sábado, 23 novembro, 2024
InícioGameseSportsPEC que zera impostos sobre consoles e games produzidos no Brasil será...

PEC que zera impostos sobre consoles e games produzidos no Brasil será votada em fevereiro

Já se encontra finalizada a proposta de emenda à Constituição que pode oferecer games e consoles livres de impostos se estes forem produzidos no Brasil.

O conceito original dessa PEC, que surgiu à partir da SUG 15/2017, era reduzir a carga tributária, assim como acontece nos Estados Unidos, mas por sugestão de senadores que participavam das discussões sobre a proposta, a decisão acabou por zerar os impostos e assim incentivar o crescimento da indústria nacional no setor.

Tal proposta foi enviada ao portal e-Cidadania do Senado pelo internauta Kenji Kikuchi em 8 de maio de 2017 e ao final do mesmo dia já contava com 20 mil pessoas apoiando a sugestão, número este necessário para que pudesse tramitar no Senado.

Em agosto de 2019 a mesma PEC já havia sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o senador Telmário Mota (Pros-RR) em discurso ressaltou que a indústria de jogos eletrônicos não para de crescer e o estímulo a produção dos mesmos no Brasil só oferece benefícios.

Vale lembrar também que o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi contra e alegou que este dinheiro vai fazer falta no orçamento e que seria melhor se houvessem outros tipos de estímulo como créditos para pesquisas, um combate mais eficiente a pirataria e uma tributação maior sobre consoles e games importados.

A proposta que já está pronta para deliberação será votada em fevereiro, agora resta esperar.


Erick Cartman
Erick Cartman
Um cara comum, tranquilo, curioso, que gosta de saber um pouco de tudo e sempre disposto a aprender algo novo. Passo meu tempo livre conferindo animes, filmes, games, HQ's, doramas, séries e coisas relacionadas. Caso queira bater papo me segue lá no Twitter ( @Erick_Cartman).

Artigos Relacionados
Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Últimas