quarta-feira, 15 janeiro, 2025
InícioDestaques"Nós o conhecemos com um lutador, nós o conhecemos como um campeão,...

“Nós o conhecemos com um lutador, nós o conhecemos como um campeão, mas aqui [no filme] podemos conhecer ele.” afirma Jharrel Jerome sobre dar vida para lutador no drama Imparável 

Em 2012, o lutador da NCAA (National Collegiate Athletic Association, uma associação esportiva americana que representa grande parte dos programas de esportes universitários) Anthony Robles lançou seu livro de memórias em parceria com o jornalista Austin Murphy.

Em Unstoppable: From Underdog To Undefeated: How I Became A Champion (Imparável: De azarão para o invicto: Como eu me transformei em um campeão, em tradução livre) acompanhamos a trajetória de Robles, campeão nacional de luta livre da NCAA, desde do momento que nasceu, sem uma perna, todos desafios vividos por sua mãe Judy Robles, quando ele começou a lutar no colégio e depois na faculdade quando enfrentou uma série de desafios.

O processo de transformar o livro de memórias de Robles uma adaptação para os cinemas começou lá em 2014, quando os produtores David Crockett e Andy Fraser garantiram os direitos da obra.[Via Deadline] Mas só foi em 2023 que o projeto ganhou força quando Ben Affleck envolveu na produção da adaptação. Meses depois a atriz e cantora Jennifer Lopez foi anunciada no elenco juntamente com Jharrel Jerome no papel principal. [Via Deadline]

As gravações de Imparável foram afetadas pela greve dos atores e roteiristas em Hollywood em 2023. Em 2024, o filme fez pré-estreia no Festival de Cinema de Toronto e chega no Prime Video agora em 2025.

Em evento virtual realizado para a imprensa, a Amazon MGM Studios reuniu Anthony Robles, sua mãe Judy, o ator Jharrel Jerome, a atriz Jennifer Lopez e o diretor William Goldenberg para falarem sobre o filme. Confira os principais destaques. 

Jharrel Jerome em cena de Imparável. Foto: Credit: Ana Carballosa/Prime. Copyright: © Amazon Content Services LLC.

Imparável é mais do que apenas um filme esportivo

A relação entre Anthony e a mãe Judy é um dos pilares principais do filme. 

Para Jharrel Jerome isso foi uma das primeiras coisas que ele, o time de produção e o que público deve saber sobre Imparável. “Foi uma das coisas que eu notei desde do começo. A luta livre é a última coisa define Anthony. Nós o conhecemos com um lutador, nós o conhecemos como um campeão, mas aqui [no filme] podemos conhecer ele. E tudo isso é fácil de ver, já que esquecemos que ele é esse monstro, por que ele é uma pessoa tão protetiva, ele tem uma alma boa, e é completamente o oposto do que é no tatame.” afirma o ator. 

“No tatame é tudo sobre dominar o oponente, defender, já em casa, ele é uma pessoa que segura tudo, e que faz questão de transparecer que está tudo em paz e que tudo está estável. Eu acho que [o filme] é uma representação dele como pessoa, como o homem que ele é, o que ele viveu durante toda sua vida, todas a adversidades que ele viveu e enfrentou. E Judy sempre foi uma força ao lado dele, que o protegeu em diversos momentos. Então quando eu e Jen [Jennifer Lopez] conversamos na pré-produção, nós sabíamos que esse filme não seria uma coisa fofinha, e que nós iriamos interpretar mãe e filho de uma família de margarina. Então nós fizemos dessa forma para transparecer a relação e a química que eles tem de verdade. Já que não existe Anthony Robles sem Judy Robles.” completa o ator. 

Já para a colega Jennifer Lopez, o trabalho de construção de Judy foi uma que ela sentiu bastante conexão, afinal, elas compartilham várias coisas em comum. Lopez comenta: “A questão toda é sobre ser vulnerável e eu consegue fazer isso de verdade foi por que eu sou uma mãe também. Então isso foi sobre o que nós realmente nos conectamos na primeira vez que nós falamos. Por que, você sabe, eu também entendo sobre algumas coisas, sobre algumas dinâmicas, e sobre algumas relações difíceis. Então, eu fui meio que conseguindo pegar tudo que eu já tinha vivido, com o que ela estava me contando, e os detalhes específicos que ele me contava e realmente conseguia colocar na minha atuação.” 

A atriz completa: “E foi uma coisa muito legal, por que eu tivesse essas pequenas ajudas que eu pude usar e que ela compartilhou comigo para realmente ajudar a compôr essa dualidade de ser uma mãe, onde você quer ser a melhor para os seus filhos, e tentar ser feliz sempre, e sempre ser alguém que encoraja e torce para seus filhos e age de uma forma que está tudo bem. Mas também por um outro lado, você também tem seus próprios conflitos, seja como esposa, ou como mulher. Problemas financeiros que vocês estejam vivendo. […] especialmente aqueles problemas que surgem quando você cuida de uma criança. Então eu achei que foi uma bela oportunidade de mostrar isso. E a relação que ela teve com Anthony, já que ela teve ele quando ela era muito jovem e eles meio que cresceram juntos. E ele pode ver um pouco disso sabe? Ela compartilhou um pouco isso com ele, muito mais do que conseguiu fazer com outros filhos por que eles eram muitos jovens.”

E Lopez finaliza: “E até mesmo com as coisas que ela compartilhou e confidenciou que não fazem parte do filme, mas que eu consegui internalizar e entender esses momentos e o que se passava em sua cabeça em momentos diferentes, em coisas diferentes que aconteciam em cenas diferentes. Então, sim, eu tive muita sorte, e digo mais uma vez, de ter Judy ao meu lado, e me ajudando tanto da melhor forma possível.”

 William Goldenberg e Jennifer Lopez no set de Imparável. Foto: Credit: Ana Carballosa/Prime. Copyright: © Amazon Content Services LLC.

E para o diretor William Goldenberg, em seu primeiro trabalho na direção, depois de ter trabalhado na edição de longas como Air: A História Por Trás do Logo (2023) e Argo (2012), focar na relação entre Anthony e Judy era a ideia principal de Imparável. 

“Para mim esse filme para mim, nunca foi um filme sobre luta. É uma história sobre uma mãe, sobre um filho, e o apoio que eles deram um para os outros, e como, sabe, esse amor genuíno entre eles, e como eles cresceram juntos. E isso, é o que foi para mim, eles fizeram essa história ser uma história única. Claro, você pode chamar de um filme esportivo, e pode até parecer um, mas nunca vi um parecido, e foi por isso que eu me senti atraído para contar essa história. ” diz ele.

E completa: “E eu acho que muitas pessoas podem se relacionar com isso. É o relacionamento com seus pais, eu acho que é uma coisa universal, e sabe, eu senti isso ao ler o livro, e depois conhecer a Judy, o Anthony. Ficou claro para mim que essa era a história desse filme. E que no final, não poderia ter nada de luta livre. Poderia ter qualquer coisa. Poderia ter culinária. Mas no cerne dele é isso.”

Jharrel Jerome e Bobby Cannavale em cena de Imparável. Foto: Credit: Ana Carballosa/Prime. Copyright: © Amazon Content Services LLC.

Como os verdadeiros Anthony e Judy se sentiram vendo suas histórias representadas em tela. 

Para Anthony que atuou no filme, foi uma experiência bastante diferente do que ele já viveu. 

O lutador que também faz parte do filme comenta: “Sem dúvida, foi uma experiência nova para mim, que é passar por todo esse processo trabalhando com Jharrel e sua atenção aos pequenos detalhes que fazia eu ser eu mesmo. Foi muito fácil para mim. começar a me abrir com ele naturalmente por causa desse vínculo que começamos a construir com toda a nossa irmandade, sabe? Assim, eu estava confiando tanto nele e sendo capaz de me abrir sobre certos sentimentos e certas memórias dolorosas sobre as quais eu não falaria de outra forma. Isso veio naturalmente e também o fato de estar no tatame, trabalhando como dublê, trabalhando com Jharrel e lidando com o lado da luta livre para o filme. E era uma coisa que eu sabia. Eu conheço todo o lado técnico da luta livre, mas para Jharrel em aprender essas coisas e não me refiro só apenas a como lutar, o que é difícil, mas ao estilo único de lutar com uma perna só. Ele realmente se empenhou em aprender essas pequenas coisas sobre mim, sobre como eu me movia no tatame de luta livre, o que é emocionante de se ver. E é uma bênção, porque o mundo pode ver o que eu realmente podia fazer no tatame, graças ao Jharrel.”

Já para Judy, que revelou já ter visto o filme umas sete vezes (“Não deveria ter falado isso em voz alta!), ela afirma ter reparado, cada vez que via, em alguma coisa nova e diferente. Mas tem uma cena que marcou a bastante. “Ah tem uma cena que me vem em mente, sim. Aposto que Anthony até sabe qual é. Mas é uma em que ela [Judy interpretada por Lopez] se aproxima das arquibancadas e começa a gritar. Ninguém tava esperando que isso fosse acontecer quando estavam gravando, mas quando aconteceu eu fiquei: Meu Deus, eu super faria isso. Eu já tive um passo de querer fazer isso, eu já gritei com pessoas, e as pessoas sempre me falavam: Não acredito que você nunca foi expulsa de uma partida de luta livre.” diz ela de forma bem humorada.

“O que eu amo foi definitivamente [que Lopez] conseguiu capturar, o que eu acho que é a forma protetora que eu tenho quando via Anthony lutar e estou reagindo ao que está acontecendo. E isso significou muito para mim. Por que as pessoas que me conhecem sabem, principalmente Anthony, que eu sou assim. Não faça nada com meu garoto, não diga nada para ele! E ela conseguiu capturar muito bem.”

O roteiro ficou pelas mãos de Eric Champnella, Alex Harris e John Hindman.

Completam o elenco ainda os atores Bobby Cannavale, Michael Peña e Don Cheadle.

Confira o trailer do longa. 

Imparável chega em 16 de janeiro no Prime Video.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Últimas