É oficial! Depois de 148 dias, a greve dos roteiristas de Hollywood acabou. O sindicato dos Roteiristas, o Writers Guild Of America (WGA) anunciou hoje (26) que a partir das 4h da manhã (Horário de Brasília) a greve será encerrada.
O acordo entre o sindicato e a organização que representa os estúdios, a chamada Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) foi aceito e agora segue para a votação dos membros que fazem parte da WGA.
A votação vai ocorrer entre os dias 2 até 9 de outubro, mas segundo o Deadline, os roteiristas só podem voltar ao trabalho quando tudo for aprovado.
Caso, os membros do sindicato não aprovem o novo acordo, a greve retorna.
Sindicato dos Atores em Hollywood entra oficialmente em greve
A greve durou quase 5 meses e segundo informações afetou a economia da Califórnia em mais de US$ 5 bilhões.
O que tem rolado com a Greve dos Roteiristas e como isso afeta o espectador?
O novo acordo será válido por novos 3 anos entre 25 de setembro até 1º de maio de 2026.
Segundo a Variety, as negociações que ocorrem nos últimos dias, avançaram nos tópicos mais importantes como o uso de inteligência artificial, os residuais vindo do streaming, e também o uso da sala de roteiristas e a quantidade mínima de pessoas por sala por projeto.
Entre o que foi acordado ficou inteligência artificial não pode escrever ou reescrever materiais literários, e materiais criados e gerados por inteligência artificial não serão considerados materiais fontes sob a legislação do novo acordo. Isso significa que o material criado por inteligência artificial não poderá ser usado para definir créditos de roteiristas.
O acordo também diz que os estúdios vão providenciar informações de audiências como horas vistas, tanto nos EUA quanto nos mercados internacionais dos projetos de grandes orçamentos para o sindicato.
A greve dos atores ainda segue em Hollywood.