Em pleno CannesSeries, onde a série Limbo… Até Eu Decidir fez sua pré-estreia batemos um papo com a atriz Clara Lago, a protagonista da atração, e ainda com as diretoras Agustina Macri e Fabiana Tiscornia.
Do que se trata, o seriado Limbo… Até Eu Decidir que chega no Brasil pelo Star+?
O suspense argentino terá 10 episódios para seu primeiro ano e acompanha a história de Sofia (Clara Lago), uma jovem milionária que parece ter tudo: uma vida glamurosa, uma família que satisfaz todos os seus caprichos e grandes amigos que são seus cúmplices em um estilo de vida ousado. Quando seu pai (Enrique Piñeyro) morre, ela deve retornar a Buenos Aires, cidade onde nasceu, e enfrentar um intenso legado que inclui o negócio da família, a rivalidade com seus dois irmãos (Mike Amigorena e Esteban Pérez) e a descoberta de um lado desconhecido de seu pai. Motivada a provar que ela pode ser mais que um caro enfeite, Sofía embarcará em uma jornada cheia de tropeços, mas também de revelações.
Perguntadas como foi lançar o seriado no festival, as diretoras comentaram: “Foi maravilhoso. Primeiro por que selecionaram a série para participarem da competição oficial, foi um autêntico privilégio, e foi um prêmio só de seremos selecionadas, afinal te permite ser um portal [de divulgação] para o mundo… Pudemos passar os 2 primeiros capítulos em uma tela grande, com [a presença] de um público. Com uma série, às vezes, não temos a possibilidade de fazer isso.”
A personagem de Lago, Sofia tem uma deficiência auditiva e usa um aparelho para a ajudar a ouvir. E os dois primeiros episódios são bem sensoriais para entendermos mais sobre ela, suas decisões, e tudo mais. Perguntadas como foi trabalhar na composição das cenas e como foi tentar mostrar para o público como Sofia se sente, as diretoras comentaram: “Foi um processo muito natural, já vimos isso em outros roteiros e queríamos que fosse uma protagonista que estava presente em todas as sequências e com uma voz off bastante poderosa, principalmente no episódio 1.”
“Ela ter um problema de audição e precisar usar um aparelho foi algo que nos deu um jogo muito interessante. Então tudo que tentamos construir foi em volta da personagem, seja visualmente, quanto sensorialmente.” completa a diretora.
Ela finaliza: “Todas as tramas se conectam com a personagem.”
Com Limbo… Até Eu Decidir, a atriz Clara Lago se encontra em um papel mais dramático em relação a produção El Vicino, uma comédia da Netflix em que a atriz interpreta uma jovem que suspeita que seu ex-namorado é um super-herói. Perguntamos como a atriz se sente ao trabalhar esses dois gêneros.
Lago responde: “Em Limbo, por exemplo, é uma série que me exige muito porque eu estou em basicamente tudo, em todas as sequências e isso demanda muito, seja mentalmente, seja fisicamente ou emocionalmente. É um desafio muito maior. Particularmente eu me sinto mais confortável no drama do que na comédia. Fazer comédia é muito mais difícil.” afirma ela
“Eu tenho o maior respeito, mas é mais difícil de trabalhar porque você também não tem tantos pontos em que se apoiar. Com o drama me parece que [a história] pode ser construída mais facilmente no audiovisual, podemos nos apoiar em uma técnica específica, você pode usar a música e tudo mais. Já na comédia é aquilo: funciona ou não funciona.” afirma ela.
Lago comenta também: “Então eu fico mais nervosa em estar em um set de comédia do que drama. E também porque embora a filmagem de Limbo me exigisse muito, o fato de estar lá o tempo todo, para todas as cenas, eu já fazia mais parte da equipe do que artística. E eu adoro isso.”
Ela finaliza: “Eu sou um pouco viciada em estar no set de filmagem, quanto mais tempo passado, mais confortável eu me sento, e mais livre para fazer meu trabalho eu fico.”
E sobre o que os fãs podem esperar do primeiro ano de Limbo e qual episódio que podemos esperar uma grande discussão ou uma grande engajamento dos fãs.
As diretoras responderam: “Acho que felizmente acreditamos que cada episódio tem, e acontece, alguma coisa, porque claro, há muitas histórias do passado, há muitos mistérios ,e questões que vão se revelando aos poucos na série. Então, cada episódio traz algo novo que coloca uma luz no que você já viu.” afirma elas.
“Todos os episódios tem uma característica, mas para mim, particularmente, eu gosto muito do episódio 6, é um capítulo muito emocional, e mostra toda a conexão [de Sofia] com a mãe”. dizem elas.
Ela finaliza: “O episódio 5 também muito especial pois mostra algumas coisas na Espanha… no 8 também.” E Lago diz: “Cuidado com o episódio 8 tem spoilers.”
Já estamos curiosos.
Limbo… Até Eu Decidir chega em 2022 no Star+.