A nova edição da Semana do Cinema até teve novos filmes entrando em cartaz com ingressos por R$ 12 e a ação viu o público total que foi aos cinemas no final de semana em que foi realizada voltar para a faixa de milhão, mas parece que não foi aquele grande sucesso todo que era esperado.
Afinal, com os ingressos mais baixos, os números de público no final de semana até melhoraram em relação as duas últimas semanas, mas estão longe de chegarem perto da expectativa que a FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) e da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex) tinham para essa quinta edição que acontece entre os dias 12 até 18 de setembro e que era de levar mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas.
Claro, ainda faltam alguns dias para a Semana do Cinema acabar, mas os dias de maiores movimentos já passaram.
Para o período de 12 até 15 de setembro, segundo informações do COMSCORE, liberadas, no total, mais de 1,30 milhões de pessoas formam aos cinemas no período e isso gerou um faturamento de R$ 16,74 milhões nesses dias. Em comparação, na semana anterior, os números foram 930 mil pessoas e de R$ 18,90 milhões arrecadados. Talvez, tenha sido o primeiro final de semana do Rock In Rio, que começou na cidade carioca no mesmo dia, a Bienal do Livro em São Paulo, ou, até mesmo, a falta de grandes blockbusters inéditos, os motivos e as variáveis para esse desempenho.
De qualquer forma, como falamos na semana passada, Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice, Beetlejuice (Warner Bros) se beneficiou da Semana do Cinema e levou mais pessoas na segunda semana do que na semana de estreia no Brasil. Foram novas 352, 61 mil pessoas no período (em relação as 305 mil pessoas que foram aos cinemas na semana anterior).
O longa faturou novos R$ 4,62 milhões por aqui. No total, já chegou em R$ 13,45 milhões arrecadados no Brasil com um público de 776,52 mil pessoas. Em todo mundo, Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice, Beetlejuice já arrecadou mais de US$ 264 milhões. [Via BoxOfficeMojo] É o único grande filme em cartaz até Coringa: Delírio a Dois (Warner) em 03 de outubro.
Entre as estreias da semana, o suspense Não Fale O Mal (Universal Pictures), abriu dentro do esperado para produções do gênero e acima de 100 mil espectadores. Nada muito espectacular, mas também não estreou mal que ficou só no título, afinal, o longa foi bem recebido pela crítica. Foram 140, 86 mil espectadores no período e um faturamento de R$ 1,78 milhões no Brasil.
Já o longa de Silvio Santos (Imagem Filmes) abriu em 8º lugar com um público de 51 mil pessoas. Estrelado por Rodrigo Faro no papel do falecido apresentador, o projeto arrecadou R$ 685, 80 mil no período.
A animação Robô Selvagem (Universal Pictures), 1 mês antes da estreia oficial nos cinemas, estreou em em sétimo lugar. Foram 84 mil pessoas que foram assistir o longa que passou no Festival de Toronto e foi super elogiado. Arrecadou R$ 1,05 milhões no país e retorna aos cinemas em Outubro.
E prestes a chegar no Disney+, a animação Divertida Mente 2 (Disney) continua no Top 10 depois de algumas semanas foras dele. Em décimo lugar no período, foram novas 43 mil pessoas que foram assistir as novas aventuras das emoções da Riley nos cinemas. O longa continua na faixa de 22 milhões de pessoas que foram assistir o filme por aqui.
A semana segue com os últimos dias da Semana do Cinema para quando no dia 19 de setembro novos filmes chegarem em cartaz como o nacional Passagrana (Disney), o suspense Ligação Sombria (Diamond), o terror A Substância (Imagem). A semana ainda terá ainda sessões de pré-estreia da animação A Menina e o Dragão (também da Imagem) e ainda os relançamento de Batman de 1989 e Batman de 2022 nos cinemas para o Batman Day.
O Top 10 nacional (em números de pessoas no período/total acumulado)
Posição | Filme | Pessoas no Período | Pessoas no Total | Semanas em Cartaz |
1º | Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice, Beetlejuice (Warner Bros) | 352,61 mil pessoas | 776,52 mil pessoas | 2 semanas |
2º | Não Fale o Mal (Universal Pictures) | 140, 86 mil pessoas | 140, 86 mil pessoas | ESTREIA DA SEMANA |
3º | Deadpool & Wolverine (Disney) | 140, 52 mil pessoas | 7,27 milhões de pessoas | 8 semanas |
4º | É Assim Que Acaba (Sony Pictures) | 119,97 mil pessoas | 2,83 milhões de | 6 semanas |
5º | Longlegs: Vínculo Mortal (Diamond) | 101, 38 mil pessoas | 437,44 mil pessoas | 3 semanas |
6º | Meu Malvado Favorito 4 (Universal Pictures) | 97,22 mil pessoas | 8,20 milhões de pessoas | 11 semanas |
7º | Robô Selvagem (Universal Pictures) | 84, 14 mil pessoas | 84,14 mil pessoas | Pré-Estreia Semana do Cinema |
8º | Silvio (Imagem) | 51,37 mil pessoas | 51,37 mil pessoas | ESTREIA DA SEMANA |
9º | Hellboy E o Homem Torto (Imagem) | 48,05 mil pessoas | 154,52 mil pessoas | 2 semanas |
10º | Divertida Mente 2 (Disney) | 43,85 mil pessoas | 22, 35 milhões de pessoas | 13 semanas |