sexta-feira, 22 novembro, 2024
InícioSéries e TVReviewsA Casa Do Dragão | Review: 1×05 – Iluminamos o Caminho

A Casa Do Dragão | Review: 1×05 – Iluminamos o Caminho

No quinto episódio de A Casa do Dragão o que tivemos foi um casamento real, e claro, a tentativa desesperada dos produtores em trazer para o público um pouco de conexão mais uma vez com a série principal. Afinal, se vamos ter um episódio que vai celebrar casamento em Westeros, a gente sabe que não é sinal de coisa boa.

E se tivemos um casamento, também tivemos um funeral (ou seria funerais?). No mesmo tempo que as comemorações do casamento arranjado entre Rhaenyra (Milly Alcock) e Laenor Velaryon (Theo Nate) começariam, outras coisas aconteciam em Westeros para atrapalhar a união do casal. Mas o episódio 5 – Iluminamos o Caminho com esses eventos logo de cara. Levou-se um tempo para, efetivamente, estarmos no salão do grande palácio.

Paddy Considine, Milly Alcock e Theo Nate em cena do episódio 5 de A Casa do Dragão
Foto: Ollie Upton / HBO

Primeiro, o Rei Viserys (Paddy Considine) precisou ir até o Castelo onde Lord Corlys (Steven Toussaint) e Rhaenys Targaryen (Eve Best) vivem. Uma grande viagem de navio onde a saúde já não tão boa do monarca apenas se intensificou, justamente quando o Rei precisaria mostrar firmeza para seus rivais na medida que a mão da Princesa era oferecida para o jovem Velaryon para União das Casas. 

E no meio de discussões sobre qual sobrenome o fruto da união entre as casas irá usar no futuro, quem vai ficar com que e tradições Targaryen, o episódio finalmente bate o martelo em relação quem será o futuro consorte da Princesa. E ao mesmo tempo que Rhaenyra e Laenor fecham um acordo por fora para cada um ter um relacionamento com outras pessoas fora do casamento dos dois, Daemon (Matt Smith) tentava mais uma vez chegar mais perto de conseguir assumir a coroa ele mesmo. Para isso, ele vestiu uma capa, fez cara de malvado, e assustou o cavalo que sua esposa Lady Rhea (Rachel Redford) estava a cavalgar..E mesmo por ser uma excelente montadora, a mulher cai de cima do animal e ficou lá mesmo no chão. Assim, Daemon está livre para continuar seu flerte com a sobrinha que se intensificou no episódio anterior, lembram?

E outra coisa que se intensificou foi o sentimento de paranoia que Alicent (Emily Carey) tem em relação ao seu filho assumir ou não o Trono e seu relacionamento com o Rei. O pré-noivado e uma visita de seu pai Otto (Rhys Ifans) foram uma oportunidade para Carey dar o seu melhor com Alicent.

Uma pena que foi o último episódio da atriz como a personagem, pois já no próximo teremos uma mudança de tempo, e outra atriz interpretará a Rainha.

Emily Carey em cena do episódio 5 de A Casa do Dragão
Foto: Ollie Upton / HBO

E com um sentimento de “agora é guerra”, Alicent coloca seu vestido verde, com uma simbologia bem interessante que é explicada no episódio, e a jovem só fica de olho no que está por acontecer na corte de Viserys. Acho que foi um bom episódio para colocarmos na cabeça que Alicent será uma figura importante no decorrer da temporada e uma ameaça à altura para Rhaenyra que também verá a passagem do tempo e a atriz que a interpreta agora ser mudada. 

E claro que num evento na série da franquia é a oportunidade de termos confusão e cenas bem chocantes. E foi exatamente o que aconteceu. Os amantes do casal real se conheceram e trocaram farpas bem na hora da cerimônia . Assim como Joffrey Lonmouth (Solly McLeod) diz: ele precisava saber quem era o amante da princesa para equilibrar um pouco as coisas. E o guarda Sir Criston Cole (Fabien Frankel), foi logo desmascarado. 

 E isso, juntamente com Daemon e  Rhaenyra trocando confidências no meio da pista de dança, foram um estopim para os explosivos e frenéticos 10 minutos finais do episódio, um bem alucinado e sanguinário na medida que muitas coisas acontecem em um curto espaço de tempo. Mortes, mortes, e facadas. Aquela coisa, nunca aceite um casamento para ir em Westeros. 

O episódio conseguiu construir essa ambientação festiva aos poucos, onde a tensão e imprevisibilidade reinaram, quase sempre usando Daemon aparece em tela. Alcock e Carey tiveram excelentes passagens. O mesmo vale para Smith que a cada semana consegue se superar como o príncipe. O que será que o futuro e da atração nos espera para esses personagens e essas histórias?

A Casa do Dragão exibe seus episódios todos os domingos na HBO e HBO Max, às 22h.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.

Últimas

“Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (…) melhor.” afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a...

"Quanto mais convincente, quanto mais familiarizado que tivéssemos com isso, com os termos médicos (...) melhor" afirma Claudia Abreu em bate-papo sobre a série médica Sutura
Try Apple TV