quinta-feira, 21 novembro, 2024
InícioFilmesCríticasMoana - Um Mar de Aventuras | Crítica

Moana – Um Mar de Aventuras | Crítica

Uma nova heroína e uma nova animação cativante dos Estúdios Disney chega nas telonas, estamos falando de Moana – Um Mar de Aventuras (Moana, 2016). E claro a Disney acerta a mão novamente com a velha e boa fórmula da princesa/heroína que deixa tudo de lado para se aventurar pelo mundo.

Moana (dublada pela atriz iniciante Auli’i Cravalho) é filha do Chefe Tui em uma ilha na Polinésia que não se vê como uma princesa donzela em perigo, mesmo com o semi-deus Maui (dublado pelo ator Dwayne Johnson no original) dizer em tom de brincadeira: “se você usa saias, tem um animal falante como amigo logo você é uma princesa”. Pelo ao contrário, Moana não precisa ser salva, ela é independente, forte e faz parte da sua comunidade onde todos tem um papel na sociedade e seu pai espera que ela siga seus passos e assuma seu lugar na vila, cumprindo suas responsabilidades. Como em A Pequena Sereia (1989) o pai de Moana tem algumas regras e uma delas é que ninguém deve ultrapassar o recife de corais que cerca a ilha. Assim com a música “Where We Are” podemos ver como ele espera que deva ser a vida da filha.

moana1
Foto: Disney

Aliás as músicas são um grande destaque do filme. Elas são alegres e contam a história de uma maneira suave e engraçada, numa melodia que fixa na sua cabeça. Isso claro dá certo devido a equipe do filme que incluem o produtor da Broadway, Lin-Manuel Miranda (Hamilton),  o compositor vencedor do Grammy Mark Mancina (Tarzan e O Rei Leão) e Opetaia Foa’i. As músicas “How Far I’ll Go” e “Shiny” são os destaques do filme.

Nesse conflito entre Moana com seu pai é assim que nossa aventura finalmente começa. Inspirada em parte nas histórias orais do povo e das culturas da Oceania, a trama avança quando uma ameaça chega a ilha e deixa a população sem peixes e frutas. Então nossa heroína descobre a verdade sobre seus ancestrais e parte em busca da ajuda do semi-deus Maui junto com seu amigo galo, enfrentando o mar que sempre a chamou.

Sem roubar a atenção da protagonista, o personagem de Maui tem tatuagens por todo seu corpo que contam suas proezas extraordinárias, incluindo uma mini versão de si mesmo que age como a sua consciência. Ele é outro que busca uma redenção no filme. Seu comportamento arrogante e egocêntrico sofre uma mudança, é um filme de jornada para os dois personagens da trama. Juntos, eles atravessam o oceano aberto em uma viagem repleta de ação, deparando-se com monstros enormes e probabilidades impossíveis, e ao longo do caminho, Moana descobre aquilo que sempre buscou: sua própria identidade.

Moana – Um Mar de Aventuras desde do início tem um visual maravilhoso, um roteiro simples e músicas incríveis. O filme tem a direção de Ron Clements e John Musker, a equipe de direção por trás de A Pequena Sereia, Aladdin e A Princesa e o Sapo, então a diversão é garantida para os pequenos e claro para toda família.

Nota:

Confira o trailer:

O filme Moana – Um Mar de Aventuras terá sua pré-estréia no Brasil durante o painel da Disney na CCXP – Comic Con Experience 2016, e tem estréia nos cinemas para 5 de janeiro de 2017.

Leia mais sobre Moana – Um Mar de Aventuras.
Leia mais sobre Disney.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

5 COMENTÁRIOS

Comentários estão fechados.

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.
Try Apple TV

Últimas