quarta-feira, 30 abril, 2025
InícioDestaquesSeu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha | Review: Ano 1 do Homem-Aranha é...

Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha | Review: Ano 1 do Homem-Aranha é contado com baita animação estilosa

Em Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha, Ano 1 do Homem-Aranha é contado com baita animação estilosa. Nossa crítica do seriado.

A história de origem do Homem-Aranha, juntamente com a do Batman, talvez, sejam as duas histórias de quadrinhos mais contadas por aí, sei lá, qual for a mídia audiovisual escolhida. E é isso que Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha, a nova série animada da Marvel Animation, faz isso, mas, ao mesmo tempo, também meio que atualiza e moderniza o que já sabemos sobre o personagem enquanto entrega também uma animação retrô sessentista super estilosa e que pula em tela de se acompanhar.

Cena de Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha. Foto: Photo courtesy of Marvel Animation. © 2024 MARVEL.

Claro, ao longo dos episódios de pouco mais de 20 minutos, em Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha é como se estivéssemos vendo mais uma história de multiverso, já que tudo aquilo que conhecemos sobre Peter Parker, com a história da aranha que o mordeu, são novamente apresentadas, só que com algumas pequenas mudanças aqui e ali que ajudam e dão um gostinho diferente ao acompanharmos mais uma vez essa origem do personagem.

Assim, os capítulos são uma grande caçada pelos diversos quadrinhos do Homem-Aranha, recheados de easter-eggs, acenos e ainda ganchos pra lá de interessantes de se acompanhar e de se diferenciar do que já tínhamos visto até então.

Com um visual que realmente parece estarmos vendo as páginas dos quadrinhos saltarem em tela, mas que ao mesmo tempo não é tão caprichado igual vimos em Homem-Aranha No Aranhaverso e a sequência, Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha já abre com um Doutor Estranho canastrão, de bigode, lutando contra a ameaça do Venom e é aí que vemos e descobrimos como Peter (nessa história) ganha seus poderes: quando uma aranha morde o pescoço do protagonista depois que é deixada para trás após a luta entre o Mago Supremo e o simbionte causar o maior estrago na cidade.

Mas essa não é a única mudança que a atração apresenta logo de cara, nem é a primeira, e nem a mais interessante. Por exemplo, em Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha, Peter tem como melhor amiga Nico Minoru, conhecida nos quadrinhos da Marvel como a Irmã Grimm, mas que talvez, seja mais conhecida do grande público por conta da série em live-action Runaways e que aqui na animação descobrimos que os dois estudam juntos no mesmo colégio e são meio que os únicos amigos um dos outros. Uma coisa que não muda é que Peter não é a pessoa mais popular do colégio. Parece ser o evento canônico para o personagem.

Outro dele, assim como foi nos filmes em live-action protagonizados por Tom Holland, a figura do Tio Ben, não está presente e somos poupados de ver o personagem de luto pelo parente. Mesmo sendo um arco narrativo que molde a história do personagem, Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha apenas nos informa sobre e começa com o personagem vivendo com Tia May que segue a ser uma jovem senhora na faixa dos 40 anos.

Na medida em que vivemos então o ano 1 de Peter Parker como a figura do Homem-Aranha, a série vai apresentar para os diversos outros personagens, principalmente os vilões da vasta galeria que o personagem tem e que dão, e vão dar as caras, ao longo dos episódios. E é uma surpresa ver, quem, ou qual, personagem vai dar as caras e quando.

E na medida que Peter patrulha a cidade com um traje completamente amador, e persegue os bandidos pelas ruas de Nova York no meio da noite, depois da escolha, a atração vai aos poucos pintando o cenário de como as ameaças, e os desafios de viver essa vida dupla, vão afetar a vida pessoal e profissional do personagem. E acho que isso segue a ser o melhor momento da atração, já o Peter Parker de Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha realmente é uma das versões mais divertidas que tem por aí. Com grandes óculos e uma animação bem definida, esse Peter é ingênuo, é curioso, mas não pede a chance de fazer o bem e tudo mais.

Cena de Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha. Foto: Photo courtesy of Marvel Animation. © 2024 MARVEL.

E o grande destaque para Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha é vermos o personagem nesse vai e vem de tentar se adequar a sua vida dupla. Já que seu segredo não é bem um segredo para quase ninguém, o que deixa a trama com possibilidades muito maiores em termos de narrativa. 

Da introdução de Norman Osborn logo no primeiro episódio, para o estágio na Osborn Corp, e ainda a introdução também de Harry Osborn (aqui um celebridade digital com milhões de seguidores), Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha adequa a narrativa para contar essa aventura da forma mais leva e fluida possível, ao mesmo tempo que povoa a cidade com nomes conhecidos dos quadrinhos herói que se aproveitam da estética escolhida pela atração para também ganharem novos traços.  

As pequenas mudanças que o time criativo de Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha bolou para a atração é muito legal de se descobrir na medida que Peter voa pela cidade nesse começo de carreira para o herói. E com a atração se passando bem paralelamente aos eventos vistos em Capitão América: Guerra Civil, onde a Batalha do Aeroporto é citada (mas Peter não estava lá), juntamente com o Tratado de Sokovia e aqui com é o Capitão América que acaba por o Vingador favorito de Peter, a atração ganha novas camadas que possibilitam, essa versão do Homem-Aranha, entregar uma história mais pé no chão, com ameaças mais mundanas, e conflitos mais do dia-a-dia do que com ameaças intergalácticas, ah lá Thanos, e a destruição do Universo que pipocaram na última trilogia em live-action.

Se uma conexão maior, ou uma falta de, com os filmes em live-action, é sentida, em contrapartida, também é engraçado ver quando uma figura vilanesca exclusivamente dos quadrinhos do herói aparece por aqui. E realmente comprova que o Homem-Aranha pode sustentar qualquer história com qualquer vilão. Principalmente depois de que em 2024 tivemos 3 filmes de vilões, sem o herói. Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha dá uma nova roupagem para o próprio Osborn juntamente também para Doutor Octavius, o Escorpião e até mesmo de outros personagens conhecidos dos quadrinhos como Amadeus Cho, Demolidor, entre outros que também dão as caras ao longo dos capítulos.

No final, Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha empolga por contar mais do mesmo ao focar no mais, nas excelentes técnicas de animação utlizadas e por acertar desenvolver uma “nova história” para esse personagem, sem perder a mão. E uma, que ao mesmo tempo parece também querer homenagear o legado, e a importância que o Homem-Aranha tem na Marvel e na cultura pop. Com blocos bem divididos, Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha mostra que What If? e X-Men 97 foram apenas o começo para a divisão animada do MCU e que focar no Amigão da Vizinhança foi um acerto e tanto.

Seu Amigão Da Vizinhança Homem-Aranha chega em 29 de janeiro no Disney+ com 2 episódios iniciais. Logo depois, teremos 3 episódios no dia 5 de fevereiro, seguidos de mais 3 episódios no dia 12 e o final de temporada será duplo no dia 19.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Últimas