A previsão de retorno e de abertura para os cinemas e outros espaços culturais era para a próxima semana, dia 27, conforme as regras estabelecidas pelo governo do Estado de São Paulo no começo do mês (leia mais aqui). Mas pelo visto isso não será o caso.
A prefeitura da cidade anunciou hoje (24) que os estabelecimentos não serão reabertos. A retomada das atividades só será liberada quando a capital chegar na fase verde, e ficar nela por 4 semanas.
A fase verde significa “Abertura parcial”. E é a quarta 4 de 5 para o processo de normalização.
A regra era quando a cidade estiver por mais de 4 semanas na chamada fase amarela (Flexibilização) que a reabertura seria permitida. O prefeito da cidade afirmou que “a Vigilância Sanitária do município pediu para que esperássemos o município entrar na fase verde para poder liberar a área cultural aqui na cidade.” (Via G1)
O governador anunciou também hoje que a quarentena foi prorrogada até 10 de agosto.
Para abrirem novamente as redes de cinema terão que aprovar com a vigilância sanitária um plano de funcionamento e seguir uma lista de restrições.
Confira a lista:
- Uso da Máscara será obrigatório para todos;
- O estabelecimento deverá funcionar com um capacidade máxima de 40% de pessoas.
- Nada de bilheteria física, só ingressos comprados on-line, e com lugar marcado;
- Os lugares devem respeitar a regra de 2 metros um dos outros;
- Sem consumo de alimentos e bebidas, que é a fonte principal de renda das redes de cinemas;
Apenas 6 horas de funcionamento, ou seja, dará para passar em cada sala pelo menos 2 filmes de no máximo 2 horas e meia por sala, contando o tempo de higienização entre uma sala ou outra, e a saída e entrada dos clientes.
[ARTIGO] COMO FICARÁ O CALENDÁRIO DE LANÇAMENTOS NOS CINEMAS? DEPOIS DO SURTO DE CORONAVÍRUS, OS ESTÚDIOS PLANEJAM O RESTANTE DO ANO.
Ontem mesmo vimos que muitos estúdios adiaram para 2021 seus filmes. Mulan foi um deles que seria um dos primeiros a serem lançados. A previsão de retorno era para o final de agosto.