Hoje (28) é Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e a CCXP anuncia a presença de 8 artistas que vem trazer diversidade para o Artists’ Valley By BIS da CCXP23.
O Artists’ Valley By BIS terá, em 2023, 42% de artistas que se identificam como LGBTQIAPN+, um aumento de quase 6% se comparado com a edição de 2022. “A comunidade LGBTQIAPN+ faz parte da história da cultura pop. Do passado, do presente e do futuro. É uma honra que, no maior Artists’ Alley da América Latina, tenhamos tantos artistas extremamente talentosos que trazem para o coração da CCXP todos os múltiplos significados do orgulho de diversas formas“, afirma Ivan Costa, sócio-fundador do evento e curador do Artists’ Valley.
Ícone dos quadrinhos retorna para a CCXP
Laerte Coutinho, uma das mais importantes e mais populares cartunistas do Brasil, estará presente na CCXP23, edição que marca os 10 anos de existência do festival.
Artista homenageada da CCXP Worlds em 2021 e dona de trabalhos amplamente reconhecidos em roteiros para programas de TV (Sai de Baixo, TV Colosso e TV Pirata), foi com suas charges – inicialmente publicadas em jornais e revistas e hoje repercutidas em diversas plataformas digitais – que alcançou e alcança milhões de pessoas com seu humor único, irreverente e crítico que é consumido por diversas gerações nos últimos 30 anos.
Conheça os novos artistas confirmados no Artists’ Valley by BIS da CCXP23
Com curadoria de Ivan Costa, nesta edição foram convidados alguns artistas a trazer suas vozes, experiências e contribuições únicas para o universo da cultura pop.
- Gabriela Borges (@minadehq)
É fundadora do Mina de HQ, uma mídia multiplataforma independente que divulga histórias em quadrinhos feitas por artistas mulheres, pessoas trans e não-bináries. Finalista do Prêmio Jabuti, em 2022, é referência em incentivo à leitura e foi premiada por dois dos principais troféus de quadrinhos do Brasil, HQ MIX e Angelo Agostini. - Luiza Lemos (@luizalemosarte)
Autora da HQ Transistorizada (2018), é quadrinista, cartunista, roteirista e ilustradora. Produziu histórias para o jornal Brasil de Fato (2018), participou da coletânea Rancho do Corvo Dourado (2019), HQ que narra uma versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo em um futuro pós apocalíptico. Colaborou também das coletâneas Sob a Luz do Arco-íris (2020) e Quadrinhos Queer (2020), neste último, além de produzir uma história, também atuou como capista, ambos lançados pela editora Skript. - Octavio Cariello (@cariello2)
É pernambucano de nascença e trabalha como ilustrador e quadrinista. Criador de vários personagens e seus grupos, é conhecido por trabalhos publicados na coletâneas Quebra-Queixo Technorama (Devir, 2003/2005/2010), Fim do Mundo em Quadrinhos (Devir, 2012), O Grande, Gostoso, Quente e Úmido Livro do Sexo (Faria e Silva, 2020) e no álbum Portais (Pietro Antognioni; Terracota, 2014/Polvo, 2017). - Mateus Manhanini (@tintanega)
É um ilustrador brasileiro especializado em quadrinhos, jogos de cartas, capas de livros, pôsteres, design de personagens e ilustrações digitais em geral. O artista é mais conhecido por seu trabalho contínuo de capa para clientes como a Marvel, Disney, DC, BOOM! Studios e Wizards Of The Coast. - Carol Ito (@carolito.hq)
É quadrinista e trabalha com jornalismo em quadrinhos. Com publicações em grandes veículos como Revista Piauí, Agência Pública e Revista Trip, Carol, é vencedora do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022, na categoria “Arte”, e destaque na lista Forbes Under 30, da revista Forbes Brasil, na categoria “Literatura e artes plásticas”.
Cultura POC é POP
Mário César e Rafael Bastos, os criadores da POC CON, feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQIAPN+ que acontece na cidade de São Paulo também estarão no vale da CCXP23.
Poc Con 2023 | A diversidade ganha ainda mais foco em um evento maior e melhor
- Mário (@mas_que_mario)
Foi um dos primeiros autores abertamente gays a abordar questões de diversidade sexual nos quadrinhos brasileiros com a HQ Ciranda da Solidão. Sua obra mais conhecida, Bendita Cura, mostra o que é ter a vida marcada pela homofobia e por terapias de reversão sexual, popularmente conhecidas como “cura gay”, e já foi publicada em inglês e em francês. - Rafael (@rafabrilustra2) é designer e ilustrador, atualmente está divulgando sua nova obra Você Viu Vitor? e seu trabalho é composto por criações homoeróticas a partir de abordagens com bastante humor sobre situações cotidianas.
A CCXP23 acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro.