A edição 2023 do Festival de Veneza acontece entre os dias 30 de agosto até 09 de setembro na cidade italiana.
E ao longo das próximas semanas, diversas celebridades vão passar por lá (mesmo com a greve dos atores ainda rolando em Hollywood), diretores vão apresentar seus filmes, e as primeiras críticas dos aguardados longas que vão dar o ponta pé inicial para a temporada de premiação vão começar.
Quem será que leva a Copa Volpi? Vamos saber nas próximas semanas.
Assim, separamos 4 filmes para ficar de olho no festival que devem pipocar na temporada de premiações.
Ferrari
Adam Driver de volta, interpretando um italiano. O brasileiro Gabriel Leone e a atriz Penélope Cruz também estão no elenco de Ferrari que estreia na Competição.
O novo longa do diretor Michael Mann é uma das apostas do festival.
Em 1957, nos bastidores da Fórmula 1, o ex-piloto Enzo Ferrari (Adam Driver) está em crise. A falência assombra a empresa que ele e sua esposa, Laura (Penelope Cruz), construíram do nada uma década atrás. Seu casamento instável é ainda mais abalado pela perda do único filho. Ele decide contrapor essas perdas apostando tudo em uma corrida – a icônica Mille Miglia, na Itália.
Completam o elenco Shailene Woodley, Sarah Gadon, Gabriel Leone, Jack O’Connell e Patrick Dempsey.
Primeiras reações e críticas saem em 31 de agosto.
Quando o longa chega no Brasil? A Diamond Filmes tem a distribuição do filme no Brasil e lança o longa em 2024.
ORIGIN
O novo longa da diretora Ava DuVernay estreia no Festival italiano, na competição, inspirado no livro de Isabel Wilkerson chamado Caste: The Origins of Our Discontents.
O filme vai contar a incrível história de vida e o trabalho da vencedora do prêmio Pulitzer Isabel Wilkerson na medida que vemos a autora navegar entre injustiças e descobrir as verdades escondidas que afetam todos nós.
Primeiras reações e críticas saem em 06 de setembro.
Quando o longa chega no Brasil? Sem previsão de estreia.
Hitman
O novo queridinho de Hollywood, o ator Glen Powell estreia a comédia de ação Hitman que chega no Festival de Veneza, Fora da Competição.
Com direção de Richard Linklater, o filme acompanha Gary Johnson (Glen Powell), um policial disfarçado de assassino de aluguel com a missão de prender aqueles que tentam contratá-lo, até que ele quebra o protocolo para tentar salvar uma mulher desesperada.
Completam o elenco dos atores Adria Arjona, Austin Amelio, Retta.
Primeiras reações e críticas saem em 04 de setembro.
Quando o longa chega no Brasil? A Diamond Filmes tem a distribuição do filme no Brasil e lança o longa em 2024.
MAKING OF
O diretor Cédric Kahn apresenta o longa Making Of no Festival também fora da competição.
Na trama, acompanhamos Simon, um conhecido diretor francês que começa a gravar um novo projeto. A história acompanha então os trabalhadores que precisam proteger a indústria que eles trabalham e serem realocados. Mas nada vai acontecer conforme os planos.
A produtora Viviane quer reescrever o final do filme e ameaça cortar o orçamentos; o elenco entrou em greve; a vida pessoal de Simon tá por um fio; e para piorar o ator principal Alain é um egoísta. Joseph, um extra que quer entrar na indústria, concorda em dirigir os bastidores e filmar um making of do filme.
Ele então começa a levar essa oportunidade muito a sério, e segue o elenco, e captura toda as confusões. O que vem a seguir é prova que as vezes um vídeo de bastidores pode ser melhor que o filme todo.
Primeiras reações e críticas saem em 06 de setembro.
Quando o longa chega no Brasil? Sem previsão de estreia.