Microsoft e Sony anunciam plano para uma parceria estratégica que inclui o compartilhamento de informações e tecnologia assim como o compartilhamento de suas infraestruturas para alguns de seus serviços. Mesmo que o anúncio oficial não fale nada sobre Xbox e PlayStation, não precisamos ir muito longe para concluir que a ideia é basicamente se fortalecerem através da união.
De acordo com o memorando assinado pelas duas empresas, elas pretendem trabalhar em conjunto no desenvolvimento de soluções na nuvem se utilizando do Microsoft Azure, focando inicialmente no serviço de streaming. O objetivo da união é oferecer uma melhoria na qualidade nos serviços oferecidos aos clientes espalhados pelo mundo todo, estes esforços incluem inclusive o desenvolvimento de uma plataforma para os criadores de conteúdo. A parceria também vai explorar a colaboração na área de inteligência artificial e semicondutores.
Ao meu ver essa parceria é muito bem-vinda, chega no momento certo e beneficia ambas as empresas trazendo novidades e fortalecendo alguns pontos fracos que já são familiares para os usuários das respectivas plataformas. Tudo me leva a crer que esta movimentação e união foi alavancada pela plataforma Stadia que mesmo sem muitas respostas, chacoalhou o mercado e provavelmente os acionistas de ambas as empresas cobraram alguma atitude.
Agora nos resta aguardar por mais novidades.