Depois de anunciar a lista com os primeiros filmes para a programação do Festival do Rio 2023, a organização do evento confirmou os longas de abertura e encerramento.
Organização do Festival do Rio anuncia datas para edição 2023
O filme Atiraram no Pianista, animação musical dirigida por Fernando Trueba e Javier Mariscal, abre a 25ª edição do Festival do Rio no dia 5 de outubro.
E alguns dias depois no sábado, dia 14, o Festival encerra com 2 filmes de Galas de Encerramento. O primeiro é Priscilla, da diretora Sofia Coppola, recém premiado no Festival de Veneza e distribuído no Brasil pela MUBI. O segundo é o thriller brasileiro O Sequestro do Voo 375, produzido pelo Estúdio Escarlate, coproduzido pela Star Original Productions, distribuído pela Star Distribution, e dirigido por Marcus Baldini.
A trama retrata o caso real do sequestro de um voo comercial da Vasp, em 1988.
Ambos chegam nos cinemas em Dezembro.
Entre os destaques ficam as estreias nacionais de Pedágio, de Carolina Markowicz e de Levante, de Lillah Halla. Entre as estreias mundiais no Festival temos O Mensageiro, de Lúcia Murat, A Paixão Segundo G.H., de Luiz Fernando Carvalho e Meu Nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi.
Novos filmes devem ser anunciados nos próximos dias.
O Festival do Rio foi criado em 1999 e, desde então, se firmou como uma das principais mostras de cinema do calendário mundial e uma das maiores vitrines da produção brasileira.
“O Festival do Rio é uma celebração e um convite à novas aventuras, guardando um profundo respeito pela nossa história. O mesmo espírito de nosso filme de abertura. É uma honra podermos exibir em nossa noite de gala, pela primeira vez, uma animação que retrata um dos maiores pianistas latino-americanos de vida tão breve. Uma homenagem à música brasileira, ao Rio de Janeiro e à importância da liberdade de expressão”, diz Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.
A 25ª edição do evento vai acontecer entre os dias 05 e 15 de outubro.