Muitas estreias nos cinemas nacionais, mas poucos filmes conseguiram entrar no Top 10 de filmes mais vistos e de bilheteria no período de 22 até 28 de agosto, segundo os dados liberados pelo Comscore.
O topo da tabela ficou, novamente com o combo formato, pelos filmes: É Assim Que Acaba, da Sony Pictures, e que já ultrapassou mais de 2 milhões de espectadores no Brasil. Já foram mais de R$ 45 milhões milhões arrecadados, no total, e o país está na lista de Top 5 mercados internacionais para o filme: Reino Unido, Austrália, México e Alemanha são os outros quatros. [via Deadline]
E também com Deadpool & Wolverine (Marvel Studios/Disney) que já levou mais de 6,7 milhões de pessoas aos cinemas e faturou mais de R$ 142 milhões em bilheteria no Brasil. Já soma mais de US$ 1,2 bilhões, arrecadados, em todo mundo. [via BoxOfficeMojo].
Assim, as estreias da semana tiveram que lutar para conseguirem um espaço. Seria a nova safra mais fraca? Seria falta de interesse do público nesses projetos? O final do mês batendo e o espectador casual economizando? Ou uma programação menor de salas para esses filmes?
Muitos questionamentos, mas o que sabemos, ao vermos os dados de bilheteria nacionais, é que mesmo a recepção negativa da crítica de O Corvo (Imagem Fiimes), o filme conseguiu ainda ser a melhor estreia entre as estreias do período. Claro, não são números espetaculares que devem garantir uma sequência, mas é curioso ver como o filme se materializou no país.
O Corvo pegou classificação etária 18 anos no país, o mesmo de Deadpool & Wolverine, mas mesmo assim levou 107 mil pessoas aos cinemas e faturou mais de R$ 2,39 milhões por aqui. Abriu em 3º lugar no Brasil. Nos EUA, o longa estreou em 8º lugar e arrecadou US$ 4,6 milhões. [via Deadline] É o segundo filme da produtora Lionsgate que vai mal em bilheteria junto com Borderlands. A diferença é orçamento que de O Corvo foi infinitamente menor (sem contar com os custos promocionais de marketing): US$ 50 milhões [via Variety] para o longa estrelado por Bill Skarsgard vs aproximadamente US$ 110 milhões para a adaptação dos jogos de vídeo-game. [via Variety]
Entre as outras estreias, a mistura de live-action e animação Harold e o Lápis Mágico (Sony) estreou por aqui no sexto lugar. Mesmo com o estúdio promovendo, massivamente nas redes sociais, o diretor Carlos Saldanha, o destino para o filme tentar achar uma audiência será mesmo o streaming, onde a parceria com a Max deverá colher frutos se o longa for programado para chegar on-line em Outubro para o mês das Crianças. Foram 53 mil pessoas e R$ 1,18 milhões arrecadado na semana de estreia nos cinemas brasileiros.
Já o suspense Pisque Duas Vezes (Amazon MGM Studios em parceria com a Warner Bros.), o melhor filme lançado na semana e da lista, também deverá ter o mesmo destino que longa de Zachary Levi. Mas se nem Rivais (lançado em Abril chegou ainda no Prime Video), imagine esse. Também com classificação 18 anos nos cinemas, a estreia na direção de Zöe Kravitz levou 44,10 mil pessoas aos cinemas e arrecadou R$ 1,03 milhões.
As outras estreias como Tipos de Gentileza (Searchlight/Disney) e o nacional Motel Destino (Pandora) não chegaram a entrar no Top 10. Curiosamente, o novo de Yorgos Lanthimos chega em alguns mercados no streaming, já no dia 30. Será que teremos o filme também por aqui? Para fechar a lista, A viúva Clicquot – A mulher que formou um império (Paris Filmes) ficou na décima posição e levou pouco mais de 18 mil pessoas aos cinemas e arrecadou R$ 560 mil pessoas. Ou seja, os dois filmes citados acima levaram menos pessoas aos cinemas do que os números do drama.
A Diamond Filmes aposta no terror sensação do verão americano que chega um pouco atrasado nos cinemas nacionais (mas aí sem novidades por aqui), o terror LongLegs: Vínculo Mortal no dia 28 de agosto. Será que o filme vai movimentar a bilheteria no final do mês?
Ou, apenas, será, mais uma vez, um tapa buraco até a próxima semana, onde Beetlejuice, Beetlejuice: Os Fantasmas Ainda Se Divertem (Warner) promete movimentar o feriado de 7 de setembro, data tradicional, do estúdio no Brasil, onde diversas outras produções de terror se deram bem? Vamos saber já já e antes de conseguirmos dizer Besouro Suco 3x.
O Top 10 nacional (em números de pessoas no período/total acumulado)
Posição | Filme | Pessoas no Período | Pessoas no Total | Semanas em Cartaz |
1º | É Assim Que Acaba (Sony Pictures) | 257,86 mil pessoas | 2,2 milhões de pessoas | 3 semanas |
2º | Deadpool & Wolverine (Disney) | 202,50 mil pessoas | 6,70 milhões de pessoas | 5 semanas |
3º | O Corvo (Imagem Filmes) | 107,78 mil pessoas | – | ESTREIA DA SEMANA |
4º | Alien: Romulus (Disney) | 97,05 mil pessoas | 402,57 mil pessoas | 2 semanas |
5º | Meu Malvado Favorito 4 (Universal Pictures) | 75,14 mil pessoas | 7,39 milhões de pessoas | 8 semanas |
6º | Harold e o Lápis Mágico (Sony Pictures) | 53,59 mil pessoas | – | ESTREIA DA SEMANA |
7º | Divertida Mente 2 (Disney) | 46,88 mil pessoas | 22,21 milhões | ESTREIA DA SEMANA |
8º | Pisque Duas Vezes (Warner Bros.) | 44,10 mil pessoas | – | ESTREIA DA SEMANA |
9º | Coraline 15º Aniversário (TRAFR) | 36,52 mil pessoas | 183,96 mil pessoas | 2 semanas |
10º | A viúva Clicquot – A mulher que formou um império (Paris) | 17,54 mil pessoas | – | ESTREIA DA SEMANA |