Um dos destaques do Festival do Rio sempre são os filmes da Mostra Première Brasil. E para a edição 2024 que acontece entre os dias 03 até 13 de outubro não poderia ser diferente.
A cidade do Rio Janeiro será o palco para diversas estreias, de diversos filmes brasileiros, que já passaram em outros festivais, ou ainda, escolheram o festival para fazerem suas pré-estreias mundiais.
A pluralidade do nosso país, cheio de sotaques, e histórias e contextos sociais diferentes, é marcado na seleção da Première Brasil em 2024.
Na nossa lista separamos 10 filmes nacionais para ficar de olho.
Entre os destaques temos do diretor Fernando Coimbra, o suspense Os Enforcados, que passou no Festival de Toronto em Setembro, estrelado por Leandra Leal e Irandhir Santos, sobre um casal que se vê envolvido em dívidas e traições herdadas da família dele que comanda o jogo do bicho no Rio de Janeiro. O drama A Vilã das Nove, estrelado por Karine Tales, e que acompanha uma recém-separada que descobre que alguém transformou seu maior segredo no enredo da novela das nove — em que ela é a vilã.
E ainda Manas da diretora Marianna Brennand, o terror A Herança de João Cândido Zacharias, e também Apocalipse nos Trópicos, documentário da diretora Petra Costa, que passou no festival de Veneza alguns meses atrás e que investiga a crescente influência que líderes evangélicos exercem sobre a política brasileira.
Confira nossa lista:
A Herança
Do diretor João Cândido Zacharias, o longa acompanha um casal que volta ao Brasil, quando Thomas recebe a notícia da morte de sua mãe e volta com Beni para o país.
Ele descobre também ser o único herdeiro de uma avó que nunca chegou a conhecer. Curioso para se reconectar com a história da família, eles visitam a casa e Thomas é recebido por duas tias idosas que o tratam como um filho há muito perdido. À medida que Thomas fica cada vez mais encantado com o lugar, Beni começa a suspeitar que algo maligno se esconde sob a fachada de uma vida tranquila no campo.
A Vilã das Nove
O diretor Teodoro Poppovic comanda essa história digna de novela… literalmente!
Na trama acompanhamos Roberta, uma mulher que está na melhor fase de sua vida: Recém-separada ela vive ao lado da filha uma liberdade que há muito não sentia. No entanto, esse bom momento é interrompido quando ela descobre que alguém transformou seu maior segredo no enredo da novela das nove — em que ela é a vilã.
Com Karine Tales, Alice Wegman e Camila Márdila.
Ainda Não É Amanhã
De Milena Times, o longa acompanha Janaína é uma jovem de 18 anos que mora com a mãe e a avó em um conjunto habitacional na periferia do Recife. Ela é a primeira pessoa da família que pode obter um diploma universitário, mas uma gravidez indesejada ameaça os planos que havia traçado para sua vida.
Apocalipse nos Trópicos
Após passar no festival de Veneza, o documentário Apocalipse nos Trópicos chega no Brasil.
A sinopse diz: Quando uma democracia termina e uma teocracia começa? O documentário investiga a crescente influência que líderes evangélicos exercem sobre a política brasileira. Entrelaçando passado e presente, apresenta um espelho inquietante para o resto do mundo.
Enterre Seus Mortos
Do diretor Marcos Dutra, o longa se passa na pequena cidade de Abalurdes, Edgar Wilson trabalha como recolhedor de animais mortos nas estradas para mantê-las funcionando. Junto dele estão o colega de profissão Tomás, um ex-padre excomungado que distribui a extrema-unção aos seres moribundos que cruzam seu caminho, e sua chefe Nete — com quem Edgar tem um relacionamento incipiente e o desejo de fugir dali. Ao redor deles, o mundo parece dar sinais de que o arrebatamento final se aproxima.
No elenco temos Selton Mello, Marjorie Estiano, Danilo Grangheia, Betty Faria.
Kasa Branca
De Luciano Vidigal, o longa acompanha Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, no Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ele.
Com Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco.
Manas
Marcielle, de 13 anos, vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas da mãe, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê suas idealizações ruírem e fica presa entre ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da comunidade.
Da diretora Marianna Brennand com Dira Paes, Jamilli Correa, e Rômulo Braga.
Os Enforcados
Em um Rio de Janeiro tomado pelo crime, o casal Regina e Valério se vê envolvido em dívidas e traições herdadas da família dele. Uma noite, eles encontram o plano perfeito. Mas, ao executá-lo, são sugados por uma espiral de violência que parece não ter fim.
Do diretor Fernando Coimbra e estrelado por Leandra Leal, Irandhir Santos, Thiago Thomé, Pepê Rapazote, Ernani Moraes e participação de Irene Ravache.
Precisamos Falar
Dos diretores Pedro Waddington e Rebeca Diniz, o longa é estrelado por Marjorie Estiano, Alexandre Nero, Emílio de Mello entre outros.
Baseado no livro O Jantar, de Herman Koch, o filme acompanha dois adolescentes de classe média alta que ateiam fogo em uma mulher e causam sua morte. Seus pais protegerão aqueles que amam, omitindo a verdade que assola suas consciências?
Serra das Almas
De Lírio Ferreira, o longa se passa em Pernambuco, onde um roubo de joias reúne um antigo grupo de amigos desajustados, fazendo com que os resultados sejam catastróficos. Vigiados por fantasmas do passado, cada um deles terá que encontrar a sua própria forma de liberdade.
Estrelado por Julia Stockler, Maria Oliveira, Ravel Andrade, David Santos.