Eugênio Colonnese foi um dos grandes artistas do quadrinho mundial e um dos principais mestres do quadrinho brasileiro. Nascido na Itália em 1929, mudou-se para a Argentina em 1946, onde construiu uma rápida e fulgurante carreira em revistas como El Tony, Hora Cero e Misterix. Na Argentina conheceu os artistas Osvaldo Talo e Rodolfo Zalla. Os três imigraram para o Brasil no início dos anos 60 e ajudaram a construir o período mais fértil e criativo dos quadrinhos brasileiros.
Desenhou milhares de páginas de terror, faroeste, aventuras, guerra e super-heróis. Criou personagens clássicos como Mylar, Superargo, Pele de Cobra, e suas duas obras-primas, Morto do Pântano e Mirza, a mulher vampiro. Trabalhou por 30 anos ininterruptos como ilustrador de livros didáticos, revolucionando o ramo com seus quadrinhos educativos.
Ganhou vários prêmios e trabalhou para as maiores editoras brasileiras, além das internacionais Fleetway (inglesa), Columba (argentina) e Bonelli (italiana). Seu trabalho precisa ser (re)descoberto e estudado por todos os críticos e amantes das Histórias em Quadrinhos, para que seja perpetuado e cada vez mais valorizado e cultuado.
Este é o primeiro documentário sobre a vida e obra deste mestre fundamental para o quadrinho brasileiro e sul-americano.
Produzido pelo premiado cartunista Marcio Baraldi, fã e amigo de Colonnese, o filme reconstrói a vida do artista desde o princípio, através de depoimentos de familiares, amigos, artistas e editores como Rodolfo Zalla, Álvaro de Moya, Rubens Lucchetti, Gonçalo Junior, Franco de Rosa, entre outros. O filme traz dezenas de imagens raras como fotos de sua infância e juventude na Argentina e de seus primeiros desenhos para o mercado profissional.
O DVD possui ainda extras preciosos como galeria de fotos, galeria de artes, contendo mais de uma centena de imagens raras, além de clipes feitos por fãs em sua homenagem.