação do Caribe. E eles tem as mais belas águas e as mais belas praias.” conclui o produtor.
Sobre a locação, Marshall comenta: “É também um local bem rústico, e nada elegante.” e DeLuca concorda: “Era importante termos essa influência dinamarquesa de Hans Christina Anderson, com as pedras no mar… era muito importante. E lá tinha tudo.“
“Era importante encontrar um lugar que transmitisse o drama épico que a história pede. Sardenha tem tudo: as águas cristalinas, as costas deslumbrantes, as falésias e fortalezas, as vastas praias e as estradas rurais”, diz Marshall.
As locações de Sardenha incluíram a Cala Moresca, uma enseada e um píer de pesca na costa nordeste, onde as cenas da vila de pescadores e do píer do castelo foram filmadas. A praia de Rena Majore foi escolhida como a praia de Ariel, onde ela surge das águas e sobe na rocha.
E aqui vai uma curiosidade: a rocha foi feita sob medida e levada para Sardenha, sendo colocada na água antes da chegada do elenco.
Por fim, as cenas da carruagem com Ariel e Eric foram filmadas na costa da praia conhecida como Rena di Matteu.
Já castelo de Eric é de inspiração colonial e tem uma aparência desbotada, como se estivesse sido erodido pelo clima marítimo. Seu interior é luminoso e arejado, com inúmeros pátios e terraços, e plantas dentro e fora dos quartos.
Outro ambiente muito presente na vida de Eric é seu navio, que conta com uma tripulação de trinta marinheiros. “Tivemos que construir o navio como um cenário físico e foi um cenário teatral incrível, algo que raramente é visto em filmes”, conta o produtor executivo Jeffrey Silver.
O navio foi construído em um set externo do Pinewood em um tanque gigante. Em tamanho real, o navio tem lindas velas, um casco de madeira, cordas, mastros e muitos outros elementos desenhados como se fosse do século XIX.
“Ele tem a escala de um grande navio do início do século XIX, mas acrescentamos alguns detalhes, como madeira de mogno e nogueira e ripas de bronze, para torná-lo mais elegante. Também trouxemos a cor azul, que é a cor característica do Príncipe e de seu castelo, e o tornamos mais principesco com entalhes especiais que deram ao navio um cunho mais pessoal”, descreve Myhre.
Lin-Manuel Miranda produziu novas músicas junto com Alan Menken.
David Magee escreveu o roteiro. Rob Marshall cuidou da direção.
A Pequena Sereia em cartaz nos cinemas.