Outro dia passou na minha linha do tempo no Twitter, um tuíte afirmando que o longa Rivais (Challengers) tinha “flopado” (fracassado, indo mal na gíria jovem) somente pelo fato que até o momento, em duas semanas em cartaz, o filme tinha arrecadado apenas US$ 68 milhões em todo mundo com um orçamento estimado de US$ 50 milhões [via Deadline]
Dados contemplados até o último final de semana que acabou em 13 de maio, claro. Mas será mesmo que Rivais flopou?
Vamos olhar os números, nacionais claro! Até o momento, o filme estrelado por Zendaya já levou mais 140 mil pessoas aos cinemas nacionais. No final de semana de abertura, no final, de abril, o longa levou 45,97 mil pessoas aos cinemas brasileiros. Poderia ser mais? Sim. Mas o filme foi pensado, distribuído para mais?
O Brasil fechou 2023 com 3468 salas em exibição, 841 complexos de cinema com uma média de 4,1 salas por complexo [via Agência Nacional do Cinema – ANCINE] e claramente NEM TODAS exibiram o longa.
O tratamento que a Warner Bros. Pictures que lança os filmes da Amazon MGM nos cinemas foi de um produto [cinematográfico] indie, ou seja, seriam poucas salas que receberiam o longa de qualquer forma. Lembrando que o filme ,sim seria uma aposta da Amazon MGM para a temporada de premiações em 2023, teria um lançamento no Festival de Veneza em Setembro, mas foi adiado por conta da greve dos atores do ano passado. E se juntarmos todas essas informações, e se compararmos, os números de estreia de Rivais com de outros filmes do gênero vemos que o filme se manteve ali, nem um total fracasso, mas também nem um total sucesso estrondoso.
Em 2024, os principais filmes da temporada de premiação que tiveram lançamento nos cinemas tiveram ai números perto de Rivais. Nenhum deles foi Duna: Parte 2 (estrelado também por Zendaya). Mas precisavam ser? De Priscilla (O2 Play) e Os Rejeitados (Universal Pictures) que fizeram uma abertura tímida, também em poucas salas, e levaram pouco mais de 18 mil pessoa, cada um, aos cinema nacionais. (18,78 mil para Priscilla e 18,46 mil para Os Rejeitados).
Passando pelos queridinhos da temporada como Anatomia de Uma Queda (Diamond Filmes) com 46, 34 mil pessoas no final de semana de abertura, Zona de Interesse (também Diamond) com 36, 97 mil pessoas e Segredos de Um Escândalo (Diamond) com 35, 79 mil de público. E sendo que boa parte desses já tinha sido exibidos em festivais nacionais e já estavam disponíveis em outros meios.
Outros longas como Vidas Passadas (California), Todos Nós Desconhecidos (Disney), A Cor Púrpura (Warner), por exemplo, nem chegaram a estar na lista de Top 10 de lançamentos quando estrearam por aqui. Já outros tiveram mais sucesso é o caso de Pobres Criaturas que levou 100,09 mil pessoas no final de semana de abertura (e tinha o peso do investimento da Disney) e Assassinos da Lua das Flores (lançado em 2023) com 110, 49 mil. Nem vamos entrar nos méritos de Barbie (Warner Bros) e Oppenheimer (Universal Pictures) pois são filmes que realmente saíram da curva.
Diferente dos EUA que passou em 3477 cinemas e faturou mais de US$ 15 milhões na abertura [via BoxOfficeMojo], Rivais não “flopou”, só passou em menos cinemas do que outros filmes maiores, e até mesmo na mesma linha que outros do mesmo gênero. E mesmo que alguns achem isso, o longa é oficialmente a maior abertura da carreira do diretor Luca Guadagnino e também o melhor desempenho para Zendaya no formato de live-action, com uma história original e que não seja uma franquia. [Via Deadline]
E afinal, se formos notar, o lançamento de Rivais é uma parte da estratégia da Amazon MGM e que a lucratividade do filme será para longo prazo.
Já que o filme explodiu nas redes sociais. Em junho de 2023, o primeiro trailer saiu e teve 160 milhões de visualizações, segundo dados reportados do Deadline. Somente nos EUA representou 325 mil de menções em conversas on-line. Foi o filme com maior volume de conversas online para um filme de drama nas primeiras 24 horas. Foi o maior lançamento de um trailer para o selo da MGM, ultrapassou os trailers de Creed III e 007 – Sem Tempo Para Morrer.
Zendaya tem 184 milhões de seguidores no Instagram, e usou isso, para quando o marketing do filme recomeçou no início de 2024. Em janeiro, o novo cartaz foi publicado pela atriz e até agora já conta com mais de 2,97 milhões de likes. Em fevereiro, o novo trailer foi liberado e teve novos 195 milhões de visualizações. Foi um aumento de 30% em relação ao primeiro e novas 200 mil menções nas redes sociais.
Fora que na semana de estreia, Rivais esteve no pico de popularidade nas buscas do Google* Confira:
Agora imagina o quanto de tráfico online o filme terá quando chegar propriamente no formato digital e no Prime Video. Novo Saltburn?