Já montaram a programação do Festival do Rio 2024? Pois temos aqui uma lista com dicas de 10 filmes IMPERDÍVEIS para colocar e ficar de olho nas sessões.
É a 26ª edição do tradicional Festival de cinema, que acontece agora em 2024 entre os dias 3 a 13 de outubro.
Temos as pré-estreias nacionais de produções já badaladas e que prometem ser figurinhas certas na temporada de premiação que já começou com a realização de três dos grandes festivais interacionais como Telluride, Veneza e Toronto. E são projetos que vão passar pelas telas dos cinemas da capital maravilhosa.
Temos do vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, o principal prêmio do evento, O Quarto Ao Lado, de Pedro Almodóvar, e estrelado pelas atrizes Tilda Swinton e Julianne Moore. Temos também Sebastian Stan como Donald Trump em O Aprendiz e ainda diversas outras apostas de longas que vão tentar uma chance na categoria de Melhor Filme Internacional no próximo Oscar e ser competição para o Brasil que vai enviar Ainda Estou Aqui.
E claro, os nacionais como Malu do diretor Pedro Freire e também Baby, de Marcelo Caetano, que também passar por festivais internacionais e desembarcam no Festival na mostra Première Brasil.
Confira a lista com 10 destaques do festival para ficar de olho.
A Garota da Agulha
O longa do diretor Magnus Von Horn fez parte da competição em Cannes 2024 e é a aposta da Dinamarca para tentar uma vaga na categoria de Melhor FIlme Internacional no Oscar 2025.
Na trama, acompanhamos Karoline uma operária que luta para sobreviver em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial. Quando se vê desempregada, abandonada e grávida, ela conhece a carismática Dagmar, que administra uma agência de adoção clandestina. Karoline assume o papel de ama de leite e as duas se tornam bem próximas, mas o mundo da jovem é despedaçado quando ela descobre a verdade por trás do seu trabalho.
Sessões dia 04, 07, 12 e 15 de outubro.
A Verdadeira Dor
Diretamente do Festival de Sundance, onde a produtora Searchlight Pictures pagou mais de US$ 10 milhões pelo longa do diretor Jesse Eisenberg, A Verdadeira Dor ainda levou prêmio de Melhor Roteiro na edição do mesmo festival americano.
Estrelado pelo próprio Eisenberg e com Kieran Culkin (vindo do sucesso monstruoso da série Succession), o longa acompanha os primos incompatíveis David e Benji se reúnem para um passeio pela Polônia em homenagem à amada avó. No entanto, a aventura toma rumos inesperados conforme as antigas tensões dos dois ganham força durante a investigação da história familiar.
Sessões dia 04, 07, 11 e 13.
Baby
Exibido em Cannes, Baby também levou prêmio de Ator Revelação para Ricardo Teodoro na Semana da Crítica 2024 do festival francês.
Após ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington se vê sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem contato com seus pais e sem recursos para reconstruir sua vida. Durante uma visita a um cinema pornô, ele encontra Ronaldo, um homem mais velho, que lhe ensina novas formas de sobrevivência. Gradualmente, o relacionamento entre eles se transforma em uma paixão conflituosa, oscilando entre exploração e proteção, ciúmes e cumplicidade.
Marcelo Caetano cuidou do roteiro e direção.
Sessões dias 07 e 08 de outubro.
Emilia Pérez
O longa será a abertura do festival do Rio e tem sido um os filmes mais comentados dessa temporada. Levou o prêmio do Júri e Prêmio de Melhor Atriz para Adriana Paz, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldaña em Cannes 2024.
O novo do diretor Jacques Audiard, se passa no México nos dias de hoje e acompanha a superqualificada e desvalorizada, a advogada Rita trabalha em uma empresa que prefere encobrir crimes do que servir à justiça. Um dia, ela recebe uma proposta inesperada para ajudar um chefe de cartel a se aposentar e desaparecer. Há anos ele planeja se transformar na mulher que sempre sonhou ser.
Sessões dia 04, 08, 11 de outubro.
Malu
Do diretor Pedro Freire, o longa passou também no Festival de Sundance no começo do ano. Na trama, Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.
Sessões 10 e 11 de outubro.
O Aprendiz
O polêmico O Aprendiz chega semanas antes da eleições americanas e que quase não saiu nos cinemas do país. Depois de passar em Cannes, o longa do diretor Ali Abbassi promete colocar o dedo na feriado. Um quase irreconhecível Sebastian Stan interpreta o ex-Presidente dos EUA Donald Trump.
Mas o recorde para O Aprendiz é que o filme se passa nas décadas de 1970 e 1980, onde o jovem Donald Trump inicia seu negócio imobiliário por meio de uma barganha com o influente — e controverso — advogado e mediador político Roy Cohn. Com sede de poder em um contexto de corrupção, o ambicioso Trump vai de homem de negócios a celebridade de reality show, finalmente se tornando presidente dos Estados Unidos e uma das figuras mais polêmicas do mundo.
Conta ainda com os atores Jeremy Strong (de Succession), Maria Bakalova (de Borat 2) e também Martin Donanvan.
Sessões dia 10, 11 e 13 de outubro.
O Quarto ao Lado
É o primeiro filme de língua inglesa do diretor Pedro Almodóvar e que ganhou o Leão de Ouro no festival de Veneza no mês passado. Estrelado por Tilda Swinton e Julianne Moore, O Quarto Ao Lado acompanha, Ingrid e Martha eram muito amigas na juventude, quando trabalharam juntas na mesma revista. Depois disso, Ingrid se tornou escritora de autoficção, Martha virou correspondente de guerra e as duas foram separadas pelas circunstâncias da vida. Após anos sem contato, elas se reencontram numa situação extrema, mas estranhamente doce.
Sessões dia 04,10 e 12 de outubro.
September 5
Depois de ter aberto a Mostra Orizzonti e ganhando destaque nas principais listas americanas, o longa 5 de Setembro, conta uma história real e bastante angustiante.
A trama se passa ao longa da noite de 5 de setembro de 1972, onde um grupo terrorista chamado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Munique e fez atletas da delegação israelense reféns. Retratando os jornalistas esportivos que cobriam a competição e tiveram que mudar radicalmente suas pautas para noticiar o sequestro em tempo real, o filme aborda as responsabilidades jornalísticas e um tema que se torna mais importante a cada dia: o poder da mídia.
Do diretor Tim Fehlbaum, o longa é estrelado por Peter Sarsgaard, Johh Magaro e Leonie Benesch.
Sessões em 08, 10 e 12 de outubro.
The End
Do diretor Josuha Oppenheimer e com elenco de nomes conhecidos como Tilda Swinton, George Mackay, Moses Ingram e Michael Shannon, o longa se passa 25 anos depois de um colapso ambiental ter tornado a Terra inabitável. Assim, acompanhamos uma mãe, pai e filho vivem num bunker suntuoso, agarrando-se aos rituais diários para manter a esperança e alguma normalidade.
A rotina é interrompida pela chegada de uma estranha. O filho, que nunca viu o mundo exterior, fica interessado por ela, abalando a estrutura familiar. À medida que as tensões aumentam e os ressentimentos ocultos vêm à tona, a convivência aparentemente perfeita começa a desmoronar. No entanto, o confronto com essas verdades abre a possibilidade de aceitação, amor e mudança.
Sessões 05 e 09 de outubro.
The Seed of the Sacred Fig
O longa passou no Festival de Cannes em 2024 e levou os prêmios Prix Spécial e o Fipresci.
E ainda é a aposta da Alemanha para Oscar para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. Do diretor Mohammad Rasoulof, o longa Iman, que foi recém-promovido para juiz e que luta contra a paranoia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem.
Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares.
Sessões dias 08,12, e 15 de outubro.
Bônus!
Matem O Jóquei
Do diretor Luis Ortega, o longa é a aposta da Argentina para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar.
Passou no Festival de Veneza e acompanha Remo Manfredini é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar o talento e ameaça seu namoro com Abril. No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertaria das dívidas com o poderoso mafioso, ele sofre um grave acidente, some do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. Livre de sua identidade, Remo parece finalmente encontrar um propósito, mas Sirena deseja encontrá-lo vivo ou morto.
Sessões 4, 08 e 11 de outubro.
E quais são suas escolhas para o Festival do Rio 2024?