domingo, 24 novembro, 2024
InícioFilmesCríticasDates de Formatura | Crítica: Situações caóticas e boas piadas em divertido...

Dates de Formatura | Crítica: Situações caóticas e boas piadas em divertido coming of age

Dates de Formatura entrega situações caóticas e boas piadas em divertido coming of age. Nossa crítica.

As comédias teen com uma pegada de coming of age têm ganhado uma sobrevida nos últimos tempos na medida que produtores, roteiristas e diretores que cresceram com o gênero no final dos anos 80 e anos 90 chegam em Hollywood para trabalhar no mercado e desenvolver novos projetos. E é essa sensação que tive ao assistir Dates de Formatura (Prom Dates, 2024): ver uma comédia que no passado muito bem poderia fazer um enorme sucesso na Sessão da Tarde no passado e que acerta ao entregar uma história simples e personagens cativantes.

É uma fórmula pronta e que sabe muito bem o que fazer com que o espectador se sinta confortável com ela. É o que filmes do gênero há anos fazem e que aqui Dates de Formatura faz com um toque mais moderno. Não entrega nada de novo, mas também sinto que não precisa? Afinal, ao longo do filme, eu notei que não ria com duas protagonistas de um filme do gênero assim desde de BookSmart – Fora de Série lá em 2019.

Antonia Gentry e Julia Lester em cena de Dates de Formatura. Foto: Star+/ Walt Disney Company. All Rights Reserved.

Claro que de lá para cá o próprio gênero mudou, passamos pela popularização do streaming, veio a pandemia e depois as greves em Hollywood que mudaram drasticamente o cenário na indústria. Isso quer dizer que não tivemos outras boas comédias assim? Claro que tivemos, da desbocada Bottoms, para as mais fofinhas como a franquia da A Barraca do Beijo, Todos Os Garotos… e etc, mas aqui com Dates de Formatura o que temos é um longa extremamente bem escrito e com nomes relativamente desconhecidos da indústria e que entregam uma comédia extremamente gostosa de se assistir. É o famoso parece ser bom, mas se supera e entrega alguma coisa ainda melhor.

Acho que o principal responsável por isso e por fazer o filme dar certo, é por conta do texto de D.J. Mausner (que relativamente não fez muitas outras coisas em Hollywood) é o que dita o tom de Dates de Formatura. E se o texto faz muito para o filme, é presença das carismáticas protagonistas que elevam o material e realmente entregam duas amigas que você gostaria de andar junto. Da ótima Julia Lester como a tímida e socialmente estranha Hannah que decide dar um pé na bunda do grudento namorado viciado em musicais e Glee, Greg (Kenny Ridwan, a atuação mais exagerada de todo o filme) e admitir para si mesmo que sim, ela gosta de garotas para Jess (Antonia Gentry, uma futura Gina Rodriguez se os agentes trabalharem bem) que descobre que o namorado atleta, o tipico riquinho jock dos filmes do gênero Luca (Jordan Buhat, com um que de Nicholas Galitzine em Bottoms) a traiu na véspera do baile de formatura e arruinou suas chances de ser rainha do baile.

Assim, no filme essas amigas vão precisar encontrar novos pares em uma noite caótica e que, no final, elas vão encontrar a si mesmas, rever suas vidas e o que elas podem esperar de seus futuros. Pegando tudo que deu certo em Superbad – É Hoje (2007), BlockersNão Vai Dar (2018) e até mesmo o já falado Booksmart, Dates de Formatura coloca essas melhores amigas nas mais divertidas, surreais e hilárias situações na medida que a noite vai longe quando elas decidem que vão para o baile com novos pares custe o que custar. Elas embarcam então em uma jornada maluca em festas universitárias começando por uma que Heather Pinguça (Zion Moreno do novo Gossip Girl em participação especial) está dando, para caírem em uma outra festa, de uma fraternidade só de rapazes onde uma dançarina entra na jogada, para uma balada onde até mesmo o irmão de Hannah, Jacob (JT Neal) entra na jogada.

Assim, o roteiro vai colocar diversas etapas e obstáculos na missão dessas garotas em encontrar novos pares para o baile no dia seguinte.  E a forma como Mausner faz essas personagens encaram seus problemas e anseios é bastante interessante de se assistir na medida que Lester e Gentry ganham espaço para realmente entregarem bons momentos. Seja quando estão em cenas juntas (basicamente o filme todo) quanto em cenas separadas em que o diretor Kim O. Nguyen as usa da melhor forma possível. Seja no plano sequência em que vemos Hannah em uma festa enquanto toma coragem para falar com uma garota pela primeira vez, ou no acerto do humor mais físico quando Jess consegue convencer um universitário a ir com ela no baile, mas um troféu cai na cabeça dele enquanto os dois estão na cama. 

Zion Moreno e Julia Lester em cena de Dates de Formatura. Foto: Star+/ Walt Disney Company. All Rights Reserved.

Fica claro que muito de Dates de Formatura é colocar essas personagens em cenas das mais malucas possíveis, de momentos de vergonha alheia, e que apoiar em barulhos estranhos e fluidos corporais saindo do corpo dos personagens, mas é como essas coisas são inseridas no contexto do filme, e da história dão certo para essa comédia e para o que, no final, o filme quer contar por mais simples e que “já vimos isso antes” que esteja estampado na cara de Dates de Formatura. 

E o mais importante aqui é, que ao longo das 1h20min de duração que o filme tem, o espectador deverá se divertir, rir, e se identificar de alguma forma com essas duas amigas malucas em busca de passarem bons momentos no baile, e que no final passam bons momentos antes dele. Quem diria que correr pela cidade com sua melhor amiga seria mais interessante do que colocar um vestido (ou um terno), ouvir o diretor (John Michael Higgins) pagar de DJ, e dançar em uma festa ? Às vezes, tudo que precisamos para o final de semana é um filme besteirol como Dates de Formatura que tenha um personagem pagando mico no palco e tá tudo certo. 

Nota:

Dates de Formatura chega em 3 de maio .

Onde assistir Dates de Formatura streaming?

Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Últimas