Muito ver a forma consistente que a série tomou neste novo ano, focando realmente nas questões exploratórios e desenvolvendo todos os seus personagens. Com tanto a ser explorado Star Trek: Discovery foca nos 7 sinais e transforma a presença de Spock em mistério.
ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.
Depois de encontrarem o primeiro sinal, eis que a ajuda de Spock e o fato de Michael encontrar suas anotações, acaba colocando a Discovery na direção do 2º sinal. A questão é que ele está a 150 mil anos luz, levando gerações para eles chegarem até lá com a dobra de tempo que eles possuem, então temos Tilly entrando na trama.
Tilly então decide convencer Stamets a usarem a viagem por esporos uma vez mais. Stamets aceita a missão, mas sonhando que poderia encontrar novamente com Hugh, ele tem isso destruído ao não encontrá-lo.
O grande planeta traz um mistério tão grande quanto, e foi bem bacana ver Pike e Michael discutindo a ciência e a fé, além de colocarem a questão uma Ordem pós 3ª Guerra Mundial, que aconteceu em 2053. Descobrimos assim que uma igreja foi movimentada da Terra para aquele planeta por uma entidade, e que ali eles um Novo Éden.
Pike então repensa sobre suas atitudes e é bem interessante vê-lo interagir com Michael e ainda darem mais espaço a Joann nos estudos do local. E ele sozinho liga os pontos com o ser vermelho que Michael viu no primeiro ponto.
Para salvar os 3 que estavam no planeta, e o planeta em si com seus habitantes, Saru acaba precisando liberar que Tilly use o asteróide, ao qual ela já tem um tamanho razoável para estudos, para criar uma forma dele atrair os resíduos e evitar que eles caíam no planeta e crie uma extinção. Com Stamets ligado aos esporos e Detmer pilotando a nave com cuidado, todos acabam tendo um grande espaço de desenvolvimento.
Tilly então ganha espaço ao também ver coisas após o contato com a Matéria Negra, trazendo uma falecida amiga do colégio, May, a sua mente, da mesma forma que Hugh aparece para Stamets. Quero ver o desenrolar dessa experiência que estão passando e suas explicações
A medida que Star Trek: Discovery vai crescendo e montando essa trama inicial envolvendo os sinais e ainda mantendo a curiosidade em cima dos esporos, a série traz o melhor conceito de Star Trek para sua dinâmica, com exploração e aventuras.
Uma surpresa para a série é Anson Mount, que depois de sua presença catastrófica em Marvel – Inumanos, deixando uma boa dúvida sobre seu talento e trabalho, mas que aqui vem trazendo uma surpresa em cima de seu Capitão Christopher Pike.