A Hollywood Foreign Press Association® (HFPA) e o canal NBC anunciaram hoje (20) que a edição 2023 do Globo de Ouro será transmitida novamente na TV americana.
Depois de polêmicas, cerimônia televisiva do Globo de Ouro ensaia retorno para 2023
Em 2021, uma série de polêmicas que envolveram a organização fizeram o canal cancelar a cerimônia televisiva. Depois de uma publicação de uma matéria do jornal Los Angeles Times, a organização se viu pressionada em realizar uma série de mudanças para incluir mais diversidade, outras práticas suspeitas também foram levantadas pela matéria.
A HFPA também anunciou a entrada de 103 novos votantes, é a primeira vez que uma leva de novos jornalistas entram na organização. São jornalistas de 62 diferentes países que compõe a lista.
Atualmente a organização é composta por 52% de pessoas que se identificam como mulheres, sendo que 51,5% são racialmente e eticamente diversos com 19,5% formados por Latinx, 12% de asiáticos e 10% de negros e 10% da região do Oriente Médio.
A cerimônia vai ao ar no dia 10 de janeiro de 2023, uma terça-feira. Tradicionalmente realizada aos domingos, em 2023 a concorrência por datas ficou gigante. Ainda mais com o Critics Choice Awards cada vez mais por ganhar espaço e se tornar uma das grandes premiações da temporada.
“Nós reconhecemos o comprometimento da HFPA para uma mudança contínua e estamos empolgados para receber novamente o Golden Globes na NBC para seu aniversário de 80 anos em janeiro de 2023.” afirmou Frances Berwick, a executiva principal da divisão de Emissoras de Entretenimento na NBCUniversal Television and Streaming.
A emissora americana exibe a cerimônia desde de 1996 e em 2022 foi o primeiro ano que o Globo de Ouro não foi exibido.
Os anúncios dos indicados acontece no dia 12 de Dezembro de 2022.