A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresenta o cartaz de sua 42ª edição, com pôster assinado pela artista multimídia norte-americana Laurie Anderson, que trabalha com tecnologia, música, cinema e performance.
Segundo a artista, o cartaz desta edição do evento destaca “um espaço feito de palavras e imagens de palavras – é como caminhar para dentro de uma história e se tornar parte dela. É uma maneira de você poder andar dentro de livros e filmes e deixar eles serem parte de sua própria história“.
Já a instalação em realidade virtual abre o novo Cinesesc Anexo. Batizada de Chalkroom (quarto de giz), a obra tem coautoria do artista taiwanês Hsin-Chien Huang e exibe uma gigantesca estrutura formada por palavras, em que, como sugere o nome, desenhos e histórias fraturadas vagam pelo ar, se formam, se desfazem e são recriadas como se fossem inscrições de giz em uma lousa. A cenografia da instalação é de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
A obra já passou pelo Mass MoCA, pelo Louisiana Museum, pelo Taipei Museum of Fine Arts e pelo Festival de Cinema de Veneza em 2017, que concedeu o prêmio de Melhor Experiência em Realidade Virtual à instalação
A lista de filmes que irão compôr a seleção desse ano não foi completamente divulgada. Entre os filmes já anunciados são Infiltrado Na Klan do diretor Spike Lee, vencedor do prêmio do júri em Cannes desse ano, A Casa que Jack Construiu, novo filme de Lars Von Trier que causou incomodo no mesmo Festival e Assuntos de Família (Shoplifters) de Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado pelo Japão para concorrer a uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro.
A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece na capital paulista de 18 a 31 de outubro.
Comentários estão fechados.