A greve dos roteiristas de 2023 já completou mais de 2 meses e até agora nenhuma das partes, seja o sindicato que representa a categoria, seja os estúdios representados pela AMPTP (a Alliance of Motion Picture and Television Producers), chegaram em um acordo.
E agora Hollywood se prepara para realmente parar de vez, por que existe a possibilidade do sindicado dos atores SAG-AFTRA (o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists) também entrar em greve.
O que tem rolado com a Greve dos Roteiristas e como isso afeta o espectador?
Mas o que tem rolado com essa possível greve dos atores, junto com essa greve dos roteiristas? Quais são as demandas do sindicato dos atores? E o que isso te afeta, espectador?
As demandas do sindicato dos atores são bem parecidas dos roteiristas. O SAG-AFTRA, composta por mais de 160.000 membros querem uma compensação maior de residuais de streaming que pagam bem menos que as exibições do modelo tradicional de televisão.
Outras demandas são o uso de inteligência artificiais, uma regulamentação maior sobre o uso de voz e de imagens desses talentos, e também a forma como as audições são feitas atualmente, onde, por conta da pandemia, as auto-gravações se tornaram comuns.
Questões que envolvem seguros de saúde de aposentadoria também estão na lista, afirma o LA times.
“Sem mudança transformadora nos contratos de TV/Cinema, logo será insustentável seguir carreira trabalhando nessas condições” afirmou a organização.
Em 05 de junho, 98% dos membros da organização votaram SIM para entrarem de greve. No dia 28, mais de 1000 atores, entre eles, nomes como Meryl Streep, Jennifer Lawrence, Julia Louis-Dreyfus, Amy Schumer, apoiaram a greve.
O prazo que a organização deu foi para 30 de junho, meia noite do horário de Los Angeles (4 da manhã no Brasil do dia 1º de junho). Ou seja, depois dessa data, os atores filiados ao sindicato não gravam mais nada, não participam das divulgações dos filmes, não podem participar de entrevistas, eventos promocionais, convenções, e tudo mais. Até mesmo a participação em premiações (como o Emmy que acontece em Setembro) e tapetes vermelhos ficarão prejudicados.
A regra diz: “Nenhum associado deve prestar quaisquer serviços ou fazer um contrato de prestação de serviços para qualquer empregador que não tenha firmado um acordo mínimo básico com o sindicato, que esteja em pleno vigor e efeito, em qualquer jurisdição em que haja um acordo coletivo nacional SAG-AFTRA acordo em vigor”.
Segundo informações, as negociações entre a SAG-AFTRA e a AMPTP devem continuar até 7 de julho.
Até mesmo por que os americanos partem hoje (30) para o grande feriado de 4 de julho.
Lista de séries que tiveram a produção impactada pela Greve dos Roteiristas 2023
Grandes produções de diversas séries já pararam de gravar, nem começaram as gravações de novas temporadas, ou foram totalmente canceladas por conta da greve dos roteiristas.
Já na parte de filmes diversos longas já tiveram gravações adiadas como os filmes de Marvel Studios. O novo Gladiador da Paramount, por exemplo, começou a gravar na Europa, e diversos outros filmes estão em processo de pré-produção, ou para começar as gravar nos próximos meses.
Regravações também devem ser impedidas de acontecer. Muitas gravações tentaram se antecipar para terminar as gravações antes do feriado de 4 de julho.
O mesmo vale para a divulgação dos filmes. Barbie que estreia em julho começou a press-tour algumas semanas, o elenco fez divulgação em Los Angeles, e está na Austrália. O mesmo para o novo Missão: Impossível que chega também em julho, já realizou pré-estreia na Europa algumas semanas, o mesmo vale para Sobrenatural: Porta Vermelha da Sony, e também o live-action de Mansão Mal-Assombrada da Disney que chega no final do próximo mês.
Segundo informações, as pré-estreias de Barbie em Los Angeles no dia 9 e de Oppenheimer em 17 em Nova York ainda estão marcadas. Os longas de Agosto como Gran Turismo (Sony), Besouro Azul (Warner) e novo Tartaruga Ninjas (Paramount) estão na base do “vamos ver o que vai rolar” em termos de divulgação.
Diversas séries com lançamento em julho já realizaram eventos de divulgação, como as segundas temporadas das séries The AfterParty do AppleTV+ e O Verão Que Mudou Minha Vida do Prime Video.
A Comic-Con de San Diego que acontece em julho sofreu uma grande baixa de painéis.
Principais estúdios devem pular a SDCC 2023; o que tá rolando?
Segundo o Deadline, a organização do Emmy se reunirá em Julho (os indicados estão programados para serem anunciados em 12 de julho) para decidir como será a cerimônia (e se tivermos cerimônia) da edição 2023, marcada para 18 de setembro.
A Disney já programou diversos longas para estrearem nos cinemas americanos nos próximos meses. Tanto como parte das comemorações dos 100 anos, também parte para caso os estúdios resolvam adiar os longas programados para os próximos meses.
Os festivais de cinema que começam no final de agosto e setembro (com Veneza, Telluride e Toronto) ainda não se manifestaram sobre a presença dos atores nos tapetes vermelhos.
Com informações do Deadline.
[Atualização em 1º de julho às 11h] O SAG-AFTRA (o sindicato dos atores) e AMPTP (a organização que representa os estúdios e streaming) decidiram que as negociações dos contratos dos atores vai até o dia 12.
Em comunicado, as empresas confirmaram que “os acordos que iriam vencer às 23h59 (Horário de Los Angeles) agora vencem no dia 12 de julho às 23h59 PT. As partes continuarão a negociar em um acordo mutuamente decidido, onde nenhuma das organizações comentará com a mídia sobre as negociações durante a extensão”.