Após polêmicas, Will Smith pode ser indicado ao Oscar pelo longa Emancipation – Uma História de Liberdade?

0
1758

Depois da toda a polêmica que envolveu o ator Will Smith no Oscar 2022 e com a decisão da Apple TV+ de lançar o longa Emancipation – Uma História de Liberdade agora no final do ano, a pergunta que fica é Will Smith pode ser indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo longa? E ainda em outra pergunta também similar: Will Smith pode ganhar o Oscar de Melhor Ator mais uma vez depois da sua vitória por King Richard – Criando Campeãs ?


Primeiro seria um feito quase inédito Smith levar o Oscar pelo segundo ano consecutivo, mesmo se nada dos eventos vistos na cerimônia do começo do ano tivessem acontecido.

Isso, de um mesmo ator levar o prêmio em anos seguidos, aconteceu apenas duas vezes na história da Academia americana e da cerimônia. Primeiro, aconteceu lá no início, quase 10 depois do primeiro evento, e com o ator Spencer Tracy que levou o Oscar de Melhor Ator nos anos de 1938 e 1939 pelos filmes Marujo Intrépido (1937) e Com os Braços Abertos (1938), respectivamente.

E a outra vez foi com Tom Hanks pelos filmes Filadélfia (1993) levou em 1994 e Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994) levou em 1995.

Mas claro que agora em 2022 temos a tal polêmica de Smith que deu um tapa em Chris Rock ao vivo na edição passada. Muito foi debatido na época, o ator já se desculpou, mas como ficou a situação dele com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas? Simples.

Segundo informações, Smith pode ser indicado ao Oscar sim, e também vencer. O que não poderá fazer é ir na cerimônia e receber o prêmio pessoalmente. Afinal, o ator não faz mais parte da Academia e está banido de participar da cerimônia televisiva e de qualquer evento de divulgação dos seus filmes por 10 anos.

E é claro que existe uma enorme diferença entre ser indicado e ganhar né? Mesmo que Smith consiga uma indicação, ele precisa ser indicado pelo comitê de atores (com mais de 1000 membros), e mesmo se indicado como o ator vai fazer campanha para convencer os outros membros a votarem nele e não nos outros competidores?

Smith ainda pode ser indicado se o filme conseguir uma vaga em Melhor Filme, onde é produtor. Para conseguir que Emancipation seja indicado na categoria principal, o longa precisa ser aprovado pelos mais de 9000 membros de vários setores. Afinal, no Oscar cada votante vota na sua área, Ator vota em Ator, Departamento de Figurino nos Figurinos, e por ai vai, mas todos os membros votam para Melhor Filme e para indicarem os 10 filmes para a lista final.

No ano passado Smith fez história por ser o segundo homem de cor que foi indicado em Melhor Filme (como produtor de King Richard – Criando Campeãs) e Melhor ator. Ao lado dele, apenas Denzel Washington conseguiu o feito e pelo drama Um Limite Entre Nós (2016). E Smith foi o primeiro homem negro que foi indicado e levou prêmio para casa.

Com direção de Antoine Fuqua, o filme conta a triunfante história de Peter (Smith), um homem em busca da sua liberdade, que escapa da escravidão confiando em sua inteligência, fé inabalável e profundo amor por sua família para se livrar de caçadores com sangue frio nos implacáveis ​​pântanos da Louisiana.

O filme é inspirado nas fotos de 1863 de “Peter chicoteado “(Whipped Peter), tiradas durante um exame médico do Exército da União, que apareceram, pela primeira vez,na revista Harper’s Weekly. Uma destas fotos, conhecida como “As Costas Açoitadas” (The Scourged Back), mostra as costas nuas de Peter mutiladas pelas chicotadas de seus escravizadores e acabou contribuindo para a crescente oposição pública à escravidão.

O filme estreia mundialmente no Apple TV+ em 9 de dezembro.

Com informações da Variety e do Guiness Book.


Assine nossanewsletter!

[newsletter_form type=”minimal”]
Try Apple TV

Deixe uma resposta