Uma coisa é certa, o maior acerto da Netflix com a adaptação de One Piece é abraçar seu material original e não ter vergonha do que está lá, pelo contrário, exaltar o universo criado por Eiichiro Oda, fazer mudanças sutis e ainda assim agradar ao seu público.
Adaptação de anime não é coisa fácil, principalmente pela inventividade daqueles universos tão variados e diferentes, se é difícil com adaptação de graphic novel norte-americana, que tem um pé mais na realidade, para os animes e mangás a coisa é bem mais complicada.
One Piece: A Série acerta exatamente em não querer reinventar a roda de Oda, e sim trazer tudo com uma pegada cartunesca e é admirável o trabalho em fazer tudo funcionar perfeitamente com os atores.
Hellboy, de Mike Mignola, já teve 2 adaptações com Guillermo del Toro, e uma mais recente, estrelada por David Harbour, e este universo fantástico foi difícil ser transposto para as telas, e em anime, podemos falar sobre o fiasco da Sony Pictures, Os Cavaleiros do Zodíaco, ou o da 20th Century Fox, com adaptação de Dragon Ball. Até a Marvel e a DC sofreram até encontrar um meio termo em suas produções para adaptação dos quadrinhos, como vimos em Quarteto Fantástico, X-Men, Homem de Aço, até chegar nos sucessos atuais com Vingadores e Liga da Justiça.
One Piece: A Série tem uma equipe muito bem formada e entendem o que estão adaptando, e ainda tem o toque de Oda no processo, Dragon Ball Evolution foi um fiasco, fãs reclamaram, e as mudanças não agradaram, assim como as diversas mudanças feitas em Os Cavaleiros do Zodíaco, principalmente quanto a estrutura da trama e as armaduras dos personagens. Elogios apenas para Marin e a cena de treinamento com Seiya.
Adaptações são difíceis pelos pontos que ressaltei acima, e podemos ver isso com as versões live-action de Death Note, da própria Netflix, que foi bem problemática, mas quando é feita pelos próprios japoneses, tem elementos que acabam agradando, por eles entenderem o que pode vir e o que eles mesmos gostam, como o live-action de Fullmetal Alchemist e até mesmo Samurai X.
One Piece: A Série abre precedentes, nos deixa ansioso para uma segunda temporada, mas será que Yu Yu Hakusho, um dos próximos animes a serem adaptados em live-action pela empresa, manterá o mesmo nivel e agradar aos fãs?