Parece que no Brasil, em especial, poucas pessoas ouviram os gritos da tripulação lá do espaço. Alien: Romulus (20th Century Studios/Disney) é o quarto filme da Disney no chamado verão americano e veio para fechar os bons meses que o estúdio teve. Mas quando de bilheteria o filme fez?
E temos os dados de bilheteria nacional e internacional para o período de 15 até 18 de agosto liberados pelo Comscore. Alien: Romulus estreou com US$108 milhões em todo o mundo, onde a divisão fica com uma arrecadação de US$41,5 milhões apenas nos EUA e o restante, os US$ 66,7 milhões, ao redor do mundo. [via Deadline]
Os principais mercados internacionais ficaram com China, Coreia do Sul, Reino Unido, França e México. O filme abriu em diversos países em número 1 (EUA, China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, entre outros).
No Brasil, o filme estreou em terceiro lugar. Fez números melhores que as estreias no Brasil de Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017). E dentro do gênero de terror, suspense, abriu atrás de Um Lugar Silencioso: Dia Um (Paramount, 408 mil pessoas, em Junho).
Por aqui foram 213,26 mil de pessoas que foram ver o filme na estreia e Alien: Romulus tem um faturamento de R$ 4,91 milhões no Brasil. Segundo informações, a expectativa da Disney para o filme, aqui no Brasil, é que entre 1 milhão, 1,2 milhões de pessoas vão assistir o longa do diretor Fede Alvarez no país.
A ideia com Alien: Romulus é que esse novo filme seja “a porta da retomada da franquia no Universo do cinema e de outras plataformas” afirmou Thiago Pelli, Gerente de distribuição da Walt Disney Company no Brasil [via Portal Exibidor].
E de fato, ao longo do final de semana, nas redes sociais é possível ver usuários compartilhando que fizeram maratonas de Alien para o filme. Mas pelo visto, o longa ficou na bolha cinéfila, apenas.
Não que o filme tenha ido bem aqui no Brasil, mas ao mesmo tempo poderia ter ido melhor?
E pelo visto as polêmicas de bastidores de É Assim Que Acaba (Sony Pictures) deram um boom para o drama continuar a ficar em primeiro lugar aqui no Brasil. Foram quase meio milhão de novos espectadores, no período, que foram assistir o filme, nos cinemas, estrelado por Blake Lively e Justin Baldoni e baseado no livro de sucesso.
E isso só mostra que a bilheteria de É Assim Que Acaba só está começando mesmo. Como citado, o filme levou novas 508, 38 mil pessoas aos cinemas e faturou novos R$ 11,17 milhões de reais. Em 2 semanas, É Assim que Acaba já se tornou um dos destaques da Sony num ano relativamente fraco. Para o drama, o estúdio aqui no Brasil não apostou muito na divulgação tradicional (com spots nas TV e etc, apenas com um destaque maior para uma ação de uma floricultura temática no Parque Ibirapuera em São Paulo). Até agora, no Brasil, É Assim Que Acaba já levou mais de 1,76 milhões de pessoas aos cinemas e um faturamento de R$ 35,84 milhões.
Outro destaque na semana, no período, foram as exibições em homenagem aos 15 anos da animação Coraline feitas pela distribuidora TRAFR. Foram 122,71 mil pessoas nos cinemas para ver o longa do estúdio Laika nas telonas e uma arrecadação de R$ 2,85 milhões.
E a onda de reexibição de longas antigos nos cinemas nacionais vai continuar nos próximos meses com dos 3 primeiros filmes de Harry Potter no dia 31 de agosto e ainda de dois filmes do Batman (o de 1989 e de 2022) em comemorações ao Dia do Batman 2024 em Setembro. A Warner não se decidiu ainda sobre trazer de volta Coringa (2019) para os cinemas nacionais em aquecimento para a sequência em Outubro (fará pré-estreia no Festival de Veneza agora em Setembro), igual aconteceu com Os Fantasmas Se Divertem, mas, o filme Superman de 1978 retornará em aquecimento para o lançamento do documentário do ator Christopher Reeve em Outubro.
A semana é marcada por diversos lançamentos para fechar o mês de agosto. Teremos o drama cult para repetir a parceria Emma Stone e Yorgos Lanthimos depois de Pobres Criaturas com Tipos de Gentileza (Searchlight/Disney), o suspense Pisque Duas Vezes (Warner Bros/Amazon MGM Studios), os dramas O Corvo (Imagem Filmes) e A viúva Clicquot – A mulher que formou um império (Paris) e ainda o nacional Motel Destino (Pandora)
O Top 10 nacional (em números de pessoas no período/total acumulado)
Posição | Filme | Pessoas no Período | Pessoas no Total | Semanas em Cartaz |
1º | É Assim Que Acaba (Sony Pictures) | 508,38 mil pessoas | 1,76 milhões | 2 semanas |
2º | Deadpool & Wolverine (Disney) | 369,85 mil pessoas | 6,35 milhões | 4 semanas |
3º | Alien: Romulus (Disney) | 213, 26 mil pessoas | 213, 26 mil pessoas | ESTREIA DA SEMANA |
4º | Coraline 15º Aniversário (TRAFR) | 122,71 mil pessoas | 122,71 mil pessoas | ESTREIA DA SEMANA |
5º | Meu Malvado Favorito 4 (Universal Pictures) | 114, 05 mil pessoas | 7,28 milhões | 7 semanas |
6º | Divertida Mente 2 (Disney) | 114,05 mil pessoas | 22,13 milhões | 9 semanas |
7º | Armadilha (Warner) | 48,70 mil pessoas | 196,80 mil | 2 semanas |
8º | Os Inseparáveis (Paris) | 15,94 mil pessoas | 15,94 mil pessoas | ESTREIA DA SEMANA |
9º | Princesa Adormecida (MANEQUIM) | 10,89 mil pessoas | 10,89 mil pessoas | ESTREIA DA SEMANA |
10º | Borderlands (Paris Filmes) | 10,10 mil pessoas | 93,66 mil pessoas | 2 semanas |