sábado, 23 novembro, 2024
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The Handmaid’s Tale | 1×06 – A Woman’s Place

A qualidade só aumenta em The Handmaid’s Tale com a mudança do tipo de terror, que passa de algo mais visual e entra de cabeça no campo moral. Também conhecemos um pouco mais sobre o início da Gilead e o papel fundamental que Serena Joy teve em sua concepção. Será que ela está feliz com o resultado atingido? Vamos ver o que aconteceu em A Woman’s Place! Praise be! (Louvado seja!)

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

Offred não consegue parar de pensar na noite que teve com Nick e caso não tome cuidado, sua falta de foco pode lhe trazer problemas. A cidade está se preparando para recepcionar uma delegação de comércio vinda do México e, para tal, a República está maquiando quaisquer vestígios de um regime totalitarista, removendo os corpos pendurados e obrigando as Handmaids a lavarem o sangue dos muros. A cena da água vermelha escorrendo é poética e, ao mesmo tempo, aterrorizante.

Vermelho é a minha cor!

Temos que admitir que Offred é a rainha das frases de efeito! Foi possível sentir uma espécie de sintonia entre ela e Serena Joy durante a conversa no quarto principal? Elas não serão amigas em nenhum futuro distante, mas parece que existe pelo menos uma trégua silenciosa declarada. A missão de agradar a delegação mexicana parece um fardo pesado demais para todos os habitantes da casa. Até mesmo Fred está cedendo à pressão, lembrando muito o homem frágil que atendeu aos pedidos de Offred e lhe tirou de seu cárcere privado.

Enquanto lavava o sangue dos condenados, Offred jurou que seu encontro com Nick seria um ocorrência única, porém, na primeira oportunidade, lá está ela flertando sem pensar nas consequências. É um rápido momento, mas eu gostei tanto do simbolismo do toque proibido das mãos, emulando o quanto os amantes gostariam de entrelaçar seus corpos.

Sobre os mexicanos e a confusão de Offred, quero que tudo fique bem claro. Ao pensar que o homem era o Embaixador do México responsável pelos negócios, ela apenas reproduziu o que esperava pela atmosfera em que se encontra. O México, assim como a maioria dos países latinos, é uma nação matriarcal, portanto, mulheres em posições de poder não são surpresas.

Assumirei que todos já assistiram ao episódio, pois, sabendo o desfecho da trama, a entrevista da Embaixatriz Castillo tem um peso muito diferente. O que, em uma primeira vista, passa a impressão de simples curiosidade de uma visitante, agora sabemos ser uma reunião de venda de produto. Mesmo com seu tom doce e demonstração de atenção, ao pensarmos em seu propósito final, entendemos que é só fachada para que sua própria consciência não fique pesada. Não pensemos em nenhum momento que Castillo seja uma aliada, pois está interessada apenas no bem de seu povo. O que me deixa bem confuso é a necessidade em questionar Serena Joy sobre opinião a respeito das crenças da Gilead. Quer dizer que, se a mulher está “oferecendo” seu corpo para uso publico, não há problemas, mas quando ela não pode ler, então o negócio fica sério? Me pareceu bem hipócrita.

O bom de vermos Serena Joy antes da Gilead é podermos comparar como ela era uma mulher feliz, realizada, amada e hoje não passa de uma sombra de quem já foi. Precisaremos de mais episódios do passado dos Waterford para realmente compreendê-los, mas fica a impressão de que Fred era um homem fraco e que só prosseguiu na carreira de Comandante por causa do constante apoio e usurpação das ideias da esposa. Vejam como é dela a concepção de “Fertilidade como Recurso Nacional”, a base do programa das Handmaids. Inclusive é ela quem parece ser mais efusiva em sua ideologia religiosa no passado, conceito que não a vemos mais praticar.

Fred oficialmente deixou as sutilezas de lado e entrou para a lista de vilões. Offred jamais poderia tê-lo deixado zangado, afinal, para alguém como ele, o ego é o mais importante. Se vender pelo direito de continuar frequentando o escritório foi a jogada certa, já que o Comandante não demonstra mais ter apreço nenhum pela inteligência feminina, tratando-a como um animal de estimação. A minha dúvida é: ele obrigou Offred a beijá-lo para humilhá-la ou por desejo carnal?

Que bela cinematografia quando Offred hesita em responder se é feliz. Todas as cenas de close-up são muito belas, mas tanto essa, quanto a cena da escova de dente foram tão bem feitas, a respeito de luz, enquadramento, velocidade e trilha sonora. Maravilhoso!

Agora que sabemos que as negociações com os mexicanos se tratavam de comércio sexual, fica óbvio o motivo da inspeção de Serena Joy. Não sei como ela se conteve e não checou se as Handmaids tinham todos os dentes. Só quero dizer que, além de tudo, mostrar as crianças foi extremamente cruel. Serena Joy finalmente teve o momento de glória que não lhe foi concedido durante a instauração da República de Gilead e sua reaproximação com o marido quase me deixou feliz por ela, até lembrar o motivo da comemoração. Nós precisamos saber exatamente onde houve a mudança na dinâmica da relação deles para entendermos o que está acontecendo.

Nick foi tão compreensivo com a explosão de sentimentos de Offred, que me deixou desconfiado. Para quem se declarou um Olho no episódio anterior, está ouvindo a informação do nome original da Handmaid com muita naturalidade. Se ele mentiu antes, qual era seu propósito? E se estava falando a verdade, será que o que sente por Offred é tão forte que enfrentará o risco de descobrirem seu jogo duplo?

Não fique pesarosa! Por favor, faça alguma coisa!

Não importa qual seja a situação de natalidade de Xipica, nada justificaria a utilização de pessoas como moeda de troca.

Na sua última conversa com Offred, quando ouve todas as verdadeiras informações sobre o programa das Handmaids, a Embaixatriz Castillo deixa claro que seu interesse está no bem estar e prosperidade de seu povo e em mais ninguém. Ao tentar justificar suas ações explicando que sua cidade é linda e que não há crianças a mais de seis anos, ela está apenas jogando na cara de Offred que, mesmo se soubesse que todas vivessem em jaulas como gado, continuaria com o acordo, de modo a manter o nível populacional de seu país. Dessa parte, a única coisa que me importa é a atuação da Elisabeth Moss que, mais uma vez, estava impecável.

Mas a grande surpresa vem do secretário Senhor Flores. Será que é verdade que Luke está vivo? Como o secretário saberia todas aquelas informações sobre ele? Não apenas isso, não é muita coincidência que ele fosse visitar justamente a casa em que Offred estava alocada? Essa novidade abre um grande leque de possibilidades. Como ela prosseguirá agora que sabe que o marido está vivo? Como ficará seu recente relacionamento com Nick? E o flerte forçado com Fred? Muitas perguntas para o futuro.

Essa semana, na trilha sonora, temos um destaque maravilhoso. A música instrumental feita exclusivamente para a série. Quando não arrasam na seleção de músicas incríveis, destroem com músicas originais fantásticas. Dessa vez, estamos na mente de Offred ao descobrir que Luke ainda está vivo.

O EVANGELHO DE GILEAD:

  • Na República de Gilead, o sexo é apenas para fins reprodutivos, portanto, um homem copular com uma mulher infértil seria considerado pecado ou até heresia. Fica clara a hesitação de Fred em se relacionar com Serena Joy se enxergarmos por esse prisma. Ao mesmo tempo, demonstra sua hipocrisia, já que obrigou Offred a lhe beijar lascivamente.
  • O aquecimento global é um problema tão grave que nem mesmo os líderes da Gilead podem negar sua existência. Os Mexicanos mencionam que suas plantações não estão se adaptando às mudanças climáticas e que esse problema é mundial. Fred Waterford menciona que metade da população mexicana é subnutrida e que tiveram quatro eleições nos últimos três anos.
  • Gilead conseguiu reduzir a emissão de gás carbono em 78% em apenas três anos, simplesmente desmantelando qualquer tipo de consumo industrial e focando-se em produção bélica. A agricultura utiliza um modelo inteiramente orgânico, aparentemente reduzindo a necessidade da modificação genética de alimentos simplesmente utilizando mais trabalho braçal (escravo) nas colônias.
  • No flashback, Fred diz que os ataques coordenados contra o governo americano foram, subsequentemente, contra o Congresso, a Casa Branca e a Suprema Corte. Dá a impressão de um sinal da cruz, emulando o Pai, o Filho e o Espirito Santo.

O EVANGELHO PERDIDO DE GILEAD: (diferenças entre a série e o livro)

  • No livro, Pam era uma tele-evangelista e cantora talentosa que tinha o nome artístico de Serena Joy. Na série, o histórico de escritora ativista era da mãe de Offred (com a diferença de ela ser feminista e Serena ser conservadora), mas foi absorvido pela esposa do Comandante.

The Handmaid’s Tale é exibida no Brasil pelo Paramount Channel aos domingos às 21:00, com reprise segunda às 23:30, quarta às 21:00, sexta às 00:40 e sábado às 22:00. Praise be!

Texto originalmente publicado no Apaixonados por Séries.


Paulo Halliwell
Paulo Halliwell
Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

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