A chamada Awards Season acabou, os filmes da temporada 2023-2024 foram premiados, e Oppenheimer levou o Oscar de Melhor Filme do ano.
Assim, o Oscar passou e agora, nós que cobrimos cinema e Hollywood, estamos com vida livre, é isso? Que nada, vamos teorizar e analizar o que podemos esperar da edição de 2025 da maior premiação de cinema mundial.
E vamos começar pelo começo. Será que o recém lançado Duna: Parte 2 terá chance de ser indicado na premiação mesmo tendo saído agora no começo do ano? Lá em 2022, a parte 1, foi lançada em Outubro, e recebeu 10 indicações (incluindo Melhor Filme) e saiu vencedor em 6 categorias (Fotografia, Montagem, Efeitos Visuais, Som, Trilha Sonora e Direção de Arte).
É capaz do longa ser lembrado, principalmente, nas categorias técnicas, se a Warner Bros. Pictures e a produtora Legendary, fizerem uma boa campanha para o filme no final do ano. O interessante seria ver se o longa conseguisse garantir indicações nas categorias técnicas como no outro ano, e também nas categorias de atuações. Curioso para ver como o elenco vai se dividir. Teremos Timothée Chalamet em Melhor Ator, Zendaya em Melhor Atriz e o restante nas categorias coadjuvantes? É esperar para ver, afinal, diversos atores que estão em Duna: Parte 2 tem outros projetos ao longo do ano que podem querer focar seus esforços.
E até mesmo a Warner Bros. deve querer tentar emplacar também no Oscar o longa Furiosa: Uma Saga Mad Max. E principalmente nas mesmas categorias técnicas que Duna: Parte 2. Vai ter rinha de filme que se passa no deserto SIM e o longa também deverá testar o “star power” de Anya Taylor-Joy nas categorias de atuação. Lançado em 2015, Mad Max: Estrada da Fúria foi indicado também em 10 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para George Miller. Levou para casa 6 prêmios: Melhor Figurino, Montagem, Cabelo e Maquiagem, Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som.
Outro filme também que deverá ter bastante destaques nas categorias técnicas é Wicked: Parte 1 da Universal Pictures, comandado pelo diretor Jon. M. Chu. É esperado também que longa deva ir pela estrada dos tijolos amarelos em busca de não só indicações nas categorias técnicas de Direção de Arte, Figurinos, como também nas categorias de música com Melhor Música e Melhor Trilha Sonora. E quem sabe as atrizes Cynthia Erivo e Ariana Grande não consigam desafiar a gravidade e conseguem também galgarem uma vaguinha nas categorias de atuação, certo?
E desses blockbusters todos, vão precisar competir com o mega aguardado Gladiador 2 (Paramount Pictures) do diretor Ridley Scott. O projeto que além de ter também um mega elenco formado por Paul Mescal, Denzel Washington, Pedro Pascal tem rumores que explodiu o orçamento e ultrapassou a faixa dos US$ 300 milhões gastos. (leia mais em inglês aqui). Então as categorias técnicas vão estar ali esperando o filme.
Mas falando dos filmes chamados de “arte”, e levando em conta produções que já foram anunciadas pelas principais produtoras americanas, como a Searchlight Pictures e Focus Features, separamos 10 outros filmes que devem pipocar na temporada de premiação.
Da Focus Features temos o longa Conclave (que sai no Brasil pela Diamond Filmes). O longa é novo filme do diretor Edward Berger que comandou o indicado ao Oscar em 2022 Nada de Novo no Front.
No elenco temos os atores Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow, Lucian Msamati, Brían F. O’Byrne, Carlos Diehz, Merab Ninidze with Sergio Castellitto e Isabella Rossellini.
Com roteiro de Peter Straughan, baseado no livro de Robert Harris, o longa acompanha um dos eventos mais antigos e secretos do mundo: a seleção para escolher um novo Papa. O cardial Lawrence (Ralph Fiennes) recebe a tarefa de comandar o processo após a morte do amado Papa atual. Assim, os mais poderosos líderes da Igreja Católica se reunem nos muros do Vaticano para tomar a decisão. Mas Lawrence vai se ver no meio de uma grande conspiração para tentar desvendar um segredo que pode abalar a fundação da Igreja em si.
Chega em Novembro nos cinemas americanos.
A produtora americana Searchlight Pictures tem o longa adquirido em Sundance no começo do ano, chamado A Real Pain e estrelado por Jesse Eisenberg (A Rede Social) e Kieran Culkin (da série Succession).
O longa não tem data de estreia mas acompanha os primos David e Benji que viajam para a Polônia para honrar a avó deles. A aventura pelo país ganha ares de tensão quando velhos conflitos ressurgem entre os dois e a história da família.
A distribuidora da Disney ainda tem o longa Kinds of Kindness, o novo longa do diretor Yorgos Lanthimos estrelado novamente por Emma Stone e que conta no elenco com os atores Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley, Hong Chau, Joe Alwyn, Mamoudou Athie. Detalhes da trama não foram revelados, mas a imprensa americana tem teorizado que role uma possível pré-estreia no Festival de Cannes de 2024 para seguir os mesmos passos que Pobres Criaturas fez. O longa recebeu 11 indicações, o segundo filme mais indicado, inclusive Melhor Filme. Emma Stone levou o Oscar na categoria de Melhor Atriz.
E para seguir os passos de longas que estão sendo cobiçados para estrear na próxima edição do Festival francês e que deve pipocar na próxima temporada, um dos destaques e mais esperados fica com Blitz do diretor Steve McQueen. No elenco temos Saoirse Ronan, Harris Dickinson, Stephen Graham, Benjamin Clémentine.
A trama é uma que os membros da Academia adoram: a Segunda Guerra Mundial. Blitz acompanha as histórias de um grupo de londrinos durante os eventos do bombardeio da capital britânica na Segunda Guerra Mundial. É um lançamento da Apple Studios.
Outro filme que tem chamado atenção é o longa Megalopolis do diretor Francis Ford Coppola. O longa tem uma cara de estrear no Festival de Veneza e deixar para ser um grande lançamento de final de ano. Mas ainda nenhum estúdio comprou o filme estrelado por Adam Driver, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Giancarlo Esposito, Jason Schwartzman, Laurence Fishburne e Dustin Hoffman.
Detalhes da trama não foram revelados. A breve sinopse que temos diz que no longa vamos acompanhar um arquiteto quer reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre devastador.
Falando em Veneza, um outro filme que promete ser um dos destaques da temporada 2024-2025 é Coringa 2 da Warner Bros. Pictures. Com o título no original de Joker: Folie à Deux, o filme terá retorno de Joaquin Phoenix e contará com a presença de Lady Gaga no elenco que promete uma Press-tour daquelas e no moldes que foi Casa Gucci alguns anos atrás.
Assim, a sequência promete ser um dos grandes lançamentos do final do ano. O primeiro longa da DC diretor Todd Phillips foi indicado para 11 Oscars em 2020 (inclusive Melhor Filme). Levou para casa 2 prêmios, inclusive Melhor Ator para Joaquin Phoenix.
Entre outros filmes que devem dar as caras na temporada é o drama da Netflix, The Piano Lesson que terá os atores Samuel L. Jackson e John David Washington reprisando os papéis da adaptação da história de August Wilson na Broadway de 2012.
Completam o elenco os atores Ray Fisher, Michael Potts, Corey Hawkins e Danielle Deadwyler. Malcolm Washington (filho de Denzel Washington que está envolvido na produção do longa) cuidou da direção. O filme se passa no Estado de Pittsburgh em 1936, logo depois do período conhecido como a Grande Depressão, onde a família Charles que vive na casa do pai, Doaker Charles que tem uma herança, o piano da família, que é decorado com desenhos esculpidos por um ancestral escravizado e polido com as lágrimas e sangue de sua falecida mãe.
O longa Maria, outro com um combo interessante, estrelado por Angelina Jolie e comandado pelo diretor Pablo Larraín, é também um projeto que pode dar as caras na temporada no final do ano.
O longa vai acompanhar a história da cantora de ópera Maria Callas e não tem um distribuidor anunciado.
E falando com combinações interessantes… temos também o novo longa do diretor Paolo Sorrentino chamado Partenope que é estrelado pelo vencedor do Oscar Gary Oldman.
O longa acompanha a personagem título desde do seu nascimento nos anos 1950 até os dias atuais na cidade de Nápoles na Itália.
Outro filme que promete é o projeto em desenvolvimento na Sony Pictures sobre os bastidores do primeiro episódio do humorístico Saturday Night Live chamado de SNL 1975.
Jason Reitman e Gil Kenan estão a frente do projeto. Reitman cuidará da direção e Kenan co-escreveu o roteiro com o colega. O roteiro é baseado em uma série de entrevistas feitas pela dupla com os artistas, os roteiristas e os membros da produção que ainda estão vivos.
Entre os nomes da primeira temporada do SNL estão Gilda Radner, Dan Aykroyd, John Belushi, Chevy Chase, Jane Curtin, Garrett Morris, e Laraine Newman que serão representados no filme.
O longa vai se passar no dia 11 de outubro de 1975, onde um grupo de comediantes e escritores mudou a TV americana para sempre. O filme vai contar a história real do que aconteceu nos bastidores naquela noite quando o primeiro programa SNL foi ao ar, onde essas pessoas viviam em pleno caos, e toda a mágica envolvida nos momentos anteriores de alguém subir no palco de falar: “Estamos ao vivo, diretamente de Nova York. É Sábado à noite…”
No elenco temos Gabriel LaBelle como Lorne Michaels, Cooper Hoffman como Dick Ebersol, Matt Wood como John Belushi, Ella Hunt como Gilda Radner, Cory Michael Smith como Chevy Chase, Dylan O’Brien como Dan Aykroyd, Lamorne Morris como Garrett Morris, Kim Matula como Jane Curtin, Emily Fairn como Laraine Newman e Rachel Sennott como Rosie Shuster.
E você tá empolgado para qual filme?